Publicidade

ESTADO

Organização americana visita Centro de Fauna do TO

20/01/20 13:59:32 | Atualizado em: 20/01/20 17:32:41

A organização 8 Billion Trees visitou o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), unidade de gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Participaram da visita o presidente do órgão, Sebastião Albuquerque, o vice-presidente, Rafael Felipe, e a Diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos.

A visita teve como objetivo dar conhecimento a organização americana, sobre a parceria com o Naturatins referente à aplicação de recursos financeiros investidos pela instituição internacional no Centro de Fauna, que abriga animais da fauna silvestre tocantinense.

Além de contribuir com a compra de alimentos para os animais do Cefau, o apoio financeiro da instituição também auxilia na aquisição de medicamentos para os bichos, que por muitas vezes chegam à unidade com ferimentos em decorrência de atropelamentos, maus tratos e até incêndios florestais.

A cooperação financeira da 8 Billion Trees, ao Cefau, é de mil dólares mensais. A princípio a doação dos recursos tem validade de seis meses. Mas a organização já demonstrou interesse em dar continuidade à parceria, que tem como objetivo realizar a captação de imagens do Centro.

Com as imagens do Cefau, o organismo busca apoio financeiro junto aos seus parceiros de outros países, para investir em ações ligadas a fauna e a flora. No Tocantins, os investimentos são também no plantio de árvores nativas, através do Projeto Restaura TO, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

Vale salientar que na parceria com o Cefau, os valores financeiros, não são repassados ao Governo do Estado e nem ao Naturatins, e sim depositados diretamente nas contas bancárias dos fornecedores, que repassam ao Cefau frutas, ração e medicamentos, entre outros.

Aos interessados em auxiliar o Cefau neste formato de parceria, é importante procurar a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, que poderá auxiliar na elaboração de acordo específico, conforme cada instituição. Mais informações pelo telefone 63 3218-2657.

Restaura TO

O Restaura TO tem o objetivo promover o uso racional da cobertura vegetal e da flora nativa do Tocantins, transformando Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) degradadas e alteradas, em zonas estratégicas para conservação dos recursos naturais. Entre as propostas, está o desenvolvimento da economia do Estado, já que atende pequenos produtores rurais, que necessitam recuperar suas áreas degradadas, prevista em lei.

O projeto ganhou reforços em 2019, com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Tocantins, por meio da Semarh e a ONG 8 Billion Trees. O acordo realizado com o Governo no ano passado por meio da Semarh prevê o plantio de 50 mil mudas no Tocantins. Na região de Taquaruçu Grande, a previsão é realizar o plantio de 10 mil mudas.

O presidente da 8 Billion Trees, Jon Chambers contou que no ano passado, quando conheceu o Cefau ficou encantado com as atividades desenvolvidas pela equipe que trabalha com os animais no Centro de Fauna, e por esta razão estabeleceu a parceria com o Naturatins.

“Vemos que o apoio financeiro ao Cefau, foi muito bem aplicado, pois está auxiliando na alimentação diária dos animais, que é uma necessidade muito grande. Depois de seis meses que estivemos aqui, vimos uma grande evolução no trato com os bichos. As instalações estão bem organizadas e as espécies parecem bem tranquilas nos recintos. Estamos felizes com esta parceria”, afirmou Jon Chambers.

Patrocínio

Durante a reunião, outros pontos importantes foram viabilizados, entre eles o apoio da 8 Billion Trees, em patrocinar a construção de outra unidade do Cefau, na região do Jalapão e também uma, no município de Araguaína. Além de incrementar a produção de mudas nativas do cerrado no Viveiro Florestal do Tocantins, situado no Parque Estadual do Lajeado, e ainda a construção de um viveiro de mudas na região do Jalapão.

Segundo Jon Chambers, a parceria com o Naturatins foi muito boa. Ele falou que a gestão do órgão, demonstra que o Governo do Estado está muito empenhado em proteger a fauna tocantinense. “Ficamos muito felizes em saber que o presidente do Naturatins quer construir outras unidades do Cefau. Vamos fortalecer ainda mais essa parceria. Para nós é uma alegria muito grande em ajudar”, reforçou.

“Além de propiciar a promoção da sustentabilidade do Cefau, essa parceria poderá promover o Centro nas redes, ou seja, no network da organização internacional. Eles poderão levar essa mensagem de proteção da fauna tocantinense à outros países. Divulgar nosso trabalho, poderá resultar no fortalecimento do Centro de Fauna, afirmou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, do Naturatins, Warley Rodrigues.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, frisou que se a organização americana retornou ao Tocantins, e quer aplicar recursos, no território tocantinense, significa que o Governo do Estado está cumprindo seu papel na proteção da fauna e das florestas.