Publicidade
Publicidade

UFT

UFT está entre as 20 melhores universidades do país

18/09/19 15:50:00 | Atualizado em: 18/09/19 15:50:00

A Universidade Federal do Tocantins está entre as 20 melhores universidades do país no quesito Governança. É o que revelam índices do Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). Divulgado anualmente, o índice comparativo da UFT dos anos de 2017 e 2018 revela um crescimento de até 30 pontos percentuais em algumas avaliações. Em 2017 a UFT figurava entre as 60 melhores; o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG) de 2018 traz um crescimento substancial, fazendo com que a Universidade figure na 20ª posição.

De acordo com o reitor Luís Eduardo Bovolato, os números revelam que a UFT está realizando seu trabalho dentro do que está proposto, inclusive, no programa de gestão. "É muito satisfatório ver que estamos fazendo bem o nosso trabalho e melhorando nossos índices; revela a melhoria de nosso desempenho como instituição e esperamos replicar isso em todas as áreas, internalizando e compartilhando os resultados positivos", disse em reunião de gestão em que foram apresentados os números. Bovolato acrescentou ainda que "há um grande esforço no sentido de buscar a profissionalização da gestão e a busca permanente pelo aprimoramento".

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, ao apresentar os dados, enfatizou que o salto qualitativo nos índices indica o aprimoramento das ações de gestão. "É importante dizer que o trabalho interno - como a ação da Auditoria que vem sendo feito no aprimoramento desses índices é importantíssimo. Sermos avaliados por um órgão externo como o TCU e indicados entre os que estão com melhor governança entre as universidades pesquisadas é muito positivo", pontuou. Ela diz ainda que "é um grande passo para atingirmos os objetivos finalísticos da Instituição - o Ensino, a Pesquisa e a Extensão".

Dados do TCU
O Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União teve, em 2018, 498 instituições respondentes, entre autarquias, bancos, casas legislativas, empresas estatais, instituições militares, tribunais, unidades de saúde, órgãos executivos e instituições de ensino - como a UFT - entre outras.