Publicidade
Publicidade
Publicidade

GURUPI

Empossada a nova diretoria da Associação dos Professores Universitários

09/12/19 21:26:03 | Atualizado em: 09/12/19 21:26:03

A nova diretoria da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug-Ssind) tomou posse na tarde desta segunda-feira (9/12), para o mandato até dezembro de 2021, em solenidade realizada no auditório Laudete Aires Pereira, na sede da entidade sindical.
Na abertura, o presidente da gestão atual e da Sessão de Posse, professor Paulo Henrique Costa Mattos, homenageou em nome do Sindicato, os colegas professores contratados que serão demitidos no final do mês e não terão seus contratos renovados, por exigência legal.
Paulo Henrique fez também um breve histórico da gestão, elencando as conquistas e as ações realizadas em dois anos e da preocupação para os tempos difíceis que se aproxima. “Estamos vivendo a precarização, a falta de reconhecimento dos nossos direitos e o total desrespeito à categoria. E vem mais desmonte e dificuldades pela frente. Não falo isso para desmotivar e sim para que não percamos a unidade e a luta classista, sendo a Apug a trincheira de resistência, independente da posição que cada um individualmente possa ter”, frisou o presidente da sessão de posse.
Ao falar em nome dos contratados, o professor Wilian Mateus expressou sua gratidão pela homenagem. “Quero aqui agradecer em nome dos contratados essa homenagem da APUG. É muito bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. Estou deixando a Unirg com a ciência do dever cumprido e feliz pelo reconhecimento dos alunos e do sindicato. Venho também lamentar a ausência de um representante da Fundação e da Reitoria na solenidade. Infelizmente não veio nenhum”, reclamou o professor.
Na sequência a nova diretoria foi empossada, tendo na presidência o professor Gilberto Correia da Silva, que agradeceu aos diretores que hoje estão deixando a gestão, mas não a militância e o enfrentamento dos graves problemas que os docentes, como toda a classe trabalhadora, seja público ou privada terá nos próximos anos, com a retirada dos direitos trabalhistas, que já vem ocorrendo há tempos, mas que foi intensificado desde a posse do atual governo federal, produzindo um verdadeiro efeito cascata, atingindo aos setores das universidades estaduais e municipais e todo o setor privado brasileiro.
Participaram da solenidade, a presidente da Sesduft-Andes, Neila Sousa, o vice-presidente da Regional Planalto do Andes, Maurício Silva, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Gurupi, Lucileia Barbosa Nascimento e o vereador Ivanilson Marinho, representando o legislativo gurupiense. A ausência da Reitoria e da Fundação Unirg foi notada, especialmente porque foi a primeira vez em 31 anos de existência da Apug, que não teve representante na posse da Apug.
O representante do ANDES-SN, Mauricio Silva, enfatizou a necessidade e a importância da participação dos sindicalizados nas ações e nas lutas da seção sindical, para que o setor seja fortalecido e a classe possa cada dia mais ser engajado, ciente das “dificuldades impostas pelos gestores, para que os docentes estejam divididos e alheios aos desmontes que estão sendo praticados. Parabéns a diretoria que entrega o cargo e que a nova diretoria continue atuante e presente, dando respostas às necessidades dos docentes da Unirg”, ressaltou Mauricio Silva.
Ao final foi servido um coquetel aos presentes na área de lazer da Apug. Ato contínuo, o presidente eleito e empossado já fez publicação do Edital de Convocação para alteração do Regimento Geral da Apug, visando adequar às mudanças efetuadas, especialmente na Universidade Unirg e a ampliação acadêmica para outras regiões do Estado. "Precisamos também adequar as mudanças no sindicato para que possamos imediatamente acompanhar as instalações da Universidade nas cidades propostas no projeto protocolado no Conselho Estadual de Educação. O sindicato precisa acompanhar de perto as mudanças e cobrar adequações e instalações de qualidade para o bom desenvolvimento da docência e da qualidade de vida dos trabalhadores nas outras cidades em que a Universidade Unirg vai atuar", explicou o novo Presidente, Gilberto Correia.
A assembleia acontecerá no dia 12, na abertura da confraternização dos servidores da Unirg, no Palacius Real, às 11horas em primeira convocação e às 11h15min, em segunda e última convocação.