Publicidade
Publicidade

INFRAESTRUTURA

Técnicos do Bird vistoriam mais de 20 obras em cinco municípios

O PDRIS é um dos projetos que o Governo do Estado está implementando

24/05/16 09:38 | Atualizado em: 24/05/16 09:38

Fazer vistoria técnica nas pontes, bueiros e galerias construídas pelo Governo do Estado em estradas vicinais, em cinco municípios tocantinenses, foi um dos objetivos da missão técnica do Banco Mundial (Bird) no Estado de 16 a 19 de maio.

As obras são do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Os técnicos visitaram mais de 20 obras prontas e em construção nos municípios de Pium, Pugmil, Oliveira de Fátima, Alvorada e Figueirópolis. De acordo com a engenheira civil, analista de operações e transportes do Banco Mundial, Elena Suau, “no geral todas as pontes, bueiros e galerias que visitamos estão atendendo às exigências dos projetos”, declarou.

As obras têm o objetivo de melhorar a acessibilidade da população rural às oportunidades de emprego, serviços, transporte escolar, escoamento da produção, renda e mercado em seus municípios e região. O trabalho está sendo desenvolvido em pontos críticos nas estradas vicinais, por meio da construção de estruturas hidráulicas de concreto, dentre elas, construção de pontes de 10, 20 e 30 metros, bueiros e galerias.

O PDRIS é um dos projetos que o Governo do Estado está implementando com o objetivo de aumentar as condições de crescimento socioeconômico da população do Tocantins. Em quatro municípios visitados, a comitiva de técnicos pôde avaliar obras prontas. Mas, em Oliveira de Fátima eles vistoriaram algumas em construção acompanhados do representante da empresa responsável pela obra e do engenheiro fiscal do Estado.

Consulta Pública

A escolha das obras é feita pela população em consulta pública do PDRIS. Essas consultas são exatamente para ouvir os anseios da comunidade sobre trechos de estradas vicinais que devem receber os benefícios do projeto, elencados de acordo com suas prioridades.