Publicidade
Publicidade

ESTADO

Governador lança pacto para tentar fortalecer sistema de saúde

A cerimônia será realizada às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia.

31/05/16 08:14 | Atualizado em: 31/05/16 08:19

O governador Marcelo Miranda lançará nesta terça-feira, 31, a Pactuação da Atenção à Saúde do Estado do Tocantins (Pase-SUS). A cerimônia será realizada às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia.

A iniciativa do Governo visa fortalecer a assistência básica com a melhoria dos serviços de assistência, vigilância e gestão hospitalar dos municípios tocantinenses. O objetivo da Pase-SUS é beneficiar mais de 1,5 milhão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, por meio da integração de serviços da atenção primária e vigilância em saúde municipal.

A expectativa é de que esta pactuação amplie os reflexos positivos na atenção hospitalar do Estado com a diminuição de encaminhamentos de usuários dos municípios para os hospitais, especialmente para as unidades hospitalares de grande porte.

A pactuação também tem como meta fortalecer as ações locais e regionais de saúde na assistência municipal, para manutenção da assistência farmacêutica básica; compra de insumos complementares aos usuários insulinodependentes e medicamentos da saúde mental; manutenção de Hospitais de Pequeno Porte (HPP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas; e de Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Adesão A adesão ao Pase-SUS será feita por meio das secretarias municipais de saúde, sendo requisito o atendimento às Pactuações de Indicadores Estratégicos em âmbito municipal e regional para 2016.

Além dos gestores municipais terem que promover a melhoria contínua da qualidade e resolubilidade na assistência básica, por meio do apoio integrado da Secretaria de Estado da Saúde.