Publicidade
Publicidade
Publicidade

GRAND PRIX

Equipe do SENAI Tocantins é vice-campeã do Grand Prix nacional de inovação

01/12/20 16:01:06 | Atualizado em: 01/12/20 16:01:06

Alunos e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins encerraram sua participação no desafio Grand Prix, corrida de inovação on-line, conquistando o 2º lugar com a Escuderia A entre equipes competidoras de todo país na última sexta-feira, 27/11. Divididos em duas equipes, quatro docentes e dez alunos do estado formaram as escuderias A e B que foram desafiadas a desenvolverem protótipos para dois desafios reais propostos pelas empresas convidadas IBM e Genyx Solar Power.



O Grand Prix aconteceu durante primeira edição da Semana SENAI de Inovação. Estudantes das escolas do SENAI em Palmas, Taquaralto, Araguaína e Gurupi participaram da competição, parte deles no trabalho no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) em Palmas e o restante de forma remota. Um dos orientadores da escuderia A, o instrutor Max Miller, conta que o Tocantins se destacou entre mais de 50 equipes que participaram da competição na qual o Tocantins foi vice-campeão após 3 dias de competição.



Para os integrantes da escuderia A, vice-campeã, a tarefa foi desenvolver soluções para questões nas áreas da educação, segurança, distanciamento social, economia ou saúde relacionadas à pandemia COVID-19 utilizando tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT (Internet das Coisas) ou Cloud proposta pela IBM. O Guilherme Ferreira Neto, aluno do curso de automação industrial do SENAI, conta o que a experiência de participar de uma competição de inovação trouxe de aprendizado. “Eu aprendi que cada vez mais é necessário o trabalho em grupo para evoluir as ideias e o trabalho”, avaliou um dos integrantes da escuderia A.



O desafio da escuderia B foi proposto pela Genyx Solar Power e visava a implementação de infraestrutura de fonte renovável para Veículos Elétricos utilizando inversores da linha SolarEdge. A avaliação dos trabalhos foi feita após apresentação dos alunos a uma banca e a profissionais das empresas participantes por meio do aplicativo zoom. Foram avaliados itens como ideação, elaboração do vídeo de apresentação (pitch) e Canvas, ideação e prototipagem.



Inscrições abertas



Para quem quer se capacitar e aprender umas das profissões da indústria, o SENAI está com inscrições abertas em 325 vagas iniciais dos cursos técnicos presenciais e semipresenciais nas escolas de Palmas, Araguaína, Paraíso, Gurupi e Xambioá com início em 2021. Opções como técnico em Química, Administração, Eletrotécnica, Eletromecânica, Edificações, Logística, Telecomunicações, Mecatrônica, Mecânico Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas estão disponíveis. As matrículas estão com condições promocionais exclusivas para quem fizer contato por meio do whatsapp do SENAI: (63) 98415-5239 até o dia 11/12. Para estes alunos, a matrícula sairá por R$ 50,00.