Publicidade

VISITA

Unitins recebe visita do embaixador da República de Belarus

O diplomata fará uma visita institucional na sede administrativa de Palmas na próxima quarta-feira, dia 1º de junho

25/05/16 16:41 | Atualizado em: 26/05/16 14:16

O embaixador da Belarus no Brasil, Leonid Krupets, será recebido na Universidade do Tocantins (Unitins) na próxima quarta-feira, dia 1º de junho. O diplomata fará uma visita institucional na sede administrativa de Palmas, às 9h, e vai ministrar uma palestra no Câmpus Graciosa*, às 10h. O objetivo é realizar uma apresentação sobre a República da Belarus, falar sobre as relações bilaterais com o país e a luta contra a radioatividade tendo como objeto principal a catástrofe de Chernobyl (1986).

Krupets chega ao Tocantins no dia 30 de maio e fica até 2 de junho em uma série de programações que visam a aproximação das relações com o Brasil. O embaixador será acompanhado pelo cônsul bielorruso Ilya Lutski e pela assessoria de assuntos internacionais do governo do Tocantins.

Na apresentação sobre Belarus, o embaixador vai falar sobre história, política, economia, cultura, ciência e educação deste país que fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), desfeita no início da década de 1990. Mas a possibilidade de parcerias comerciais no Tocantins deve ser o grande atrativo. Krupets vai argumentar sobre o interesse de Belarus em instalar indústrias de produção fora do país e de outras parcerias comerciais. Na economia os bielorrussos se destacam na metalurgia (7,8% do mercado mundial de tratores) e na indústria química (terceiro maior exportador mundial de fertilizantes).

A visita do embaixador da Belarus ao Tocantins foi acertada no último dia 1º de abril, na Embaixada da Belarus, em Brasília, em uma reunião de Leonid Krupets com representantes do governo tocantinense. Na ocasião, outros temas abordados foram a possibilidade de intercâmbio de estudantes brasileiros nas universidades bielorrussas e o intercâmbio turístico entre os dois países.

 

Belarus
A Bielorrússia ou Belarus, oficialmente República da Belarus, tem extensão territorial de 207.600 km² e está localizado no leste europeu. O país faz fronteira com Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia. A população é estimada em 9,49 milhões de habitantes. A capital é Minsk.