Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MATÉRIA DE SÁBADO

Por que alguns especialistas recomendam o uso de vinagre em vez de shampoo?

19/09/20 21:17:09 | Atualizado em: 19/09/20 21:24:09

Completamente falso. Na verdade, poderíamos dizer que, em geral, tendemos a dar muita importância ao shampoo. Os shampoos atuam externamente e, consequentemente, não têm a capacidade de penetrar no couro cabeludo. Além do mais, se o fizessem, seria perigoso.

Nenhum shampoo chega às raízes, nenhum pode modificar a saúde do cabelo. Sua aparência sim, mas não sua saúde.

Ramon Grimalt é Professor Associado do Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde (Universidade Internacional da Catalunha), respondeu às seguintes perguntas ao site espanhol mdzol:

Então, com que frequência devemos lavar nosso cabelo?

A saúde dos cabelos não é influenciada, em nenhum caso, pela frequência das lavagens ou pelo tipo de shampoo. É uma questão de estética e higiene, além de escolher quando trocar de blusa. Decidimos quando fazer, mas a saúde da pele (do couro cabeludo) não é influenciada pela frequência.

Para remover a gordura, as avós podem lavar um dia por semana. Os adolescentes, por outro lado, terão que fazer isso com muito mais frequência, principalmente porque estão em um momento hormonalmente explosivo. As crianças, antes da puberdade, quase não têm gordura na cabeça e também podem lavar um dia por semana.

Durante a menstruação, as mulheres não precisarão lavar a cabeça com tanta frequência, porque ela não produzirá tanta gordura.

Por que shampoos, loções e suplementos vitamínicos são inúteis?

Porque nenhum shampoo ou loção penetra na pele até chegar à raiz do cabelo. Além disso, o primeiro é um produto de enxágue rápido.

Também não existe vitamina, xampu ou loção que influencie a calvície: depende quase exclusivamente de fatores genéticos. Além do mais, nosso corpo, se o deixarmos sozinho, funciona muito melhor.


Por que nosso cabelo está caindo tanto?

Porque as pessoas confundem substituição de cabelo com perda de cabelo. Na verdade, o mais comum é trocarmos de cabelo. Quando éramos animais e vivíamos ao ar livre, as mudas faziam mais sentido, porque serviam para regular a temperatura corporal. Na verdade, muitos mamíferos continuam a fazer uma muda sazonal sincronizada, o que significa que todos os anos, no mesmo período, eles renovam seus cabelos. No seu caso, o processo é climatizado.

Queda de cabelo e calvície são duas coisas radicalmente diferentes: imagina-se que porque o cabelo cai, vai ser descascado, mas não é. Existem processos de calvície que não implicam em queda maior, mas simplesmente que a raiz não funciona bem. Se enchermos o duche ou o pente de cabelo, é certamente um sinal de que estamos muito saudáveis, porque renovo os meus cabelos de forma eficaz.


Em resumo, podemos usar o shampoo que mais gostamos e lavar com a frequência que quisermos, pois em nenhum caso afetará a saúde dos nossos cabelos, mas apenas a nossa aparência e higiene.

E o vinagre?

Tem apenas uma função ligeiramente desengordurante. Portanto, pode dar uma aparência bonita a alguns tipos de cabelo, mas um bom shampoo com condicionador sem dúvida alcançará resultados estéticos muito melhores.