Publicidade
Publicidade

ESTADO

Segurança pública ganha reforço de helicóptero e de 50 novos carros

Entrega aconteceu ontem

18/05/16 08:00 | Atualizado em: 18/05/16 08:00

Frente ao fortalecimento da segurança pública no Tocantins, o governador Marcelo Miranda entregou na tarde desta terça-feira, 17, reforços para o combate à criminalidade no estado. Foram entregues mais de 50 veículos e anunciado o retorno das atividades do helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda ressaltou que o Governo está trabalhando para enfrentar a violência, e garantir paz e tranquilidade à população. “O que estamos presenciando aqui é o esforço de todos, para vermos o nosso Tocantins livre do medo e da insegurança. Um trabalho que continuaremos realizando juntos”, destacou ao acrescentar. “A partir de hoje tanto o helicóptero quanto os veículos serão de fundamental importância para reforçar a segurança no nosso estado”, apontou.

O secretário da Segurança Pública, César Simoni, lembrou que no início da gestão a segurança pública do Tocantins estava em uma situação precária e que esse quadro está sendo revertido. “Hoje é um dia muito importante para o Estado do Tocantins.

Já conseguimos retomar as ações de segurança pública e com a as atividades do helicóptero vamos conseguir melhores resultados”, destacou. Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Dodsley Yuri Tenório Vargas, as medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado e os benefícios que foram entregues são reforços à segurança e a garantia de vida em situações emergências. “O apoio aéreo é uma ferramenta de segurança pública e faz parte de ações integradas do Governo do Estado”, ressaltou.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira Santos, uma das grandes dádivas do momento é a integração das forças de segurança no Tocantins. “A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão compromissados e integrados em defesa do povo tocantinense. Uma oportunidade de servir cada vez melhor o cidadão”, disse.

Veículos

Ao todo foram entregues 51 veículos, que serão usados no fortalecimento da segurança no Tocantins, sendo dois micro-ônibus, três vans, um caminhão, 13 caminhonetes e 32 veículos padrão. Destes, oito são Cautela Judicial, nove são cedidos, 23 são frutos de doações e 11 aquisições via convênios entre instituições. Para deixar o helicóptero apto à operacionalização, o Governo do Estado destinou orçamento em torno de R$ 1,3 milhão.

Trata-se de um equipamento multifuncional, bastante versátil, que pousa em locais restritos, de difícil acesso a pé ou utilizando-se outros meios de transporte. Atuação A Equipe Aérea de Segurança Pública é composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, capacitados e treinados para atuar nas mais remotas localidades do território estadual.

Atua no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, deslocamento rápido de fração de tropa, transporte de reeducandos do sistema prisional, apoio à fiscalização das rodovias estaduais, rios, lagos, mananciais, Unidades de Conservação e combate a incêndios florestais, além de salvamentos, por meio de apoio a resgates e remoções aero médicas.

Tropas especiais Na ocasião, também foram apresentados os policiais militares que integram Força Tática. Eles são treinados para operar em veículos de quatro rodas, duas rodas, choque ligeiro para dispersão de distúrbios civis, onde não seja necessário o emprego de tropa de operações especiais. Também estiveram presentes os bombeiros militares que foram qualificados no curso Salvamento e Atendimento Pré-Hospitalar (resgate), bem como, os alunos / bombeiros que estão realizando o curso de formação de Mergulho e Salvamento Aquático.