Publicidade
Publicidade
Publicidade

De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

16/09/21 10:47 | Atualizado em: 16/09/21 10:45

POLÍTICA

Após deixar PSDB, Laurez Moreira deve oficializar sua adesão ao Avante no dia 23






Depois de deixar o PSDB, o ex-prefeito de Gururpi, Laurez Moreira, anunciou que deve se filiar ao Avante. A oficialização da adesão, acontece na próxima quinta-feira, 23, em cerimônia que será realizada na Assembleia Legislativa.

Laurez é pré-candidato ao Palácio Araguaia e sua adesão ao nanico, com pouca representatividade no Tocantins tem como objetivo estruturar o partido para as eleições do ano que vem e fortalecer sua corrida ao Governo do Estado.

O evento em Palmas começa às 9h e será conduzido pelo presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé. "É uma honra para o Avante poder contar com pessoas com a experiência do Laurez, que já foi prefeito por dois mandatos, deputado estadual e federal. A cada dia os quadros políticos do Avante têm melhorado e tenho a convicção de que com a chegada dele e condução da sigla no estado do Tocantins teremos excelentes resultados nas próximas eleições. Desejo as boas-vindas e sucesso. Avante Tocantins!", disse Luis Tibé.

Para Laurez, o Avante é um partido com ideias inovadoras e um novo conceito de fazer política, de maneira moderna, eficiente e com o foco nas pessoas. “O Avante é um partido progressista, com o olhar na modernidade e principalmente com o foco nas pessoas. Essa é a política que acredito e que exerci durante toda minha vida pública. Assumiremos o Avante no Tocantins com o compromisso de fazer do partido uma grande força política no Estado, levanto a proposta do Avante para todas as cidades tocantinenses, para construirmos juntos um projeto para o Tocantins que tenha a cara e o jeito do nosso povo”, acrescentou Laurez Moreira.

 

15/09/21 11:08 | Atualizado em: 15/09/21 11:08

POLÍTICA

Aos 81 anos, ex-governador Moisés Avelino passa por cirurgia para reconstrução do fêmur





O ex-governador e ex-prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, de 81 anos, passou por uma cirurgia essa semana para reconstrução do fêmur em decorrência a um câncer no local.

De acordo com informações de familiares, ele foi operado no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP) na última segunda-feira, 13, e o procedimento foi um sucesso.
O ex-gestor passa bem e devem receber alta ainda nesta quarta-feira, 15.

Em 2019, quando estava à frente da prefeitura de Paraíso, Moisés Avelino precisou se ausentar para se dedicar ao tratamento da doença.
 

10/09/21 10:57 | Atualizado em: 10/09/21 10:57

POLÍTICA

Fusão do DEM e do PSL será formalizada dia 21 e colocará Carlesse e Dorinha em rota de impacto





Já está confirmado que o DEM e o PSL irão se fundir em uma única sigla. Ainda não há uma definição do nome da nova legenda, mas a formalização dessa fusão será feita no dia 21 de setembro, conforme antecipou o site PORDER360.

As duas siglas já começaram a atuar de forma agrupada. Após as manifestações do dia 07, uma nota assinada por ambos, repudiou os discursos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas manifestações em Brasília e em São Paulo.

No Tocantins, muito têm se falado sobre o impacto dessa fusão no cenário político estadual. Nos bastidores muitos falam que a fusão colocaria a deputada federal Dorinha Rezende e o governador Mauro Carlesse em rota de impacto.

O questionamento é: Quem pegaria o comando do novo superpartido aqui no Estado?

Carlesse deixou o DEM no início de abril deste ano e uma semana depois anunciou a sua filiação ao PSL. Na época, após um acordo com a executiva nacional, ele assumiu o comando do partido no estado, substituindo a deputada estadual Vanda Monteiro, que foi rebaixada a presidente do PSL Mulher.

Dorinha e Carlesse chegaram a disputar o comando do DEM no Tocantins em 2019, mas a deputada federal, por ter mais tempo de casa, levou a melhor.
O desenrolar dessa história só será conhecida após o dia 21.
 

09/09/21 12:19 | Atualizado em: 09/09/21 12:19

POLÍTICA

Licenciado desde 30 de junho, Lacerda do Gás volta à Câmara e Picó deixa a Casa





O vereador Lacerda do Gás (PSB) antecipou o seu retorno à Câmara Municipal de Palmas.

O parlamentar, que havia se licenciado no dia 30 de junho por motivos de saúde, protocolou seu pedido de retorno na última quarta-feira, 08, feriado estadual.

Com seu retorno, o primeiro suplente do partido, Epitácio Brandão Filho, conhecido como Picó, deixa a Casa.

A Câmara de Palmas possuiu três vereadores licenciados, além de Lacerda do Gás, também estão afastando os vereadores Rogério Freitas (MDB) e Júnior Brasão (PSB).



08/09/21 10:48 | Atualizado em: 08/09/21 10:48

POLÍTICA

Cúpula do MDB está sendo pressionada a tirar Gomes da liderança de Bolsonaro no Congresso





O site O Antagonista trouxe ontem, terça-feira, 07, a notícia de cúpula do MDB está sendo pressionada para obrigar seus integrantes a entregar as funções de liderança do Governo.

Na lista está o senador tocantinense Eduardo Gomes, que assumiu a liderança do Congresso em 2019, e o senador pernambucano Fernando Bezerra, é líder de Bolsonaro no Senado desde o início da gestão.

Pressão

De acordo com as informações, a pressão tem aumentado dia após dia. A Juventude Nacional do MDB já teria feito uma carta solicitando que os líderes entreguem as funções imediatamente.
O partido defende uma candidatura própria em 2022. O nome escolhido para a disputa é o da senadora Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul.


31/08/21 16:36 | Atualizado em: 31/08/21 16:14

POLÍTICA

Tabocão, Irajá e Dimas se encontram para discutir elaboração de projeto conjunto





Nesta terça-feira, 31, Araguaína sediou o encontro entre o ex-prefeito da cidade Ronaldo Dimas (Podemos) e o empresário Edison Tabocão (PSD). Os dois são pré-candidatos ao Governo do Tocantins.

O encontro foi intermediado pelo senador Irajá Abreu (PSD) e na pauta estava a elaboração de um projeto de geração de empregos e de desenvolvimento para a população tocantinense.

O grupo também conversou sobre o cenário político e econômico do estado e se comprometeu a se unir para buscar o diálogo com outras lideranças políticas e empresariais em prol de uma nova agenda para o Tocantins.

A reunião também contou com a presença do vereador Terciliano Gomes, visto como nome forte para a disputa por uma das cadeiras na Assembleia durante as eleições do ano que vem.


30/08/21 16:18 | Atualizado em: 30/08/21 16:53

POLÍTICA

Ministro do TCU teria sinalizado antecipação de aposentadoria caso Kátia seja confirmada como substituta




Segundo apurou o Portal Poder360,o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro teria sinalizado aos senadores que adiantaria a sua aposentadoria caso houvesse a confirmação de que seria substituído pela senadora tocantinense Katia Abre (PP).

A reportagem, publicada no último domingo, 29, afirma que a preferência do ministro por Kátia, se dá por causa da sua proximidade com o MDB, que defende o nome da parlamentar para o posto. A vaga já havia sido prometida, durante o processo eleitoral que levou Rodrigo Pacheco a presidência do Senado, para o senador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSD) .

Essa promessa faz de Anastasia o favorito entre os colegas senadores.

Carreiro deve deixar a corte de contas em 2023, quando completa 75 anos, mas sua saída antecipada seria uma estratégia para que o presidente Jair Bolsonaro consiga, de forma amigável, forma o tribunal.

Se Kátia deixar o senado, o petista, Donizete Nogueira, assume a cadeira de forma definitiva.


26/08/21 10:28 | Atualizado em: 26/08/21 10:28

POLÍTICA

Vicentinho Alves deixa governo Bolsonaro





Em ofício ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) o ex-senador tocantinense Vicentinho Alves solicitou a sua exoneração da Secretaria Nacional de Infraestrutura do Ministério do Turismo.
O pedido de exoneração foi protocolado na manhã da última quarta-feira, 25. Vicentinho Alves ocupava o cargo desde o dia 04 de agosto do ano passado.
No pedido, Vicentinho fez um balanço das ações balanço das ações da Secretaria Nacional de Infraestrutura enquanto esteve no cargo. Segundo ele, 22.457 empregos gerados em 2020 por investimentos da pasta durante a sua gestão, sendo 487 deles no Tocantins.


 

17/08/21 08:16 | Atualizado em: 17/08/21 08:16

POLÍTICA

Se Carlesse não é candidato, quem será seu substituto?





As expectativas estão viradas para os técnicos. Pelo menos é essa a informação que transita nos corredores do Palácio Araguaia.

Essa poderia ser uma frase jogada ao léu, porém após as recentes declarações do governador Mauro Carlesse (PSL) de que não será candidato em 2022, as expectativas voltaram-se para os técnicos.

Três nomes estão rolando nos bastidores como destaque. O primeiro, e favorito, é o do secretário da Fazenda, Sandro Armando.

Sandro Armando é antigo companheiro de Carlesse. Atuou na Assembleia Legislativa como Diretor Geral durante o período em que o governador era presidente da Casa. Assumiu a secretaria da Fazenda ainda no mandato tampão, em 2018, época em que a pasta era uma junção com a secretaria do Planejamento. De lá pra cá, atuou fortemente nas estratégias traçadas para reenquadrar as contas do estado.

Sempre discreto, Armando raramente era visto em agendas políticas do Governador, o que mudou. Atualmente participa ativamente dos eventos, sempre em lugar de destaque. O que o transforma em um candidato favorável.

Muitos dizem que Carlesse vê em Armando o perfil perfeito para manter o estado nos trilhos, com contas enquadradas e com desenvolvimento retomado e esse seria o legado que o gestor pretende deixar, já que assumiu o estado em situação caótica.

Os holofotes também estão direcionados a secretária da Infraestrutura, que também responde pela Ageto, Juliana Passarin. A jovem administradora tem atuado fortemente na melhoria da infraestrutura do estado. Com perfil extremamente técnico, ela tem combatido os principais gargalos da malha viária do Tocantins e isso a faz ganhar lugar de destaque. Esta semana, a gestora se filiou ao PSL.

Quem está em lugar de destaque é o secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal. Jovem e bem articulado, Rolf tem lugar de destaque no Governo e sua atuação exclusivamente técnica lhe garante posição de destaque na lista de substitutos.

Muita coisa pode acontecer até as eleições de 2022.
 

09/08/21 15:18 | Atualizado em: 09/08/21 15:18

TOCANTINS

Andanças de Edson Tabocão





O vice-presidente do PSD do Tocantins, Edson Tabocão, está andando pelo estado buscando estruturar a sigla para as eleições do ano que vem.

Ele é pré-candidato do partido ao Palácio Araguaia e tem apoio do presidente da legenda, senador Irajá Abreu.

Esta semana ele foi ao Bico do Papagaio e comemorou a filiação do suplente de deputado estadual Wiston Gomes, que também é servidor da Adapec.

02/08/21 11:07 | Atualizado em: 02/08/21 11:07

POLÍTICA

Collor cumprimenta Siqueira Campos





O Domingo foi de homenagens ao ex-governador Siqueira Campos pela passagem de seu aniversário.

Uma das pessoas que engrossou as homenagens foi o ex-presidente e senador Fernando Collor de Melo. Em sua conta do Instagram o parlamentar disse: “Neste domingo, envio um forte abraço pelo aniversário de 93 anos ao ex-governador do Tocantins Siqueira Campos. Ao querido amigo, parabenizo pela nova idade e manifesto o desejo de saúde e paz. Na imagem, compartilho um flagrante da campanha presidencial de 1989 na cidade de Miracema, em Tocantins. Siqueira Campos está à minha direita, à época governador”.

O aniversário de 93 anos do ex-gestor foi comemorado com uma live que contou com a participação de figuras ilustres, incluindo adversários do passado, como foi o caso do ex-governador Marcelo Miranda.




27/07/21 09:44 | Atualizado em: 27/07/21 09:44

POLÍTICA

Vicentinho faz visita de cortesia a Siqueira Campos






Política foi o assunto que embasou a visita do ex-senador Vicentinho Alves, atual secretário nacional do Turismo ao ex-governador Siqueira Campos.

O encontro aconteceu no final da tarde da última segunda-feira, 26, na casa do ex-governador em Palmas. Na oportunidade o ex-parlamentar estava acompanhado de seus filhos, o atual deputado federal Vicentinho Junior e o prefeito de Pindorama, Thiago Tapajós.

Dentre os assunto abordados também esteve o desenvolvimento do turismo para a região de Pindorama, cidade que abriga a famosa Lagoa do Japonês e a evolução da vacinação na cidade, que já está imunizando pessoas a partir de 18 anos.

13/07/21 16:39 | Atualizado em: 13/07/21 16:39

POLÍTICA

Ministro do Turismo é presença constante no Tocantins







O Ministro do Turismo Gilson Machado está sendo uma presença constante no Tocantins. Defensor do governo Bolsonaro onde passa, ele já esteve no estado quatro vezes em 2021.

Nesta terça, 13, iniciou uma agenda de três dias de programação e além de participar do evento de aniversário da cidade de Porto Nacional, também participará nesta quarta e quinta de reuniões para o desenvolvimento do trade turístico do estado nas cidades de Caseara e Araguaína, respectivamente.

Em Porto Nacional, o ministro não poupou elogios governo de Mauro Carlesse , a quem chamou de arrojae aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem convidando o presidente Bolsonaro a acompanhar as obras da ponte de Porto Nacional.

Para suas redes sociais, o ministro também atribuiu às gestões adversárias a de Bolsonaro a obra da antiga estrutura da ponte, condenada no início da década passada. “No nosso governo, coisas como essa não acontecem”, disse. O ministro só esqueceu de ressaltar que a estrutura foi construída na década de 1970, ainda no governo militar.

07/07/21 17:42 | Atualizado em: 07/07/21 17:42

POLÍTICA

Nos bastidores, nome de Damaso começa a aparecer como pré-candidato ao Governo





O nome do deputado federal Osires Damaso (PSC) começa a circular nos bastidores como um dos propensos pré-candidatos ao Governo do Tocantins no ano que vem.

Essa semana o parlamentar se encontrou com o presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o novo presidente da legenda no Tocantins, Alex Kawano.

No encontro, Kawano teria elogiado a visão empresarial e a experiência política do parlamentar.

Para 2022, o PTB pretende emplacar uma chapa com perfil conservador e voltado ao apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

05/07/21 12:30 | Atualizado em: 05/07/21 12:30

MASTER CHEF

Governador surpreende, ensina receita e viraliza nas redes sociais





O Governador Mauro Carlesse assumiu um papel mais popular nas redes sociais. Nesse final de semana, ele surpreendeu ao postar um vídeo ensinando uma receita de frango na melancia. A receita do governador viralizou nas redes sociais e foi assunto e nos grupos de debate político no whatsapp.

Não é de hoje que o gestor está usando o Instagram para mostrar um pouco da sua rotina fora do Palácio Araguaia.



23/06/21 14:38 | Atualizado em: 23/06/21 14:38

POLÍTICA

Gaguim participa de jantar com presidente da Câmara Arhur Lira





Os deputados federais pelo Tocantins, Carlos Henrique Gaguim e Eli Borges,  participaram na noite da terça-feira, 22, de um jantar da Frente Parlamentar Evangélica, na residência oficial do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

De acordo com  Gaguim, a reunião teve como objetivo central debater assuntos de importantes para ao futuro do Brasil. “O foco central da reunião de ontem foi o Projeto de Lei da Cannabiol e as possíveis mudanças na legislação autoral já para a próxima eleição.

Após o jantar, Gaguim publicou em seu instagram uma foto junto com os deputados Arthur Lira, João Campos, Marcelo Brun e com o ministro João Campos.