Publicidade
Publicidade
Publicidade

SAÚDE

Wanderlei Barbosa articula retorno de internato para estudantes da UFT

07/05/21 13:05:31 | Atualizado em: 07/05/21 13:05:31

O Vice-governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, se reuniu nessa quarta-feira, 5, com estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A pauta do encontro foi o retorno do internato dos estudantes de medicina dos últimos anos do curso, aos campos de práticas sob Gestão Estadual nos hospitais públicos do Tocantins. Estavam na reunião, o coordenador do curso, doutor Pedro Cuellar; secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Quesede Ayres Henrique Campos; a diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), Fabíola Sandini e a gerente de ciência da ETSUS, Rosemeire Rodrigues de Menez.

O coordenador do curso de medicina da UFT, Pedro Cuellar ressaltou a necessidade de continuar as turmas entrando no internato, tendo em vista que não pode formar uma lacuna entre uma turma e outra, devido ao fato de prejudicar a formação dos acadêmicos.

Após um longo diálogo com o secretário-executivo Quesede Ayres Henrique Campos, ficou definido o retorno imediato do internato, seguindo um cronograma da ETSUS, já na próxima segunda-feira, 10, devidamente paramentados com seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) após serem treinados e supervisionados por um profissional competente.

O Vice-governador destacou a motivação e expectativa dos estudantes. “Os internos vão auxiliar as demandas tanto nos setores técnicos como específicos dos hospitais. Os estudantes de medicina são pessoas que estão se capacitando para ajudar na prestação de serviços à população, e com certeza essa etapa é essencial para os futuros médicos”, destacou.

Membro da comissão dos alunos, Maycon Bezerra Tavares, falou da importância do internato neste momento do curso. "Dá chance de nos aprimorarmos em relação aos conhecimentos adquiridos no decorrer do nosso curso, colocando-os em prática e conhecendo a rotina de trabalho dos médicos”, afirmou.

O estudante Kassio Maluar agradeceu o empenho do Vice-governador em resolver a demanda. “A reunião foi muito proveitosa, só temos a agradecer ao vice-governador Wanderlei Barbosa por sempre nos receber e ser bastante rreceptivo a todas as classes, tanto um militar, como um profissional da saúde. Ele novamente conseguiu atender o pedido das turmas 17, 18 e 20, que tinham o anseio de retornar ao internato e graças a força e o auxílio do Vice-governador nós conseguimos. Agora é hora de comemorar”, enfatizou o estudante.

O Tocantins tem várias unidades de saúde de responsabilidade da Gestão Estadual que podem receber estagiários da área da saúde, as maiores são: o Hospital Geral de Palmas (HGP), o Hospital Maternidade Dona Regina, entre outros.