Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sebrae e Prefeitura

Palmas formaliza parcerias para beneficiar pequenos negócios

21/01/20 19:22:39 | Atualizado em: 21/01/20 19:32:40

Nesta terça-feira, 21, o Sebrae Tocantins e a Prefeitura Municipal de Palmas assinaram dois convênios de cooperação técnica e financeira. O primeiro prevê capacitações para 200 pequenos negócios de feiras, quiosques e camelódromos da capital e faz parte do projeto Palmas Capital Empreendedora. O segundo prevê ações de políticas públicas voltadas aos empreendedores que compram e vendem para o governo com base na aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a Lei da Liberdade Econômica.

O documento foi assinado pelo superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, a diretora técnica, Eliana Castro, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Adriana de Almeida Silva Lima. As parcerias têm duração prevista de 24 meses.

Para a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, o fortalecimento dos pequenos negócios no mercado tem como o alicerce a capacitação em gestão, a melhoria nos produtos e serviços ofertados, o fomento do associativismo e a promoção de eventos para atrair os clientes, mantendo o comércio aquecido. “Estamos muito confiantes que essa parceria terá ótimos resultados”, comentou.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, explica que o trabalho em conjunto com as instituições públicas e privadas são fundamentais para otimizar os recursos e as ações, além de promover de fato a transformação econômica que o comércio local necessita. “Por meio desta parceria capacitaremos os empresários para fazerem a gestão de seus negócios de forma sustentável e competitiva, gerando mais emprego e renda para o povo palmense”, pontuou Gomes.

Palmas Cidade Empreendedora

A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Palmas proporcionará 3.500 horas de consultorias, além de palestras, oficinas e seminários para os empreendedores de feiras, quiosques e camelódromos. O recurso de 2,5 milhões será custeado por igual pelo Sebrae Tocantins e pela gestão municipal. Os empreendedores beneficiados receberão incentivo ao acesso à inovação e à criação da identidade empresarial. Também está prevista a realização de quatro eventos empresariais temáticos, voltados ao fortalecimento da cultura local e aquecimento do comércio.


Políticas publicas

Com duração de dois anos e recurso de R$ 250.000,00 mil reais, essa cooperação técnica e financeira mobilizará esforços para a construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios com aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e da Lei da Liberdade Econômica. Além da atração e estímulo à formalização de novos empreendimentos em Palmas, a parceria prevê a implantação quatro espaços de atendimento ao empreendedor no município, integrado ao Resolve Palmas. A expectativa do Sebrae é de aumentar o número de pequenos negócios formalizados em Palmas em 10%, sendo 5% até dezembro de 2020 e mais 5% até dezembro de 2021.