Publicidade

COVID-19

Pelas redes sociais, Cinthia anuncia a aquisição de 6 mil testes rápidos

09/04/20 16:57:57 | Atualizado em: 09/04/20 16:57:57

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro usou as redes sociais para anunciar a aquisição de 6 mil kits de testagem rápida para detecção da covid-19.
Das três maiores cidades do Estado, Palmas era a única que ainda não contava com o insumo. Araguaína e Gurupi adquiriram os testes ainda no mês passado. “Adquirimos cerca de seis mil testes rápidos. Com isso ampliaremos a nossa testagem em um maior número de pessoas. Assim nossas próximas tomadas de decisão serão ainda mais seguras” disse Cinthia. 
De acordo com um vídeo divulgado pela prefeita, os testes começarão a ser usados na segunda-fera, 13, e vão abranger pacientes internados em estado grave e pessoas com fortes indicações para a doença.
Com os testes, Palmas irá reforçar o trabalho do Laboratório Central do Tocantins (LACEN-TO), que atualmente só tem capacidade de realizar 120 testes por dia, mas a falta de insumos limita a testagem para 22.
Com a ampliação da testagem, a prefeita explicou que poderá construir um plano de descontigenciamento e os resultados também podem embasar nas tomadas de decisões.

Com isso, ela argumenta que pode, a partir desses resultados, construir um plano de e de novas tomadas de decisão com maior segurança. 
 
Com o teste rápido, o diagnóstico pode sair em 20  minutos. O teste detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças.