Publicidade
Publicidade

ESTADO

Ruraltins promove cursos durante a Feira da Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras

Ao todo, seis cursos estarão disponíveis

18/05/16 15:43 | Atualizado em: 18/05/16 15:43

Durante a 9ª Feira da Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (Feapa), a 477 km de Palmas, que acontece de 19 a 22 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove uma série de cursos de capacitação voltados para os produtores rurais da região.
Ao todo, seis cursos estarão disponíveis, sendo Irrigação para a Agricultura Familiar, Sistema de Produção Integrada, Piscicultura em Tanque Escavado e Manejo de Pastagem, além de Sabão Caseiro, que teve início nesta segunda, 16, e finaliza na sexta-feira, 20.
De acordo com a técnica do Ruraltins e facilitadora do curso, Maria da Conceição, o curso de sabão caseiro é realizado antes do evento para que os participantes possam comercializar o que foi produzido durante o curso na Feira. “Esse curso tem como objetivo a geração de renda e a Feapa é uma ótima oportunidade para que os participantes consigam comercializar os seus produtos”, disse a técnica.
Aproximadamente 15 pessoas irão participar do curso e irão produzir sabão líquido, em barra e em pasta, utilizando como matéria-prima o óleo saturado, o sebo e a soda cáustica.
 
Feapa
 
A 9ª Feira da Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras (Feapa), considerada a maior feira do gênero da região norte do Estado, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável regional através de atividades geradora de trabalho e renda como qualificações produtivas e comerciais.
De acordo com a coordenadora da Feapa, Nalva Braga, durante os quatro dias de Feira, são esperados cerca de 25 mil pessoas, e, para isso, várias atrações estão programadas, como shows musicais e atividades esportivas e de lazer.
O evento conta ainda com palestras técnicas, que serão realizada nas unidades demonstrativas instaladas no local, com temas voltado para a mandioca, arroz, milho, abacaxi, frango caipira, dentre outros, e diversos cursos, tais como artesanato, culinária, boas práticas de fabricação, doma racional de animais, operação e manutenção de máquinas, além dos cursos que serão promovidos pelo Ruraltins.

 
Parceiros
A Feapa acontece no Parque de Exposição da Agricultura Familiar Bentinho da Silva Bezerra, zona Rural de Palmeiras do Tocantins e tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a Prefeitura Municipal de Palmeiras e dos municípios vizinhos, além do Sebrae, Energisa, Ceste-Consórcio Estreito Energia, Granol e demais empresas ligadas ao agronegócio da região.