Publicidade

Agência de Fomento

Governo divulga relatório administrativo do 1º semestre de 2019

17/10/19 17:00:50 | Atualizado em: 17/10/19 17:00:50

O Governo do Estado do Tocantins por meio da Agência de Fomento divulga por intermédio do Diário Oficial do Estado (DOE) nº5.462, nesta segunda-feira, 14, o relatório com as demonstrações contábeis do órgão relativas ao primeiro semestre de 2019, finalizado em 30 de junho.

Conforme o relatório, no 1º trimestre de 2019, não prospectou clientes, em virtude da transição da diretoria executiva e Conselho de Administração. Neste trimestre, o setor de prospecção trabalhou com a realização de visitas pós-crédito, atendimentos internos e outros setores na implementação de melhorias e políticas operacionais da instituição.

Já no 2º trimestre, a Fomento começou suas ações para captar Micro e Pequenas Empresas Individuais (MEI’s) para a aplicação de crédito. A Agência também iniciou parcerias como Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), entre outros e participou de eventos como a Agrotins, Rodadas de Negócios Fieto, Semana Mei, Prime Beauty e Invest Turismo no Jalapão.

A presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, afirmou que conta muito com o apoio do Governo e que no último trimestre, a Agência conseguiu liberar mais créditos que a média dos últimos quatro anos. “Estamos trabalhando também em busca de recursos junto aos bancos; Basa, Bndes e Finep, visando a geração de emprego e renda no Tocantins”, afirmou a presidente Denise Rocha.

Ainda no primeiro semestre de 2019, a Fomento inaugurou um ponto de atendimento no espaço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Gurupi para atender todos setores produtivos da região.

A Fomento

A Agência de Fomento é uma instituição financeira não bancária, organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital fechado, que atua sob a supervisão do Banco Central do Brasil e rege-se por seu Estatuto Social, Lei das Sociedades Anônimas e demais disposições legais que lhe forem aplicáveis. Foi criada em 2002 pela Lei Estadual nº. 1.298 e tem como acionista majoritário o Estado do Tocantins.

Como instituição de fomento, a Agência dá prioridade no atendimento às micro e pequenas empresas, profissionais liberais e aos empreendimentos formais, oferecendo financiamento para investimentos por meio do programa de Microcréditos e seu subprograma giro e fixo. Neste período, a Agência de Fomento vem trabalhando para implementar, ainda em 2019, novas medidas operacionais para melhorar ainda mais o atendimento às empresas, através da aplicação de recursos próprios com mais agilidade e segurança nos processos.