Publicidade
Publicidade

RECOMENDAÇÃO

TCE recomenda mudança na divulgação de resultados de testes para Covid-19

14/04/21 07:32:37 | Atualizado em: 14/04/21 07:32:37

A Quarta Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) emitiu nesta terça-feira, 13, uma recomendação ao secretário interino da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), Thiago de Paulo Marconi, e à prefeita da capital, Cinthia Ribeiro, orientando o município a adotar medidas no sentido de disponibilizar os resultados dos testes de Covid-19 por meio eletrônico, a exemplo do WhatsApp, e-mail, aplicativo específico ou até mesmo contato telefônico, visando diminuir o número de pessoas transitando nas Unidades de Saúde em busca de informações que podem ser prestadas remotamente. O documento é assinado pelo conselheiro substituto Fernando César Benevenuto Malafaia.

O Tribunal considerou o expressivo aumento de casos e óbitos confirmados, de solicitações de internação e das altas taxas de ocupação de leitos hospitalares, conforme consta dos últimos Boletins Epidemiológicos. Além disso, em entrevistas realizadas com alguns usuários do sistema de Saúde local, técnicos da Coordenadoria de Auditorias Especiais da Corte, identificaram que depois de realizar o teste para Covid-19, o usuário tem que retornar à Unidade de Saúde para buscar o resultado.

“Ao retornar à Unidade, o usuário tem que aguardar o recebimento do resultado do exame no local, onde há um grande fluxo de pessoas, sendo um ambiente de alta proliferação do vírus”, diz trecho do documento. E continua: “mesmo com testagem negativa, esta informação não é dada antecipadamente ao paciente, sendo necessário o seu deslocamento até a Unidade de Saúde para saber o resultado”.

Diante dos fatos, a retirada física dos resultados relativos aos testes da Covid-19 pode ser um dos fatores relacionados ao aumento dos casos nos últimos 30 dias. A prefeita de Palmas e o secretário interino da Saúde receberão a citada notificação, para que adotem as medidas necessárias.