Publicidade

TENSO! MINISTROS TRAMAM QUEDA

Onyx e Osmar Terra discutem saída de Mandetta

09/04/20 18:08:47 | Atualizado em: 11/04/20 11:43:11

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra conversaram na manhã desta quinta-feira (9) sobre a substituição do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a mudança da política do governo de enfrentamento ao coronavírus no Brasil.  

A CNN ouviu a conversa após ter telefonado às 8h33 para Terra. O deputado atendeu ao telefonema, nada falou e não desligou, o que possibilitou que o diálogo de pouco mais de 14 minutos fosse ouvido.No trecho inicial da conversa, Terra defende a mudança da política do governo.

"Tem que ter uma política que substitua a política de quarentena. Ibaneis (Rocha, governador do Distrito Federal) é emblemático. Se Brasília começa a abrir... (Mas) ele está com um pouco de receio.

Qualquer coisa que fala em aumentar...", disse, fazendo uma analogia de como as pessoas estão, mesmo com a restrição, saindo às ruas: "supermercado virou shopping".Para ele, a política do atual ministério da Saúde "não está protegendo o grupo de risco" e que uma ideia é estabelecer uma política especial para os municípios onde há asilos.   

Ambos fazem ainda projeções sobre número de mortos no Brasil pela COVID-19. Onyx estima que deve chegar a 4 mil mortos. Terra acha que fica "entre 3 e 4 mil". "Vai morrer menos gente de coronavírus do que da gripe sazonal." Ele também cita São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza como os locais onde deve estar concentrada a restrição de circulação de pessoas.

Foto: O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o ex-ocupante do cargo, Osmar Terra (18.fev.2020)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Fonte: CNN Brasil