Publicidade

ESTADO

Carlesse entrega kits e destaca importância do ensino musical nas escolas públicas

02/12/19 17:20:01 | Atualizado em: 02/12/19 17:20:01

"Essas bandas escolares são fundamentais. A partir delas, podem despontar talentos e grandes profissionais”. A declaração foi dada pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta segunda-feira, 2, durante solenidade de entrega de 49 kits musicais para escolas da rede estadual de ensino. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, deputados estaduais e diretores regionais de Ensino do Estado.. “Isso é uma pequena amostra daquilo que a gente quer para os nossos alunos e também para que os nossos professores se sintam valorizados ao contar com escolas melhor equipadas para participar de eventos”, enfatizou.
O governador entende que todas as unidades escolares da rede pública deveriam contar, há muito tempo, com bandas e atividades do gênero como forma de incentivo. Segundo disse, esses equipamentos são importantes para a vida estudantil e para promover solenidades festivas nas datas cívicas, a exemplo do 7 de Setembro.
Ao todo, foram beneficiadas 49 escolas de Ensino Médio do Tocantins. O kit conta com trompetes em sib, trombones de marcha em sib, trompas da marcha em sib, euphonium em sib, tuba ¾ si bemol, caixas tenor de marcha, bumbo de marcha, par de pratos 14", destinados às atividades de bandas escolares. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e custaram R$ 870 mil recursos provenientes de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação (FNDE/MEC).
A titular da pasta da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que a proposta é equipar as escolas para oportunizar, aos jovens, atividades para ficarem mais tempo no ambiente escolar e, a partir daí, exercitarem os seus talentos. “Dentro dessa proposta de protagonismo juvenil, esses equipamentos entregues às escolas são fundamentais, porque a educação está cada vez mais presente nas atividades das diversas áreas da sociedade e os nossos jovens estão ansiosos para mostrar as suas competências. Esses kits constituem um mecanismo importante que o governo do Estado proporciona à comunidade estudantil”, afirmou.
A diretora regional de Ensino de Paraíso do Tocantins, Meirivânia Arraes, também destacou que os equipamentos entregues pelo governador Mauro Carlesse são ferramentas que vão fortalecer o protagonismo juvenil nas unidades escolares. “Os kits vão fortalecer o protagonismo juvenil nas unidades escolares, bem como, o processo de ensino/aprendizagem, porque a música sempre contribui nesse processo”, explicou.