TOCANTINS

Relatório de Governança é apresentado em Audiência Pública do Igeprev

25/11/21 08:26:34 | Atualizado em: 25/11/21 08:26:34

Foi apresentado pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), em Audiência Pública, realizada na manhã desta quarta-feira, 24, de forma virtual, com transmissão ao vivo, por meio do canal do Instituto, no YouTube, Momento Previdência Igeprev-TO, o Relatório de Governança 2021.

O Relatório de Governança é composto por dados e informações gerenciais produzidas pelos setores competentes do Instituto no decorrer de 2021. Desta forma, o relatório de Governança Corporativa é apresentado como uma forma de prestação de contas aos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como aos segurados e à sociedade; reforçando assim o compromisso do Igeprev com a transparência e a eficiência da gestão previdenciária.

É importante ressaltar que o Igeprev-TO aderiu ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), em 25 de outubro de 2019, e que apesar da pandemia, que dificultou um pouco o processo de desenvolvimento das 24 ações exigidas em suas três dimensões (Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária), houve avanços significativos nas ações desenvolvidas pelo Instituto que pretende certificar até o final do ano.

Quem acompanhou a live conseguiu assistir a apresentação do Relatório de Governança, assim como os resultados da Política de Investimentos e da Avaliação Atuarial do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins, referente ao ano de 2021, em atendimento ao que determina o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Portaria n° 185/2015 e alterações). Além disso, foram abordados o quantitativo de servidores ativos e inativos, especificados por plano e poderes/órgãos autônomos; o quantitativo da concessão de benefícios; receitas e despesas; compensação previdenciária, entre outros assuntos que foram abordados. Momentos importantes entre o Igeprev e a sociedade, para demonstrar ainda mais transparência e credibilidade nas ações mediante as melhores práticas de gestão previdenciária.

Mais de 700 aposentadorias foram concedidas em 2021, destas, aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez; além de mais de 1.200 benefícios como Abono de Permanência, Certidão por Tempo de Contribuição (CTC), pensão por morte, entre outros benefícios. O Igeprev conta, atualmente, com mais de 17 mil segurados, aposentados e pensionistas.

Para a gerente de Planejamento e Convênios, Bárbara Jesuina Mendes, “a realização de pelo menos uma audiência pública anual, realizada pelo RPPS, é de suma importância, para divulgação das informações de interesse público e para fomentar uma cultura de transparência".

“Expor por meio de uma Audiência Pública, assuntos de relevante importância para a sociedade, como a evolução da situação atuarial do Igeprev, ao qual engloba todo custo previdenciário, assim como os resultados da Política de Investimentos entre outros assuntos de meritório destaque, é sobretudo, dialogar e dar mais transparência às boas práticas de gestão do Instituto. O Igeprev se esforça diuturnamente para continuar, conjuntamente com o Governo do Tocantins, garantindo os direitos previdenciários a todos segurados e beneficiários", pontua o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.