Publicidade
Publicidade

PALMAS

Câmeras de vídeo-monitoramento com alta definição ajudam no combate ao crime

Ao todo são 17 câmeras espalhadas em diversos pontos estratégicos da cidade

16/05/16 15:03 | Atualizado em: 16/05/16 15:03

Regiane Rocha
Através de um moderno sistema de câmeras de vídeo-monitoramento, a Guarda Metropolitana Operacional apreendeu, neste final de semana, dois menores que estavam furtando carburadores de motos no pátio da garagem municipal.  Os veículos são provenientes de apreensões e serão leiloados. 
 
O furto foi detectado pela equipe de vídeo operador, que trabalha no vídeo-monitoramento do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).   Os dois menores foram localizados pelas câmeras furtando peças de motos no pátio da garagem municipal.
 
Os  suspeitos usavam um caminhão baú como suporte, que ficou estacionado na parte de trás da garagem, enquanto realizavam o desmanche das motos. Os suspeitos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia e o caminhão apreendido.
 
Ao todo são 17 câmeras espalhadas em diversos pontos estratégicos da cidade, e em locais de grande movimentação como as avenidas JK, Palmas Brasil, Tocantins e em bairros populosos como o Jardim Aureny IV.
 
Algumas câmeras estão instaladas nas dependências de órgãos públicos municipais, como garagem municipal, secretarias e no aeroporto.  Na sala de vídeo-monitoramento, várias equipes  de vídeos  operadores se revezam  em turnos, para  acompanhar em tempo real,   pelos cinco monitores  a movimentação nos principais pontos da cidade.  As câmeras possuem rotação de 360º e zoom de grande definição.
 
Caso seja detectado algo de errado, o operador de vídeo aciona via rádio o  SIOP (Sistema Integrado de Operação), que entra em contato com as equipes de apoio da Guarda Metropolitana Operacional (GMP) Ambiental e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU),  que estão nas ruas de plantão para averiguar a ocorrência.