Publicidade

PALMAS

Taquaruçu pode ser capital por um dia sem votação da Câmara

Evento acontece amanhã

31/05/16 08:40 | Atualizado em: 31/05/16 08:40

O distrito de Taquaruçu será Capital por um Dia nesta quarta-feira, 1º. Nessa data o Legislativo e o Executivo transferem sua sede para o local, distante 34 KM do centro de Palmas. O prefeito vai transferir seu gabinete e os vereadores deveriam discutir e votar requerimentos e projetos de lei para melhorias do local. Entretanto, pelo menos por parte do Legislativo isso não deverá acontecer.

No caso da Câmara, em função de desentendimentos entre os aliados do prefeito Carlos Amastha (PSB) e a oposição, tudo indica que não vai passar das discussões, já que a pauta está trancada na Casa.

A pauta está trancada porque há Medidas Provisórias que precisam ser votadas antes de outros projetos de lei. Porém, os vereadores da base do prefeito – que são maioria – permanecem no plenário apenas durante as discussões, saindo do local na hora das votações.

O problema é que o vereador José do Lago Folha (PSD), líder do governo na Casa, discorda da forma como foram reformuladas as comissões permanentes, já que a oposição ficou com as principais, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Festival Gastronômico

Aqueles que estão ansiosos para saborear as diversidades culinárias do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) poderão matar um pouco dessa vontade e se deliciarem durante a programação de "Taquaruçu Capital”. É que a prefeitura vai levar ao público uma prévia do festival mais aguardado da cidade. A prévia vai prestigiar a gastronomia do distrito que cedeu a condição de município para que Palmas pudesse ser a capital do Estado.

Capital por um dia

A transferência da sede dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas para Taquaruçu é em homenagem ao antigo Município de Taquaruçu do Porto, que abriu mão de sua territorialidade para a implantação da capital do Estado, Palmas. O evento obedece ao disposto no artigo 3º da Constituição Estadual e no parágrafo segundo do Art. 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53).

FGT

Completando uma década de existência como o principal evento de fomento à gastronomia regional na capital, o Festival Gastronômico de Taquaruçu tem como objetivo principal valorizar os ingredientes da culinária regional e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem conter ingredientes típicos da culinária tocantinense. Neste ano, a 10ª edição acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, e vem como uma novidade, a inclusão de uma cota especial de 35% destinadas aos moradores de Taquaruçu, o que corresponde a 25 barracas. (Com informações Secom/Palmas)