Publicidade
Publicidade

CIDADE

Semana do bebê inicia suas atividades no Parque Cesamar

O evento termina no dia 19

16/05/16 09:47 | Atualizado em: 16/05/16 09:47

A semana do bebê teve um final de semana agitado, na tarde deste domingo, 15, no Parque Cesamar, com várias atividades, pensando na primeira infância das crianças. No local, foi montando vários ambientes, para orientações odontológicas em recém nascidos, escovação, vacinação, shantala, troca de livros e brinquedos, além de peças teatrais educativas.
 
O evento faz parte da semana do bebê que segue até dia 19. O projeto é fruto da parceria entre as Secretarias da Saúde (Semus), de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef).
 
As crianças encantadas com o ambiente cheio de fadas, princesas, duendes, palhaços, brinquedos fizeram a festa, trocando livros e brinquedos. “Eu troquei cinco livros e cinco brinquedos, estou muito feliz. Também gostei muito da piscina de bolinhas, do cowboy e do avião. Meus amigos que estão aqui também trocaram”, disse Carlos Augusto de cinco anos.
 
A mãe do pequeno Augusto, Priscila Rezende, disse que as atividades são tão importantes tanto para os adultos, quanto para as crianças. “Nos ensina a ajudar as outras pessoas, trocar, nos tornar menos egoístas. Tenho incentivado meu filho sempre a fazer trocas e doações, principalmente no Hospital Infantil”, pontuou.
 
Uma novidade que chamou a atenção foi a vacina contra maus tratos, gotas de mel aplicada nos pais e responsáveis, que simbolizam a educação através o diálogo, sem bater. “É uma novidade super bacana. Eu sou conselheira tutelar, então para mim enquanto protetora, essa vacina veio reforçar o nosso compromisso enquanto órgão de proteção”, falou Randara Matos.
 
Uma das coordenadoras do projeto, a gerente de Política de Saúde, Veruska Veras, explicou que “esse evento é para chamar a atenção da sociedade para as questões da primeira infância, e durante a semana acontecem várias atividades nos CMEIS, nas Unidades de Saúde e nos CRAS, voltadas para crianças desde a gestação até seis anos de idade. Trabalhando temas da saúde, da educação e da proteção social”. Também participaram da ação, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Sesc.
 
Programação de segunda-feira, 16
 
Abertura Oficial
Data: 16/05/2016 (Segunda feira)        
Local: Auditório do Comando Geral PM- TO
Horário: 08 horas