Publicidade
Publicidade

EMPREENDEDORISMO

Palmas já conta com mais de 30 mil microempreendedores

28/01/20 09:53:11 | Atualizado em: 28/01/20 09:53:11

O número de microempreendedores no Tocantins tem crescido a cada ano. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) existem mais de 55 mil microempreendedores no Tocantins. A maioria se concentra em Palmas, correspondendo a um total de 33 mil profissionais. Já os demais números estão ligados a Araguaína, com 13 mil registros, e Gurupi com 10 mil.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais do Tocantins (FACIET), Fabiano do Vale, esses números mostram o fortalecimento e desenvolvimento dos negócios no Estado, que se inicia primeiro com o pequeno empresário. A entidade reúne cerca de 5.500 empresas associadas, que emprega, em média, 10 pessoas cada uma. “Só de emprego gerados são mais de 50 mil, por isso é importante investir nos pequenos negócios e fomentar a economia do Estado”, ressaltou o presidente da FACIET.

Estudo de mestrado


O tema tem sido destaque em estudo de mestrado, isso porque o vice- presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-TO), Prof. Iranilson Mota, lançou o livro: Estudo do perfil empreendedor dos administradores do Estado do Tocantins – Uma análise das características comportamentais e empreendedora.


O livro é um dos projetos do CRA-TO realizado com recurso do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (PRODER). A obra é fruto de estudos e pesquisa para obtenção do grau de Mestre em Administração pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA) e teve como objetivo identificar a atitude empreendedora dos Administradores por meio do Instrumento da Medida de Atitude Empreendedora – IMAE, analisando as dimensões: realização, planejamento, poder e inovação.

Para realizar a pesquisa foi utilizada uma amostra de 249 Administradores em uma população de 3.200 registrados no CRA/TO. Como resultado foi observado que os administradores do Estado do Tocantins possuem fortes tendências para atitudes comportamentais de Poder e Inovação.


O presidente do Conselho Regional de Administração, Adm. Francisco Costa destacou que é um orgulho para a entidade ter um livro publicado por um mestre do CRA. “Isso mostra como os nossos profissionais estão capacitados para as exigências do mercado, além disso, o livro servirá para a comunidade acadêmica como forma de apoio e base bibliográfica, pois continuamente promovemos estudos e pesquisas relacionados ao tema Empreendedorismo”, enfatizou.