ESTADO

Natividade recebe equipe da Adetuc para processo de Inventariação Turística

23/10/21 06:28:43 | Atualizado em: 23/10/21 06:28:43

Um dos municípios mais antigos e representativos da história tocantinense, a cidade de Natividade, marcada pela arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia, recebeu nesta sexta-feira, a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) para início do processo de inventariação turística, que visa realizar um levantamento ao identificar e no registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo com o objetivo de criar um instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade em todas as regiões turísticas tocantinenses.

Localizada a 200km de Palmas, a cidade, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1987, guarda roteiros únicos que misturam tradições, misticismo, paisagens naturais, história e religiosidade. Entre os pontos que serão visitados durante a inventariação estão Ruínas do Arraial São Luiz, Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Praia das Morenas, Cachoeira e piscina natural do Moinho, Praia do Ipê, além do Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de Natividade, hotéis, pousadas e restaurantes.

Ao receber a equipe de inventário, formada por nove técnicos da Adetuc, o prefeito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira, parabenizou o Governo do Estado, pelas ações de incentivo e promoção do turismo. “Essa inventariação é muito importante para Natividade, pois irá impulsionar a promoção e organização do trade turístico, trazendo desenvolvimento na área cultural que é muito forte em nosso município, além de catalogar os novos atrativos e movimentar o comércio local”, frisou o gestor.

Já o secretário de finanças, Rodrigo Nunes, destacou a parceria com o Governo do Estado e a valorização dos municípios, por meio das ações da Adetuc. “Temos visto os municípios desenvolvendo o turismo e a cultura após a intervenção do Governo, através da Adetuc. Isso mostra que é uma parceria que tem funcionado e em natividade só irá fortalecer ainda mais nossa cidade como roteiro turístico de relevância para o Tocantins”, completou.

Com ações, que seguem até o dia 28 de outubro, contam com o apoio da gestão municipal, do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Inventário da Oferta Turística será levado aos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas, sendo elas Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.

Os dados coletados pelas equipes da Adetuc durante o processo serão disponibilizados por meio da Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressalta que durante a inventariação o Governo do Tocantins também oferece capacitação aos servidores municipais ligados ao turismo. “Queremos que as ações que estão sendo realizadas tenham continuidade e por isso buscamos capacitar e orientar tanto os servidores como os membros do trade que atuam nas regiões. Esta é uma ação que tem sido priorizada pela Adetuc, pois é fundamental para que o turismo seja ordenado e assim gere empregos e renda para impulsionar o desenvolvimento do Tocantins”, declarou.