GURUPI

Show da Banda Falamansa marca a abertura do 20° Arraia da Amizade

16/06/19 10:57:24 | Atualizado em: 16/06/19 10:57:24

O Arraiá da Amizade de Gurupi foi aberto na noite desta sexta-feira, 14. Em sua 20° edição uniu-se com o 3° Arraiá da UnirG, deixado a festa maior e ainda mais bonita. Mais de 10 mil pessoas prestigiaram as apresentações da primeira noite da festividade, este ano realizada no Campus I da Universidade de Gurupi (UnirG). A noite foi encerrada ao som da banda nacional Falamansa.

“Estou muito feliz com o a junção do Arraiá da Amizade com o Arraiá da UnirG, a festa ficou grandiosa e percebemos que a comunidade aceitou a nossa proposta. As arquibancadas ficaram lotadas e com um público muito animado. Foi a primeira vez que trouxemos uma banda de nome nacional; viemos para um local mais amplo, estamos acolhendo a comunidade dentro de uma universidade. Então essa é uma devolutiva muito importante para nós enquanto gestão”, avaliou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

As festividades foram iniciadas com as apresentações especiais da UnirG, aberta pelo Ballet da Casa de Cultura e em seguida os grupos juninos “Caipira” da Educação Pedagogia, “Us fora de Ordi” e “Rastro de Cobra”, que inovaram em suas apresentações, misturando a cultura tradicional com coreografias e ritmos da atualidade. Também se apresentaram na primeira noite o grupo da terceira idade.

Seguindo a tradição, foi realizado o concurso de Rainnha do Arraiá 2019. Onze candidatas se apresentaram, sendo elas representantes das juninas Luz do Luar, Tradição Matuta, Pé de Toddy, Engenharia do Sertão, Pizada da Butina, Fogo de Pimenta, Arrasta-pé da Liberdade, Fulô de Mandacaru, Canfundó do Brejo e Explosão Amor Caipira. O resultado do concurso será dado neste sábado, 15, segunda noite do 20º Arraiá da Amizade e 3º Arraiá da UnirG.

Concurso de Juninas 2019

As apresentações do concurso de juninas foram divididas em duas categorias: Tradicionais/Acesso e Profissionais/Estilizadas. A primeira composta por quadrilhas juninas representantes da comunidade como escolas, associações ou igrejas. Já a segunda por juninas que já participaram de eventos e atividades culturais e que tenham no mínimo três meses de existência.

Esta primeira noite ficou por conta das tradicionais. Apresentaram as juninas Luz do Luar, Tradição Matuta, Pé de Toddy e Engenharia do Sertão. Os grupos da categoria Profissional: Pizada da Butina, Fogo de Pimenta, Arrasta-pé da Liberdade, Fulô de Mandacarú, Cafundó do Brejo e Explosão Amor Caipira, se apresentarão nesta noite, 15, que será encerrada ao som da banda regional Skema Brasil e do cantor Mario Souzza.

Arraiá da Amizade

O evento faz parte do projeto Cultura e Arte por Toda Parte e é considerado uma das festas mais populares de Gurupi. O evento está há 20 anos no calendário oficial do município e tem o objetivo de incentivar e valorizar uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira: a festa junina.