Publicidade
Publicidade

PALMAS

Primeiros selecionados apresentam pratos ao júri do 10º Festival Gastronômico de Taquaruçu

O júri será composto por pelo menos três pessoas

16/05/16 14:42 | Atualizado em: 16/05/16 14:42

Preparar suas receitas e apresentá-las ao corpo de jurados técnicos do 10º Festival Gastronômico de Taquaruçu é mais uma das etapas realizadas na manhã desta segunda-feira, 16, onde 12 participantes da categoria Prato foram avaliados pelos jurados indicados pela Associação Brasileira de Restaurantes – Abrasel/Tocantins.
 
 
Estes aprovados convocados passaram pela primeira fase de avaliação, na qual os pré-inscritos tiveram suas receitas avaliadas por uma comissão julgadora, que analisou primeiramente se as receitas inscritas atendem aos pré-requisitos estabelecidos no edital e, também, ao quesito originalidade. Já nesta etapa os jurados avaliaram os pratos observando os critérios de cor, sabor, aroma, textura, temperatura, aproveitamento de ingredientes regionais, originalidade e criatividade.
 
 
Para a concorrente Karlla Tatiane de Souza, que já participa do Festival desde 3º edição, esta é uma importante etapa, pois os jurados não apenas fazem a avaliação, mas também contribuem com importantes dicas para a composição do prato. “Mesmo trabalhando com gastronomia, é sempre bom ouvir a opinião dos jurados sobre a nossa preparação”. Sobre seu prato a culinarista diz que elaborou a receita especialmente para o festival, buscando valorizar ao máximos os produtos preferidos pelos palmenses.
 
 
O gastrônomo e chef de cozinha, Edilson Damasceno, ressalta que esta etapa é muito boa para que o participante possa ter a oportunidade de mostrar o seu prato, e corrigir algum detalhe se for preciso antes da apresentação do festival. Sobre os critérios de avaliação, o chef ressalta que o aproveitamento dos ingredientes regionais, fazendo com este seja bem hamonizado no prato, é fundamental. “Vamos avaliar se os ingredientes estão sendo bem aproveitados, podendo assim ser bem harmonizados se tornando um prato com boa apresentação, e com o máximo de sabor”, disse o chef.
 
 
Degustação
 
Para a degustação o inscrito deverá comparecer ao Espaço Gourmet e executar a apresentação e montagem conforme será comercializado, durante o festival (nos mesmos recipientes/embalagens) para ser avaliado por um júri técnico em alimentos e bebidas. O júri será composto por pelo menos três pessoas.
 
 
Para essa etapa serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação da preparação em tempo hábil, sendo que os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante, e para elaboração dos pratos serão disponibilizados pela organização do evento fogão, forno elétrico, panelas, frigideiras e gás.
 
 
Esta etapa é eliminatória, e todos os aprovados nesta etapa de degustação deverão ainda participar do curso de Aprimoramento Culinário Higiene Pessoal, Manipulação de Alimentos e Empreendedorismo, oferecidos pelo ABRASEL/TO, SEBRAE e Município sob pena da desclassificação, caso não participe desta etapa.
 
 
Confira os pratos que serão avaliados para a tarde de hoje, 16.
 
16 de maio (tarde)
 
n.º Nome Prato Horário
1 Lindaura Veras de Sousa Peixe Pai D’égua 14h30
2 André José dos Santos Shawarma do Cerrado 14h45
3 Marise da Silva Araujo de Sousa Filé de Peixe em Camadas 15h
4 Allan José Maria Suíça com Sal 15h15
5 João Paulo Leite Pereira Maria Izabel à moda Piauí 15h30
6 Maria Aparecida Lemes L. Demarques Talharim sem Glúten e Sem Lactose 15h45
7 Elisvaldo Marques dos Santos Isca de Tucunaré 16h
8 Maria de Jesus Alves dos S. Pereira Encontro
(suflê de chuchu com lagarto desfiado)
16h15
9 Fermino Ferreira de Jesus Chambari com Macacheira 16h30
10 Dilvana Nascimento Sousa Lasanha de Tambaqui 16h45
11 Lucas  S. Teixeira Carne de Sol com Purê de Abobora 17h
12 Manuel Antonio dos Santos File de Tucunaré com Catupiry 17h15