Publicidade
Publicidade

TURISMO

Kátia discute com governo construção de aeroportos no TO

18/09/19 15:39:56 | Atualizado em: 18/09/19 16:41:22

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) esteve nesta quarta-feira (18) com o Secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann - do Ministério da Infraestrutura -, para discutir demandas por construção ou ampliação de aeroportos no Jalapão e nas cidades de Dianópolis, Porto Nacional e Gurupi.

Kátia Abreu levou à sugestão para que o aeroporto de Porto Nacional se torne uma base aérea da aeronáutica brasileira. A parlamentar, ao lado do prefeito Joaquim Maia, já se reuniu com o Comando da Aeronáutica para tratar da mudança, que poderá levar desenvolvimento e empregos para a cidade.

“A construção de uma nova base aérea em Porto Nacional não se justifica já que o aeroporto da cidade está pronto para ser utilizado”, afirmou a senadora. O secretário Glanzmann disse que o pleito se justifica pela grande economia de recursos públicos e pelos ganhos sociais e econômicos que a transferência poderá trazer para Porto Nacional.

Dianópolis
Para Dianópolis, a senadora tratou de recursos a fim de que o aeroporto da cidade passe a receber aeronaves ATR – que são turboélices de médio porte com capacidade para até 72 pessoas, muito utilizados na aviação regional. O terminal necessita de investimento em iluminação, balizamento e sinalização no valor de R$ 4 milhões.

Gurupi
Sobre Gurupi, a senadora afirmou que está trabalhando para que o governo do Tocantins transfira a outorga do aeroporto da cidade para a prefeitura. Destacou que os recursos para início do projeto de ampliação já estão disponíveis, no valor de R$ 2 milhões.

“A exemplo do que o ex-governador Siqueira Campos fez com o aeroporto de Araguaína, trabalhamos para que governo do estado transfira a outorga para que o prefeito de Gurupi possa dar andamento aos investimentos, uma vez que a prefeitura já administra atualmente o terminal e dispõe dos recursos da contrapartida para o investimento”, disse Kátia Abreu.

Jalapão
Maior atrativo turístico do Tocantins, o Jalapão também foi tema da reunião de Kátia Abreu com a Secretaria de Aviação Civil. A senadora cobrou a liberação de recursos para a construção de um aeroporto na região para aeronaves ATR a fim de impulsionar o turismo, gerar empregos e renda no Jalapão.