Publicidade

CULTURA

Três cidades tocantinenses serão beneficiadas com projeto da Petrobrás

O espetáculo de rua “Do Repente” traz a mistura do universo popular nordestino

19/05/16 08:22 | Atualizado em: 19/05/16 08:22

O espetáculo de rua “Do Repente”, que traz uma mistura do universo popular nordestino com elementos da Commedia Dell’Arte, chega a Arraias (TO) para uma apresentação única na Praça da Igreja da Matriz, no dia 20 de maio, às 19h, com entrada franca. A peça, que já passou por 26 dos 27 estados do Brasil, contará com tradução simultânea para Libras. Além disso, os portadores de deficiência visual terão cartazes e folhetos adequados às suas necessidades, em braile.
O espetáculo traz elementos da cultura nordestina, como o cangaço, o vaqueiro e os coronéis, além de músicas que homenageiam a tradição do repente. Essa identidade regional – que, sem dúvida, faz parte da construção da nossa formação cultural – também é percebida na coreografia, nos figurinos, cenário e iluminação.
PPDC – “Do Repente” chega ao Tocantins com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), maior seleção pública para circulação de peças teatrais no país. A iniciativa tem como objetivo contemplar projetos não inéditos, relevantes na cena cultural. No último edital, aberto para o biênio 2015-2016, foram reservados R$ 15 milhões e 83 espetáculos, com representantes de todas as regiões, escolhidos para circular pelo país.
Além de Arraias, a peça também passará pelas cidades de Cristalândia e Natividade. Em cada uma delas, também estão previstas oficinas gratuitas e intercâmbio cultural entre a companhia teatral e grupos de artistas locais.