Publicidade
Publicidade

CULTURA

Programa Cena Protagonista destaca a cultura popular de Taquaruçú

27/04/21 14:36:26 | Atualizado em: 27/04/21 14:40:05

A diversidade, riqueza cultural, ancestralidade e a musicalidade do capoeboicongo, da queima de tambores e dos bonecos gigantes de Taquaruçu serão alguns dos temas em destaque no Programa Cena Protagonista desta quarta-feira, 28. Apresentado pela atriz e produtora cultural Bell Gama, da Cia Cenaberta de Teatro, o entrevistado desta semana será Wertemberg Nunes, diretor do ponto de cultura Aldeia TabokaGrande.

O programa irá ao ar às 21 horas nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta. Na ocasião, Mestre Wertemberg contará seus causos, histórias e outras curiosidades sobre a sua história de vida, que já completa 60 anos, e também da sua relação com a cultura popular, vertente da arte esta do qual é pioneiro no Tocantins.

Bacharel em Turismo, Wertemberg tem habilitação em Gestão de Eventos, é diretor artístico, compositor, bonequeiro, poeta, ator de teatro e cinema. Nativo da região do Jalapão, atualmente reside na Aldeia TabokaGrande, em Taquaruçu, onde desenvolve as atividades turístico cultural destacando a Queima dos Tambores, Os Gigantes de Palmas e Festival Capoeboicongo.


Cena Protogonista

Este é o 2º programa da temporada, que na estreia – dia 21 de abril – entrevistou o poeta Osmar Casagrande. O Cena Protagonista vai ao ar toda quarta-feira, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. O bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico, como escritores, atores, cineastas e músicos.

O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a supervisão do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

A primeira temporada encerrou-se no ano de 2020 com 30 entrevistas, com nomes como Odir Rocha, Nacha Moretto, Giovani Assis, Adão Francisco, Tião Pinheiro e Chiquinho Chocolate, dentre outros protagonistas. A iniciativa surgiu com a premente necessidade da Companhia de se reinventar em meio à pandemia e suspensão de atividades que incidissem em aglomeração.



Apresentadora

Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta. No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia Drácula.

No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.