Publicidade

ESTUDOS EN CASA

Saiba o que é preciso para escrever uma boa redação

21/05/20 13:48:18 | Atualizado em: 21/05/20 13:48:18

O Enem 2020 deve ser adiado, mas estudantes do Brasil inteiro já intensificaram a rotina de estudos para garantir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio, e a redação é um dos principais desafios da prova. Para escrever uma redação nota 1000, a professora de português do Colégio Palmares, Fernanda Ferreira dos Santos, ensina que antes é preciso entender as particularidades e os critérios de avaliação específicos do Enem - que diferem dos da Fuvest e da Unicamp, por exemplo.

“A redação do Enem é diferente. O próprio Inep divulga quais são os critérios de avaliação, ou seja, as competências nas quais o candidato é avaliado, e a principal especificidade é a exigência de uma proposta de intervenção (que vale 20% da nota da redação) para a problemática sugerida como tema. O estudante precisa entender que o exame está pautado naquilo que indicam os PCN’s, dentre várias diretrizes de ensino, que as escolas devem promover a formação de cidadãos, ou seja, indivíduos com pensamento crítico capazes de intervir em sua realidade. Por isso, o Enem precisa avaliar se, de fato, os alunos saem do ensino médio como cidadãos participativos”, comenta.

Assim, o estudante será confrontado com uma questão concreta da realidade brasileira e passível de ser resolvida por meio de uma proposta de intervenção que possa ser aplicada e, principalmente, que seja detalhada, bem explicada. Além disso, deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, bem como apresentar e relacionar ao tema o conhecimento que adquiriu das outras áreas ao longo de sua escolarização.

Como estudar redação em casa

Para a professora, é possível melhorar o desempenho na redação estudando em casa. A recomendação é fazer as redações dos anos anteriores e enviar para um professor para que este corrija de acordo com os critérios do Enem. “O exercício para melhorar o desempenho é a combinação da escrita com um bom feedback. O estudante precisa de alguém que leia e corrija as dissertações considerando os critérios exigidos”, explica.

Outra dica é se manter informado. Em casa, os estudantes devem ler jornais, acompanhar debates e estarem cientes das principais notícias do Brasil e do mundo. Além de conceitos e fórmulas, a prova do Enem valoriza o conhecimento das atualidades em todas as disciplinas. Apesar disso, a profissional do Colégio Palmares, indica que os alunos não devem se prender a tentar adivinhar possíveis temas, o fundamental é se preparar bem de maneira geral, ou seja, o importante é saber escrever, fazer inferências, isso garantirá uma boa redação independentemente do tema.