Publicidade
Publicidade

Sociedade, Turismo e Gastronomia

Por Fátima Fernandes e Aurielly Painkow

Coluna

25/10/21 09:56 | Atualizado em: 25/10/21 13:51

Fervedouros

”Por Enquanto” só no nome, porque a beleza e o encanto são permanentes




No Jalapão, os fervedouros roubam a cena quando o assunto é singularidade. Eles são os principais atrativos por serem exóticos, encantadores e curiosos. O fervedouro é um fenômeno natural onde uma nascente que tem origem em um rio subterrâneo, ou seja, lençol freático jorra água com muita pressão, criando piscinas naturais e levando as pessoas a flutuarem no local, sem conseguir afundar.

Atualmente em toda a região apenas 11 estão abertos à visitação e eles se apresentam de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação. Estima-se que haja mais de vinte em toda o Jalapão, mas ainda não foram encontrados ou catalogados.

 

O Fervedouro do Por Enquanto é um dos espetáculos que o Jalapão nos revelou. O local é uma propriedade particular familiar secular com uma história pitoresca a começar pelo próprio nome do lugar. 




O administrador e um dos donos, Clovis Marcos, contou ao Portal Stylo que o fervedouro do Por Enquanto foi descoberto pelos seus bisavós no que migraram do Piauí para a região do Jalapão com o argumento de ficar nesse local por enquanto, a família até hoje está por lá com raizes bem fincadas. Eles nomearam um córrego, a nascente de água, o fervedouro com o mesmo nome, Por Enquanto. “Sou de uma família de vendedores ambulantes, mascateiros, meu avô andava no lombo de jumentos nesta região do Jalapão vendendo sal, herdei esse empreendedorismo, mas hoje com uma visão mais especializada”, ressaltou Marquinhos como é popularmente conhecido no local.

O Por Enquanto é um empreendimento familiar e gera cerca de 10 empregos diretos. “temos a expectativa de gerar mais. O sonho é melhorar cada vez mais a estrutura, preservar o natural. não pensamos só no lucro, mas no bem estar das pessoas e na preservação do meio ambiente. afirmou o empreendedor filho do Jalapão.






Serviço

O fervedouro do Por Enquanto fica a aproximadamente 260 km da capital do Tocantins, Palmas. Está a 13 quilômetros de São Félix um dos municípios no Jalapão.
Valor da entrada R$ 20 por 20 min de exclusividade por grupo. Dependendo da demanda as pessoas podem desfrutar por um tempo maior. Alimentação por agendamento, no Por Enquanto os turistas tem acesso a banheiros, Wi-Fi. O atrativo funciona os sete dias da semana, das 7 horas as 22 horas, o uso noturno é proporcionado pois houve investimento em iluminação que embeleza ainda mais o local. O fervedouro conta ainda com quatro suítes para locação e área de camping.
Contato: (63) 9997 1022 ou pelo Instagram @fervedouroporenquanto







Fervedouros mais visitados do Jalapão

* Fervedouro Bela Vista
* Fervedouro do Alecrim
* Fervedouro do Ceiça
* Fervedouro dos Buritis
* Fervedouro Macaúbas
* Fervedouro do Encontro das Águas
* Fervedouro do Buritizinho
* Fervedouro do Salto
* Fervedouro do Rio do Sono Jalapão
* Fervedouro da Korubo ou Soninho
* Fervedouro do Por Enquanto 





 

25/10/21 08:08 | Atualizado em: 25/10/21 08:28

SOCIEDADE

Idade nova!


O Otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues celebrou o aniversário no último domingo, 24 de outubro, ao lado da família. Hugo Rodrigues é referência em cirurgia de rinoplastia no Tocantins.


25/10/21 08:44 | Atualizado em: 25/10/21 08:17

SOCIEDADE

Casamento a vista!


Durante viagem romântica no Ceará, o Arquiteto Lucas Branquinho pediu a mão da Amanda Rossato, influenciadora digital e engenheira civil, em casamento.

Felicidades ao casal!


23/10/21 16:36 | Atualizado em: 24/10/21 08:18

RELIGIOSIDADE

A igreja da Abadia Gurupi, foi elevada a Santuário



Nesta sexta-feira, 22, aconteceu a Missa em Ação de Graças pela elevação da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, a Santuário Diocesano, celebrou a Santa Missa Dom Romualdo Matias bispo da Diocese de Porto Nacional, além do clero da diocese estavam presentes a prefeita Josi Nunes, autoridades e fiéis de cidades vizinhas, o padre Adriano José agora será Reitor do Santuário. Ainda na celebração a Câmara de vereadores entregou ao Bispo o título de cidadão gurupiense, bem como ao Monsenhor Osmam Pinto de Castro, vigário do Santuário.
















22/10/21 13:15 | Atualizado em: 22/10/21 15:50

SOCIEDADE

Antonio Andrade recebe cumprimentos pela passagem de seu aniversário


Nesta sexta-feira 22, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Toninho Andrade, está comemorando o seu aniversário, o dia está repleto de mensagens e ligações de amigos de vários municípios. A sua esposa, Dona Virgínia, deve organizar os parabéns em família. Felicidades!






19/10/21 09:30 | Atualizado em: 19/10/21 09:30

LANÇAMENTO


A designer e idealizadora da marca Mariany Arruda, comemorou neste fim de semana uma década da loja em grande estilo, com o lançamento da coleção Origem. O lançamento tem como rota editorial o Jalapão, e traz para as clientes um novo conceito de cores e naturalidade das peças, fortalecendo e evidenciando a essência tocantinense

.

18/10/21 12:56 | Atualizado em: 18/10/21 12:56

SOCIEDADE

ATRIZ GLOBAL VEM A PALMAS NESTA TERÇA


A atriz global Regiane Alves estará em Palmas nesta terça-feira, 19, durante a festa de comemoração do segundo ano da Grife Intimissimi. A celebração está sendo organizada com muito amor e carinho pela empresária Lorena de Oliveira.


15/10/21 15:52 | Atualizado em: 15/10/21 19:02

SOCIEDADE

LANÇAMENTO DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TAQUARUÇÚ


A prefeita Cinthia Ribeiro, lançou o 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu nesta sexta-feira (15/10), o evento acontecerá de 28 a 31 de outubro, em estrutura presencial. Este ano o festival comemora seus 15 anos. A praça Vereador Tarcísio Machado, em Taquaruçu, continuará sediando o festival, com 34 pratos participantes.





















14/10/21 07:21 | Atualizado em: 14/10/21 07:21

Paranã-TO/Cachoeira do Catoá

Tocantins tem atrativos turísticos pouco conhecidos e com beleza surreal Cachoeira verde esmeralda e poço com água morna azul turquesa são preciosidades naturais da histórica cidade de Paranã


Crédito foto: Giovani Filho


A Cachoeira do Catoá é um dos santuários ainda pouco conhecidos no Tocantins, o atrativo fica na histórica Paranã, cidade localizada a aproximadamente 430 quilômetros da capital Palmas. São quase 70 metros de altura com águas verde esmeralda, ao lado da belíssima queda d’agua ainda possui um poço que mina água morna com tom azul turquesa, essas duas preciosidades da natureza ficam no distrito de Campo Alegre distante 80 quilômetros de Paranã.
O médico Giovani Filho, desbravador de lugares paradisíacos no Tocantins, já esteve no lugar e descreve o local como “surreal”. Ele diz que para conhecer e aproveitar, o ideal é pernoitar em Campo Alegre, e até o atrativo são mais 20 quilômetros de estrada de terra precária, mas segundo ele, ainda é possível o acesso com carro popular.

Crédito foto: Giovani Filho
 

O local não possui estrutura alimentar e nenhuma logística de suporte, nem sequer regulamentação de valores para acesso ao atrativo, já que é um atrativo ainda pouco conhecido no Estado. O ideal é entrar em contato com antecedência e agendar a visitação. A região ainda está se adequando para receber turistas e é necessário levar seu próprio alimento, vale lembrar que o acesso até a cachoeira é feito a pé e por trilha, são 22 quilômetros (ida e volta), boa parte é plana, exige amor a natureza e pelo menos um pouquinho de condicionamento físico.

Dicas: No Distrito de Campo Alegre possui apenas um único lugar para hospedagem que é a Pousada Dona Maria Oderci, lugar simples mas extremamente aconchegante, são apenas 3 quartos. Lá possui café da manhã incluso e o jantar deve ser reservado com antecedência caso o turista deseje (comida caseira)

Crédito foto: Giovani Filho



Contatos/telefone/Instagram: Para ir a cachoeira - Contato com a Dona Maria Oderci cel: (63) 9 8444-8039) // insta: @pousadadonamariaoderci - Dona Maria Oderci agenda com condutores e guias locais para levar até o atrativo.

13/10/21 17:47 | Atualizado em: 13/10/21 17:47

Mãe e filha visitando o Jalapão!




Visitando as belezas do Jalapão neste feriado de 12 de outubro, a jornalista Bianca Marinelli e sua filha Giovanna Simch.

Ficaram deslumbradas com os encantos da natureza.

Elas visitaram o Jalapão com uma agência de turismo de Palmas.

Fotos: @jalapaofotografias

Agência: @jalapaosavana 









13/10/21 10:22 | Atualizado em: 13/10/21 10:22

FELICIDADES



A médica, Andreia Siqueira, comemora aniversário nesta quarta-feira, 13 de outubro, ao lado da família e dos amigos.



11/10/21 13:31 | Atualizado em: 11/10/21 13:31

FELICIDADES


A advogada e diretora da Distribuidora de Bananas Tocantins, Thayná Costa celebrou aniversário neste domingo, 10 de outubro, ao lado da família e dos amigos.


11/10/21 12:58 | Atualizado em: 11/10/21 13:40

SOLIDARIEDADE

No Dia das Crianças 4 mil crianças do Luzimangues serão beneficiadas com alimentos e brinquedos


Uma promessa feita aos 18 anos para Nossa Senhora Aparecida, pelo então desempregado, Carlos Rezende Queiroz, em Goiânia, há 53 anos atrás, se transformou em uma ação social que perdura até hoje, em todos os Dia das Crianças, desde que, Seu Carlos, foi contratado após uma oração de joelhos em um dia de fome e morando na rua de uma favela da capital goiana.

Atualmente este evento acontece em Luzimangues, desde 2017 e contempla este ano, 4 mil crianças do local, com a doação de brinquedos e alimentação.

Seu Carlos que encabeça a ação no dia das crianças, conta com muitas parcerias e voluntários. “Empresários de Luzimangues, de Palmas, profissionais autônomos, tem os que doam mantimentos e brinquedos e os que doam esforço e trabalho por isso da certo e o evento acontece”, ressalta Seu Carlos.

Programação

Este ano a programação iniciará no dia 11/10, às 19hs, com uma missa em comemoração a Nossa Senhora Aparecida para celebrar a construção de uma capela (que Seu Carlos construiu com recursos próprios) e agradecer as arrecadações.

No dia 12/10 à distribuição dos brinquedos e alimentos (balas, bolachas, pipocas, entre outros) começará às 7 horas, e será feita por uma enorme carreata composta por caminhões, automóveis do Corpo de Bombeiros, e muitos carros de empresários envolvidos na ação. A entrega será desta forma para não estimular a aglomeração em respeito a pandemia.


11/10/21 12:29 | Atualizado em: 11/10/21 12:07

SOCIEDADE

Um Dia das Crianças para ficar na história!




Aconteceu no último sábado, 09, um dia das crianças preparado com muito amor e carinho pela Drª Renata Albernaz. O Evento acontecerá no salão Arte em Criar Festas!

Drª Renata, odontopediatra, sua paixão atender bebês e crianças! Especialista e Mestre em odontopediatria, Professora no Iop Palmas…mais conhecida entre os seus pacientes como a Tia Rê!

Para ela a maior alegria é ter os pequenos pacientes juntos para celebrar essa data tão especial que é o Dia Das Crianças! Vai ter muita surpresa, nesse dia tão esperado!

Uma grande aventura e uma floresta encantada para as crianças comemorarem esse dia com muita alegria, imaginação e diversão com a tia Rê!


10/10/21 11:28 | Atualizado em: 10/10/21 11:28

SOCIEDADE

MARCELO MIRANDA FAZ ANIVERSÁRIO


  O ex-governador Marcelo Miranda acordou neste domingo, 10, feliz com tantas messagem de comemoração ao seu aniversário, sua amada esposa fez uma linda homenagem com uma linda declaração de amor, a família com certeza reunida para os parabéns! Felicidades






08/10/21 09:55 | Atualizado em: 08/10/21 09:44

SOCIEDADE

CASAMENTO




Hoje, 8, de outubro, o médico Henrique Souza de Deus e a engenheira de minas Luísa Mourão Coelho vão se casar no civil, no Cartório Tabelionato de Taquaralto (Palmas). Henrique é filho do também médico e muito conhecido em Palmas, João de Deus, já falecido, e de Márcia Silva de Souza.
Luísa é filha de Maria Nilma Mourão e Emílio Coelho, ambos já falecidos. As duas famílias são de Governador Valadares.
Henrique e Luísa residem em Palmas.