Publicidade

CULTURA

Ponto de cultura Ideia promove tarde recreativa neste sábado

Evento acontece amanhã

13/05/16 16:57 | Atualizado em: 13/05/16 16:57

Passar uma tarde de forma criativa com muitas brincadeiras e interação é o que propõem colaboradores do Instituto de Desenvolvimento da Educação, Interação e Apoio (Ideia). Repleta de atividades culturais e lúdicas, a programação é destinada a crianças e adolescentes e acontecerá nesse sábado, 14, das 14h, às 18h, na sede do Ideia, quadra 603 Sul, alameda 05, lote 2-A, Palmas (TO).
Roda de “contação” de histórias, jogos teatrais e oficinas de circo fazem parte do programa que terá a participação da Trupe-Açu cia de circo, de Taquaruçu (programação completa abaixo).  O evento é a primeira edição do projeto Pingo de Luz que tem a finalidade de promover atividades de recreação, lúdicas e educativas por um valor simbólico de R$ 10,00 (individual).  
O Instituto Ideia é um Ponto de Cultura em atividade desde 2009, que desenvolve projetos e cursos de capacitação em diversas modalidades culturais e ações sociais. Sem fins lucrativos, o Instituto oferece vários cursos gratuitamente. O presidente, Ubirajara Augusto Pereira afirma que “o maior desafio é alcançar a sustentabilidade da entidade”, diz, ressaltando a importância de convênios firmados com a Fundação Cultural de Palmas, que atualmente oferece cursos gratuitos em várias modalidades. Em 2013, o Ideia foi um dos contemplado no edital Cacá Diegues Funcult/Procultura, mas  está entre os proponentes que  ainda não receberam os recursos.
Trupe-Açu
A Trupe-Açu cia de circo é um coletivo de pernas de pau, que desenvolvem atividades  relacionadas ao circo, oralidade tocantinenses e ao meio ambiente. A coordenadora geral da cia, Ester Monteiro explica o objetivo do coletivo. “Acreditamos que através destas ferramentas de linguagens artístico-sociais, conseguimos ter um ambiente no qual podemos crescer com discernimento  para sermos cidadãos maios conscientes no meio no qual nos relacionamos”, conclui. (Mariah Soares/colaboradora).
O que: 1ª edição Pingo de Luz
Quando: Sábado, 14, a partir das 14h
Onde: Instituto Ideia - Quadra 603 Sul Alameda 05, lote 2-A, Palmas (TO)
Programação:
- Apresentação da esquete teatral a Boneca da Guarda
- Oficina de circo (Trupe-Açu): bambolê, malabares e perna de pau
- Roda de “contação” de histórias
- Jogos teatrais
- Bincadeiras (de roda, o mestre mandou, batatinha frita, corre cotia)
- Pula-pula
- Cortejo e apresentação da Trupe-Açu
- Valor: R$ 10,00 (individual)