Publicidade
Publicidade

ASSEMBLEIA

Saúde do Tocantins é discutida em Audiência Pública

Secretária discorreu sobre dificuldades da saúde pública do Estado

28/11/12 07:47 | Atualizado em: 28/11/12 07:47

Divulgação
A Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva apresentou nesta terça-feira, 27, em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, o Plano Estratégico de Saúde que inclui os investimentos e ações que serão realizadas nos próximos anos pelo Governador Siqueira Campos. A audiência foi solicitada pela Comissão de Saúde da Casa de Leis e contou com a participação de parlamentares, secretários municipais de saúde, prefeitos, representantes do poder judiciário, organizações da sociedade civil e sindicatos ligados a área da saúde.

Vanda afirmou aos participantes que a Saúde do Estado passou vários anos sem receber investimentos, “nossas Unidades Hospitalares carecem de infraestrutura que serão realizadas nos próximos anos com recursos garantidos de emendas parlamentares e financiamentos do BNDES – Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ”.

“Com esses recursos nos próximos anos teremos a finalização do HGP – Hospital Geral de Palmas, a construção do Hospital Geral de Araguaína e de Gurupi e as reformas e ampliações das outras unidades, a começar pelo hospital de Augustinópolis, que passará a contar com 200 leitos e uma nova maternidade”, concluiu.

A Secretaria também apresentou dados que demonstram que o Governo este ano, está investindo 18,72% dos recursos próprios do Tesouro na saúde. Essa é a segunda maior aplicação de um Estado brasileiro, perdendo apenas para o Amazonas que investe 22%.

A promotora de justiça do Ministério Público do Estado, Maria Rosely de Almeida Pery disse estar satisfeita com a apresentação do Estado na Audiência, pois o Governo do Estado está demonstrando que busca a máxima eficiência da gestão e dos profissionais de saúde, para prestar um serviço de qualidade para a população.(Assessoria)