TOCANTINS

Geo protocola pedido de impeachment de Carlesse; requerimento ganha força

27/11/21 10:16:33 | Atualizado em: 27/11/21 12:27:01

Mais um pedido de impeachment contra o governador afastado Mauro Carlesse (PSL) foi protocolado na Assembleia Legislativa. Dessa vez, o pedido foi feito pelo deputado Júnior Geo (PROS) que protocolou a solicitação ainda na última quarta, mas divulgou apenas nesta sexta-feira, 26. 

Nesta semana, o assunto já vinha sendo debatido pelos parlamentares. Uma reunião na casa do deputado Amélio Cayres (SD), teria reunido 17 deputados e o governador interino Wanderlei Barbosa (Sem partido). Na pauta, os deputados discutiram o impeachment. O que eles querem é que o processo seja aprovado na casa antes que Carlesse consiga uma liminar para voltar ao comando do Executivo Estadual e deve ser mobilizado já na próxima semana.

Carlesse está afastado desde o último dia 20 de outubro, investigado por ser suspeito de fazer aparelhamento da segurança pública para proteger seu grupo político e vem sendo apontado pela Polícia Federal como 'chefe de uma organização criminosa' de um esquema que envolve o antigo Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Plansaúde),  

O pedido de Geo agora deverá ser analisado pela presidência da AL-TO, o deputado Antônio Andrade, do mesmo partido de Carlesse, o PSL. Segundo Júnior Geo as suspeitas sobre o ex-governador são graves e se enquadram como crime de responsabilidade.

Na representação, Geo diz que as operações Éris e Hygea da Polícia Federal revelaram indícios da participação do governador em esquemas de desvios de recursos públicos do plano de saúde dos servidores públicos estaduais e de obstrução de justiça, com Carlesse utilizando servidores de cargos de confiança e direção para impedir a Polícia Civil do Estado de realizar investigações para apurar crimes de improbidade administrativa e danos ao erário público.