Publicidade
Publicidade
Publicidade

PANDEMIA

Educação de Palmas disponibiliza espaços virtuais para alunos

08/07/20 17:08:18 | Atualizado em: 08/07/20 17:08:18

Mesmo com a criançada em férias, a educação municipal mantém cantinhos de interação e estímulo para os alunos da rede municipal e família, por meio da plataforma ‘Palmas, Home School’. Na seção Galeria, ‘COM Arte’, as famílias podem explorar o espaço, que dispõe de conteúdos e atividades do componente arte, elaborados para conforme as etapas do ensino fundamental atendidas na rede, do 1° ao 9° ano. O mais divertido é que as produções enviadas para o e-mail do COM Arte (galeriadearte.educacao@gmail.com) podem ser publicadas no portal.

A ferramenta de interação repercutiu e mostra o colorido criativo das produções dos estudantes. Todas as atividades foram elaboradas seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Tocantins (DCT). A professora Fabiana Goulart dirige o projeto e elabora atividades voltadas para o regionalismo, história da arte, estética e fazer artístico. Segundo ela, a partir das propostas postadas no portal, os alunos produzem seus trabalhos e enviam fotos por e-mail. Após, as produções passam por organização e são postadas na galeria de arte do portal.

Fabiana conta que o retorno das atividades propostas está sendo satisfatório. Os alunos têm enviado muitos desenhos interessantes e por meio deles percebe-se uma evolução quanto ao processo de criação e sensibilidade. “Não tenho recebido desenhos de releitura ou cópias. Alguns alunos escrevem pequenos textos no e-mail, além do desenho. Percebi que querem dialogar sobre a produção deles, outros justificam que tem dificuldades para desenhar e que faltam materiais de arte básicos e necessários. Engraçado é que não são meus alunos presenciais e nem os conheço, porém, estabeleci um diálogo com eles através da arte”, relata.

Além do espaço ‘Artes Visuais’, o portal dispõe de outras ferramentas nas áreas de música, dança e teatro. Estão disponíveis vídeos didáticos como o da ‘Orquestra de Cordas’, produzidos pelo professor Eddie Kruk; do ‘Projeto Vereda’, com espaço reservado em que os espectadores que podem assistir ao vídeo produzido com os alunos do projeto, na direção do professor Diego Brito. A ‘CIA de Dança’, por meio do professor Fernando Faleiros, preparou um vídeo incrível e mostrou que a criatividade não para mesmo no período pandêmico.

Todo material pode ser conferido no endereço eletrônico. As atividades de postagem pausam devido ao período de férias, mas os conteúdos continuam disponíveis no portal, guiando alunos e família como forma de incentivo a explorar atividades artísticas em família e a curtirem um pouquinho do trabalho produzido e já postado nas respectivas áreas de ensino.


Outros espaços

Na plataforma, as famílias podem ainda interagir de maneira divertida através de visita virtual guiada por museus e zoológico, tudo sem sair de casa. Uma gibiteca está disponível para acesso imediato. Na videoteca foram disponibilizados vídeos conforme o nível de escolaridade do aluno. Na ferramenta Jogos, o visitante pode testar seu conhecimento e aprender acerca das curiosidades sobre os vírus, o novo Coronavírus e em como se proteger num jogo que pode dar um ‘stop no contágio’.