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Vida Saudável

Por Gleisy Nunes

Coluna

19/10/21 12:35 | Atualizado em: 19/10/21 14:51

SAÚDE

Atividade física e seus benefícios para a Saúde



Por: Dr Rogério Tavares Machado da Silva






Na minha prática clínica diária, atuando como cardiologista clínico, percebo o quanto as doenças cardiovasculares, desde as mais comuns, como hipertensão arterial, como as mais graves, como o infarto do miocárdio, e o acidente vascular cerebral (AVC), influenciam na qualidade de vida das pessoas.

Infelizmente, nós cardiologistas conhecemos o paciente já com as doenças instaladas, por vezes não temos nem mesmo a oportunidade de tratá-las.

É justamente isso que as pessoas precisam evitar;

A doença cardiovascular que aparece aos 80, 70, ou 60 anos, se iniciou aos 20.

Portanto, é justamente com a opção de viver de forma saudável, que você conseguirá prevenir a doença que irá se instalar lá na frente;

“Eu não gosto de fazer dieta doutor! Odeio passar fome”. Aprenda a comer! Você será saudável sem passar fome;



“Odeio academia, odeio musculação doutor!”. Ok! Sem problemas! Existem outros tipos de exercícios físicos disponíveis, não necessariamente tem que ser feito dentro de uma sala de musculação. Sempre existe aquele exercício que você se identifica mais.

“Não tenho tempo para fazer atividade física”. OK! Mude alguns hábitos; Abandone o elevador, suba e desça de escada; Vá de bicicleta ao trabalho, ao invés de ônibus ou carro; O Trabalho é muito distante? Estacione longe, desça dois pontos antes, e vá caminhando !

“Estou satisfeito com meu corpo”; Que ótimo! Mas não estou falando de estética! Estou falando de saúde!

A prática de atividades físicas regulares é fundamental para uma vida saudável. Ajuda tanto na prevenção, quanto no tratamento de diversas doenças, como a hipertensão arterial, a dislipidemia (alteração do colesterol do sangue), o diabetes, o infarto, o AVC, entre tantas outras (incluindo vários tipos de câncer);

E tem mais!

A qualidade de vida durante sua velhice está intimamente ligada ao histórico de atividades físicas realizadas durante toda sua vida;

Ossos mais fortes, musculatura mais preparada, principalmente para te dar suporte na sua locomoção, articulações mais estáveis;

Maior capacidade cardiopulmonar, maior eficiência do sistema imunológico, melhor funcionamento do trato digestivo!
Tudo sofre influencia positiva em uma vida saudável, com prática regular de atividades físicas, e alimentação saudável.

Portanto, não espere a doença chegar e se instalar!
Comece hoje seu projeto de vida saudável!

Dr Rogério Tavares Machado da Silva
Cardiologista do esporte
CRMMG 48871 / RQE 31290

Instagram: @dr_rogeriotavares
E Mail: rotavares83@gmail.com




 

16/10/21 17:28 | Atualizado em: 16/10/21 17:28

SAÚDE

Vamos falar de musculação?





É com muita alegria e satisfação que começo hoje aqui nessa coluna falando sobre bem-estar, qualidade de vida, vivendo saudável. Dando algumas dicas para você viver melhor, se eu consegui você também consegue. Tendo o apoio do meu amigo e médico que me orienta Dr. Rogerio Tavares, Cardiologista que acompanha atletas e esportista a terem uma vida saudável. Bora pra cima.

 Mas para que isso ocorra, no entanto, é necessário um investimento, ter determinação, foco e disciplina.. Lembre-se que você é o principal responsável por sua vida e não há ninguém que deva se preocupar mais com você do que você mesmo.

Muito se pode fazer em nome da nossa saúde e do nosso bem-estar. Andar de mãos dadas com os bons hábitos é essencial para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida. Afinal, quem não sonha em viver cada minuto da vida livre dos incômodos e infortúnios oriundos de uma vida desregrada e sem limites? Ter bons hábitos e cuidado com a saúde, é fundamental para evitar a fragilidade na terceira idade, essa consciência devemos ter desde cedo.

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos é um dos pilares para manter a saúde, e mesmo as pessoas idosas que já têm alguma mobilidade comprometida podem, e devem, se exercitar com orientação de um profissional adequado. Muitos idosos com limitações chegam na academia e acham que não vão conseguir se exercitar. Mas tendo um treino bem específico podemos ver pessoas que mal andam recuperarem a mobilidade. A atividade física, em todas as idades, precisa ser rotineira, de 30 a 40 minutos por dia ou de três a quatro vezes na semana.

Exercícios físicos são a prevenção! Vou falar da musculação.

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física e mental a todos em todas as faixas etárias. Os Benefícios da Musculação vão além de um corpo definido, é ter qualidade de vida pensando no futuro, envelhecer bem. Deixar os músculos definidos e tonificados é só o começo. Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente. Ela acelera o metabolismo, deixa o corpo mais jovem, há perda da gordura e ganho de músculos, protege os ossos, ela trabalha grandes grupos musculares, deixa o coração mais forte, aumenta a flexibilidade que com o tempo perdemos, melhora o funcionamento do sistema imunológico como um todo. Esse é um benefício de toda atividade física, inclusive da musculação. Quem se exercita tem menos tendência a adoecer do que pessoas sedentárias, a academia também é um lugar para fazer novos amigos e melhorar a vida social! Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências. Socializando.

Ainda não se convenceu a procurar a academia mais próxima de você? Vem comigo.

Não precisa virar adepto do fisiculturismo, mas malhar três vezes por semana vai lhe fazer muito bem eu te garanto! Tenha respeito pelos seus semelhantes. Lembre-se: ninguém vive só. Adicione ao seu vocabulário palavras, como bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado (a). Além de você se sentir melhor, fará com que as outras pessoas lhe olhem com um carinho mais que especial.
Bjaõ no coração que vai ficar mais forte com musculação.
@gleisynunes 

14/10/21 12:13 | Atualizado em: 14/10/21 12:13

SAÚDE

APRESENTAÇÃO


É com muita alegria e satisfação que começo hoje aqui nessa coluna falando sobre bem-estar, qualidade de vida, vivendo saudável. Dando algumas dicas para você viver melhor, se eu consegui você também consegue. Tendo o apoio do meu amigo e médico que me orienta Dr. Rogerio Tavares, Cardiologista que acompanha atletas e esportista a terem uma vida saudável. Bora pra cima.

 Mas para que isso ocorra, no entanto, é necessário um investimento, ter determinação, foco e disciplina. Cuide da sua saúde. Lembre-se que você é o principal responsável por sua vida e não há ninguém que deva se preocupar mais com você do que você mesmo.

Muito se pode fazer em nome da nossa saúde e do nosso bem-estar. Andar de mãos dadas com os bons hábitos é essencial para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida. Afinal, quem não sonha em viver cada minuto da vida livre dos incômodos e infortúnios oriundos de uma vida desregrada e sem limites? Ter bons hábitos e cuidado com a saúde, é fundamental para evitar a fragilidade na terceira idade, essa consciência devemos ter desde cedo.

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos é um dos pilares para manter a saúde, e mesmo as pessoas idosas que já têm alguma mobilidade comprometida podem, e devem, se exercitar com orientação de um profissional adequado. Muitos idosos com limitações chegam na academia e acham que não vão conseguir se exercitar. Mas tendo um treino bem específico podemos ver pessoas que mal andam recuperarem a mobilidade. A atividade física, em todas as idades, precisa ser rotineira, de 30 a 40 minutos por dia ou de três a quatro vezes na semana.

Exercícios físicos são a prevenção! Vou falar da musculação.

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física e mental a todos em todas as faixas etárias. Os Benefícios da Musculação vão além de um corpo definido, é ter qualidade de vida pensando no futuro, envelhecer bem. Deixar os músculos definidos e tonificados é só o começo. Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente. Ela acelera o metabolismo, deixa o corpo mais jovem, há perda da gordura e ganho de músculos, protege os ossos, ela trabalha grandes grupos musculares, deixa o coração mais forte, aumenta a flexibilidade que com o tempo perdemos, melhora o funcionamento do sistema imunológico como um todo. Esse é um benefício de toda atividade física, inclusive da musculação. Quem se exercita tem menos tendência a adoecer do que pessoas sedentárias, a academia também é um lugar para fazer novos amigos e melhorar a vida social! Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências. Socializando.

Ainda não se convenceu a procurar a academia mais próxima de você? Vem comigo.

Não precisa virar adepto do fisiculturismo, mas malhar três vezes por semana vai lhe fazer muito bem eu te garanto! Tenha respeito pelos seus semelhantes. Lembre-se: ninguém vive só. Adicione ao seu vocabulário palavras, como bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado (a). Além de você se sentir melhor, fará com que as outras pessoas lhe olhem com um carinho mais que especial.
Bjaõ no coração que vai ficar mais forte com musculação.
@gleisynunes