Publicidade

BACIA HIDROGRÁFICA

Criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza é aprovada

A reunião ocorreu no auditório da Semarh, na tarde desta quarta-feira, 25

26/05/16 08:17 | Atualizado em: 27/05/16 08:00

Fernando Alves
Durante a 29ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual Recursos Hídricos, liderada pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, foi aprovada pela maioria dos membros a implantação da Comissão Provisória para a criação das Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na tarde desta quarta-feira, 25. 
 
Atualmente, funcionam quatro Comitês Hidrográficos: da região norte, rios Lontra e Corda; região sudeste, Manoel Alves; da região sudoeste, o Rio Formoso; e da região central o do entorno do Lago. A partir do momento em que o Comitê dos rios Santo Antônio e Santa Tereza entrar em vigor, a região sul do Tocantins estará representada com os órgãos ambientais. 
 
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, reforça que a criação deste Comitê é fundamental para o auxílio no gerenciamento e noaproveitamento do uso responsável. “Os rios Santo Antônio e Santa Tereza são de suma importância para os municípios da região sul do Tocantins, pois são utilizados para o abastecimento doméstico, a pecuária e a mineração”, informou Aldo Azevedo.
 
Comitê de Bacia Hidrográfica
 
O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado de gestão dos recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
 
Os comitês devem integrar as ações de todos os governos, seja no âmbito dos municípios, do Estado ou da União; propiciar o respeito aos diversos ecossistemas naturais; promover a conservação e a recuperação dos corpos d'água e garantir a utilização racional e sustentável dos recursos hídricos.