Publicidade

ESTADO

Palestras e palhaços ajudam crianças no combate à exploração sexual

Evento acontecer nesta quarta

18/05/16 15:39 | Atualizado em: 18/05/16 15:39

Com a participação de colaboradores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), aconteceu nesta quarta-feira, 18, uma mini palestra proposta pelo Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (SAVI), direcionada aos pacientes e acompanhantes do Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP).
 
A coordenadora do SAVI, Rosivânia Tosta reforçou a importância de trazer à tona uma discussão importante para a sociedade, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes neste 18 de maio. 
 
Ela afirma que, “a violência sexual acontece de várias formas e é preciso que seja denunciada, pois, como alerta o slogan da campanha, Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.
 
A ação que teve a participação dos profissionais da saúde e Assistência Social, contou também com a Liga do Riso, formada por alunos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A Liga interagiu com as crianças, por meio de uma linguagem simples e funcional facilitando a mensagem que chegou como brincadeiras.  
 
Para Ana Paula, mãe de um garoto de oito anos, o evento cumpriu seu papel. “Foi uma ação importante e objetiva, com alertas que precisam ser entendidos por todos. O abuso é uma coisa perigosa, e os palhaços facilitam essa compreensão”.
 
Aparecida, mãe do garoto Murilo, também gostou. “Achei muito interessante, porque algumas crianças que estão com problemas de saúde, ao mesmo tempo em que encontram alegria recebem uma informação que pode evitar muitos problemas”. Ela acha que seu filho entendeu bem o recado, “ele já tem dez anos, e tento explicar essas coisas pra ele, mas os profissionais têm mais facilidade, a gente só precisa reforçar”, disse.
 
Proteção
A Gerente da Proteção Social Especial da Setas, Jesielle Rocha Paulino, entende que a criança, por sua fragilidade precisa ser protegida e esclarecida sobre as formas de abuso, e que esse é um dever dos responsáveis, da sociedade e do Poder Público.
 
Passeata
Hoje, 18, às 16h, a equipe da Setas e outros parceiros estarão conscientizando a população com uma passeata na Avenida Tocantins, em Taquaralto. A programação prossegue durante esse mês com diversas palestras nas escolas de Palmas.