Publicidade

ECONOMIA

Feirão do Imposto será realizado em Paraiso do Tocantins neste sábado

Intenção é protestar

19/05/16 14:09 | Atualizado em: 19/05/16 14:09

Realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e movimentos de empreendedores e empresários jovens em várias cidades do Brasil, o Feirão do Imposto chega a sua 14ª edição em 2016 e será realizado no dia 21 de maio, em mais de 100 municípios das cinco regiões brasileiras. Criado para informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no País, à edição deste ano vai priorizar o trabalho de conscientização em relação à ausência de retorno adequado dos tributos que são recolhidos pela sociedade. “Situação visivelmente acarretada pela má gestão dos recursos, assim como pela corrupção sistematizada”, afirma a coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert.   
 
Por causa desse objetivo, a campanha de conscientização terá como símbolo o ‘Bumerangue’, que é um objeto de arremesso conhecido no mundo todo por retornar ao seu marco inicial. 
“Os impostos pagos por todos nós, consumidores, deveriam retornar na mesma proporção, mas devido a ineficiência, corrupção e despesas elevadas do governo, a maior parte dos tributos não retornam como benefícios à população. Temos que fazer nossa parte e cobrar o retorno”, relata a Direta Regional da AJEE Paraíso, Francieli F. Bernardi. 
 
Em Paraíso do Tocantins os consumidores poderão comprar nas empresas participantes produtos e serviços como consultoria empresarial, materiais para construção, água mineral, refeição, combustível, pizza, bebidas, entre outros, com os valores de mercado e sem impostos para que, além de visualizar a carga tributária sobre cada produto, entenda um pouco mais sobre a complexidade do nosso sistema tributário. 
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), dentre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil é o que menos repassa benefícios em serviços para a população. Por isso, as principais bandeiras desta edição serão a simplificação tributária, mais eficiência e transparência dos gastos públicos. 
No primeiro Feirão, realizado em Paraíso do Tocantins, será comercializado vários produtos e serviços totalmente sem imposto com desconto entre 17,71% a 56,09% esta ação acontecerá nas empresas, Remo Materiais de construção, Gás Lar, Churrascaria Portal do Cantão, Cardoso Pizzaria, Posto Paraíso e Solve Consultoria. Será comercializado excepcionalmente neste sábado 21 de maio. 
 
 
 “Queremos contar com o apoio principalmente da população, apoiadores e patrocinadores deste evento, esperamos que a população reflita sobre a razão da carga tributária brasileira que é alta, o que consequentemente aumenta o preço do produto final e diminui a competitividade do País” Clayton Sanches, coordenador desta ação.   
 
O Feirão do imposto apoia dois movimentos propositivos. O primeiro é o Brasil Eficiente, que busca trabalhar em cima dos pilares da simplificação tributária e redução dos impostos. O outro é as 10 medidas contra a corrupção, executado pelo ministério Público Federal, que busca tornar mais severas as punições para todos os atos que atinja o patrimônio público.