Publicidade

DE CAMAROTE

Por Hércules Dias

Coluna

04/11/19 07:28 | Atualizado em: 04/11/19 09:52

DE CAMAROTE

Democracia ameaçada


A prefeita Cinthia Ribeiro tem evitado lugares públicos depois de  ingressar com uma ação na Justiça, solicitando ao Judiciário que determine ao ex-Cabo da Polícia Militar, Nelcivan Costa Feitosa, (conhecido como Pastor Nelcivan), que mantenha uma distância mínima de 500 metros da gestora. e ter  seu pedido negado pelo judiciário. A observação foi feita por um vereador de Palmas, que comentou que Cinthia não tem aparecido nos últimos eventos da prefeitura, como o lançamento do Circuito Gastronômico de Taquaruçu. A verdade é que vivemos num país democrático e qualquer tentativa de impedimento do simples "ir e vir", seja com ameaças ou perseguições, principalmente de autoridades, é um retrocesso imperdoável!

02/11/19 11:22 | Atualizado em: 02/11/19 11:22

OPINIÃO DE HÉRCULES DIAS

Na política, o intuito é um só, o bem estar da população


Recuperar a imagem de uma cidade é uma das coisas mais difíceis, tanto para os políticos - em especial para, prefeitos, vereadores, deputados, quanto para a população enquanto comunidade . Desfazer é a coisa mais fácil, como tudo na vida, com raras exceções! Tudo o que foi construído durante vários anos de sacrifício, pode se desmoronar em pouco tempo. Ronaldo Dimas sabe do que estou falando, viveu isso na pele, como um excelente administrador de uma das mais importantes cidades do Norte do país. Dimas tem consciência de que Araguaína está sendo considerada um município violento - todos os dias, inclusive, deparamos com ocorrências policiais ocorridas na cidade -  tanto é, que já anunciou a implantação da Guarda Civil, numa acertada iniciativa, divulgada pelo PORTAL STYLO.  Mas não somente a GCM será a solução definitiva para frear a violência em Araguaína. Tem que exigir medidas mais enérgicas dos órgãos competentes, como a PM e a Polícia Civil. Tem que exigir de Mauro Carlesse que faça a parte dele, enquanto governador deste Estado, pois os dois exercem cargos públicos (do povo), sendo assim, na classe política não existem inimigos, ou pelo menos não poderia existir, e sim adversários e concorrentes! Quem viver, verá! (Hércules Dias)

02/11/19 08:40 | Atualizado em: 02/11/19 10:53

DE CAMAROTE

"Amastha tem que ter idéias próprias, iniciativas próprias", diz Raul Filho


Dia desses, conversei demoradamente com o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, e entre outros assuntos, perguntei qual resposta ele daria a Carlos Amatha que o tinha criticado severamente numa entrevista a um colega jornalista. Raul me respondeu que "em relação ao Amastha, nada a comentar. Silêncio. Ele merece todo meu silêncio. Ele já fala demais!" Ontem conversei novamente com o Raul. Agora, mais tranquilo, depois de ser inocentado num processo administrativo, ele resolveu falar sobre, o também, ex-gestor da capital palmense, o colombiano Carlos Amastha. Falou pouco, mas contundente: "Amastha, tem que ter idéias próprias; um cronograma de governo próprio, iniciativas próprias, se algum dia, em qualquer lugar que seja, resolver voltar ao poder, pois nunca teve". Raul Filho confirmou à DE CAMAROTE que vai disputar a prefeitura de Palmas e que vai definir a escolha do partido até janeiro do próximo ano! Quem viver, verá! (Hércules Dias)

30/10/19 15:14 | Atualizado em: 31/10/19 22:26

DE CAMAROTE

200 milhões na praça: governo antecipa pagamento dos servidores


Com o anúncio do pagamento da folha dos funcionários estaduais, no último dia do mês trabalhado, no caso 31 de outubro, o governo do Tocantins coloca em circulação quase dois milhões de reais, aquecendo sobremaneira a economia no estado. 
Este é o segundo mês que o governo liquida a folha de pagamento de forma integral. Para alcançar essa meta foram adotadas várias medidas de ajustes financeiros e, ainda no ano passado, iniciou-se o pagamento em duas etapas. Na primeira, recebiam os servidores com salários de até R$ 3,1 mil e, na segunda, os demais servidores.
Paralelo à manutenção do pagamento integral da folha no dia 1º, o Governo também vem pagando o 13º salário no mês de aniversário do servidor.


25/10/19 10:23 | Atualizado em: 25/10/19 10:24

DE CAMAROTE

Servidores públicos aproveitem seus momentos de glória!


Administradores municipais investem maciçamente neste filão, chamado servidor público. Politicamente falando, é a fatia mais disputada entre aqueles que almejam  cargos eletivos. Nunca na história deste país, funcionários públicos foram tão paparicados. Merecidamente! O Dia do Servidor Público dos três maiores municípios do Tocantins será devidamente comemorado, com dinheiro no bolso, pelo menos no caso dos servidores palmenses. Melhor notícia aos funcionários públicos municipais não poderia ser.

A prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro, inclusive,  anunciou na noite da última quinta-feira, 24,  o pagamento antecipado dos servidores da Capital, como também da quitação das progressões de 2018, e, ainda decretou ponto facultativo na data em que se comemora, na próxima segunda-feira, 28, o Dia do Servidor. O salário já estará disponível para saque nas primeiras horas desta sexta-feira, 25.

Os prefeitos de Araguaína e Gurupi, Ronaldo Dimas e Laurez Moreira, também aderiram à determinação de Cinthia Ribeiro, decretando ponto facultativo para seus funcionários, no próximo dia 28, segunda-feira, exatamente a data em que se comemora o Dia do Servidor Público. Dimas e Laurez, só não confirmaram se iriam acompanhar o exemplo da prefeitura de Palmas, na quitação da Folha de pagamento antecipadamente! Quem viver, verá! (Hércules Dias)


24/10/19 09:48 | Atualizado em: 24/10/19 09:33

DE CAMAROTE

Bolsonaros no inferno astral. Eduardo poderá ser expulso e Flávio, destituído


O astral da família Bolsonaro está em baixa. Primeiro, o deputado Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara dos Deputados, é alvo de um pedido de expulsão do partido. A representação foi entregue à executiva nacional do PSL e também solicita que seja destituído o comando do PSL no estado de São Paulo, presidido por Eduardo. Segundo, o senador Flávio Bolsonaro , que comanda o PSL-RJ, também pode ser alvo de uma representação similar a que destitui o comando paulista. 
A crise na sigla foi destacada pelo "Congresso em Foco" em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha. Possivelmente o partido sofrerá importantes baixas.
O clima piorou no dia 8 de outubro, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer a sigla e que o presidente do partido, Luciano Bivar, estava queimado. Desde então, aliados de Bolsonaro e de Bivar travam uma disputa interna. A última delas, acirrada desde ontem, é pela função de líder da bancada na Câmara.(Hércules Dias, com informações do Congresso em Foco)


24/10/19 09:11 | Atualizado em: 24/10/19 10:56

DE CAMAROTE

Presidente em exercício recebe o colega Irajá


O senador tocantinense Irajá Abreu,foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente da República em exercício,  Davi Alcolumbre, que ocupa o cargo interinamente até o fim desta semana. Na reunião, ao lado de outros parlamentares, conversaram sobre pautas prioritárias para o fortalecimento do municipalismo, o Novo Pacto Federativo e a regularização fundiária nas terras da União nos estados da Amazônia Legal. "Ter o presidente do Senado ocupando o cargo de Presidente da República é motivo de muito orgulho para nós senadores", comentou Irajá. 







23/10/19 15:48 | Atualizado em: 23/10/19 15:05

DE CAMAROTE

Subtenente PM Ferreira admite candidatura em Lajeado


Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), que confirmou a cassação dos atuais gestores do município de Lajeado, prefeito e vice-prefeito, por abuso de poder político cometido durante o pleito eleitoral, o renomado subtenente Ferreira Dias, mais conhecido como Ferreira, de Polícia Militar do Tocantins, revelou à DE CAMAROTE que resolveu colocar o nome dele à disposição do eleitor  também para a disputa na eleição suplementar. Esclarece ainda que segue firme com a pré-candidatura nas eleições ordinárias de 2020, buscando ser o representante do povo de Lajeado se assim, eles entenderem.Quem viver, verá. (Hércules Dias)




20/10/19 20:33 | Atualizado em: 21/10/19 10:11

DE CAMAROTE

Da série "A quem interessar possa"


Na sexta-feira passada, eu estava papeando com um contemporâneo meu da imprensa de Goiás, hoje um dos mais brilhantes jornalistas do DF, sobre  o avanço do Centrão no governo Bolsonaro (estima-se que o número de deputados do grupo, varia entre 200 e até 250 parlamentares, com partidos sem viés ideológico caracterizado. É possível dizer, porém, que neste governo Bolsonaro,  os partidos do Centrão são  PTB, PP, Solidariedade, PRB, PSD, MDB, PR, Podemos, Pros e Avante e, em votações específicas,  o DEM de Rodrigo Maia e o PSDB de João Doria). O Centrão e Bolsonaro não são aliados e nem inimigos, até porque o grupo age de acordo com as conveniências. Comenta-se, inclusive, que cargos de lideranças no Congresso Nacional estariam sendo "discutidos e avalizados" pelo Centrão. Em todos os níveis! Então toda atenção nos caminhos de nossas lideranças! Quem viver, verá!



19/10/19 11:02 | Atualizado em: 21/10/19 10:39

DE CAMAROTE

A contundência da embromação


Observadores políticos têm notado uma oposição tímida no Tocantins. Quase todo mundo do mesmo lado.  A unanimidade sempre foi muito  perigosa. “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar” A frase que dá título a este post é atribuída a Nelson Rodrigues, o genial escritor brasileiro que tem as mais contundentes tiradas da crônica brasileira. Político que só se posiciona como oposição apenas em épocas de eleições, não pode ser respeitado como um adversário e sim como um oportunista, porque o importante é o debate de ideias, a fiscalização da coisa pública. O eleitor tem que ficar atento à conduta de cada político que se fantasia de oposicionista. Esse papo de que a oposição e a situação tem que se unir em prol de uma causa única, é balela, enganação! Se isso acontecer o povo ficará órfão! Mais uma vez!. Quem viver, verá!


18/10/19 20:49 | Atualizado em: 21/10/19 10:27

DE CAMAROTE

Wagner Rodrigues: Estou preparado para ser o prefeito de Araguaína


"'Estou preparado para administrar Araguaína, para dar continuidade ao trabalho do atual prefeito, Na verdade será fácil, pois já ocupei seis secretarias; ladeado com o Ronaldo Dimas, vinte e quatro horas, com a convicção da minha responsabilidade, do meu caráter, da minha transparência, e da minha humildade" palavras do secretário chefe de gabinete da prefeitura de Araguaína, no Tocantins, Wagner Rodrigues, ao responder uma pergunta de DE CAMAROTE, sobre a disponibilidade de disputar a prefeitura daquele município.
Dia desses a coluna fez a mesma pergunta ao atual secretário da Agricultura do Estado, César Hallum, que afirmou, categoricamente, que também disputaria o comando administrativo de Araguaina, nas eleições municipais de outubro próximo. Quem viver, verá!


17/10/19 15:23 | Atualizado em: 17/10/19 16:26

DE CAMAROTE

Gomes na liderança do Governo no Congresso Nacional anima o Tocantins


O senador tocantinense Eduardo Gomes, do MDB, é o novo líder do Governo no Congresso Nacional, que segundo informações, a notícia teria sido confirmada pelo líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, colega de partido de Gomes. Ele substitui a deputada federal Joice Hasselmann, do PSL, que não. apoiou a iniciativa de colocar Eduardo Bolsonaro como líder do partido na Câmara, o que teria irritado o presidente Jair Bolsonaro, levando-o a trocar a liderança do governo no Congresso Nacional.Jair Bolsonaro é um dos admiradores do senador Eduardo Gomes, que há algum tempo estuda uma maneira de tê-lo mais próximo a ele. Inclusive, o nome do parlamentar tocantinense, teve em destaque na imprensa do país, como o eventual substituto do ministro Onix Lorenzoni. Uma notícia animadora para a política do Tocantins, que luta para resgatar, a imagem do estado, tão arranhada ultimamente! Quem viver, verá! (Hércules Dias) 


17/10/19 07:18 | Atualizado em: 18/10/19 08:07

DE CAMAROTE

É hoje! Laurez recebe convidados para lançamento da Transbananal


Nesta sexta-feira, 18, estarão em Gurupi, o alto mundo da política tocantinense. De A a Z, de Carlesse a Kátia Abreu, representantes de todas as correntes partidárias do Estado estarão se confraternizando no lançamento da Transbananal. Inclusive com políticos de fora, como o governador do Mato Grosso, Mauro Mende,  e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, convidados para este grande acontecimento cívico. A imprensa nacional - o PORTAL STYLO marcará presença - estará em terras gurupienses, no Centro de Convenções Mauro Cunha,  para festejar este marco, para a cobertura do evento e, mais ainda, aproveitando a oportunidade, para questionar nossos representantes, como a sucessão municipal, retomada das obras pelo governo estadual, que tem à disposição 600 milhões de reais para as edificações. E ainda, na esfera tocantinense, a reforma administrativa que o governador Mauro Carlesse gostaria de fazer. Tudo isso, tendo como anfitrião o prefeito Laurez Moreira, de Gurupi, o "prefeito das transformações". Quem viver, verá! (Hércules Dias)


10/10/19 17:37 | Atualizado em: 17/10/19 16:05

POLITICA

"O poder emana do povo para o povo e pelo povo"


Quando o homem é imbatível, pelas qualidades que possui e pelas conquistas humanas que consegue ao longo da existência, às vezes, na contramão do bom senso e no incentivo às discórdias que sua magnitude de um cidadão preocupado com o bem estar de seu próximo, incomoda, inclusive ao Poderes Constituídos, é porque algo de muito grave está acontecendo.
 
Uma tomada de posição da sociedade organizada do município, não seria, em hipótese alguma, uma rebeldia, e sim uma resposta às decisões jurídicas ao inverso da vontade popular. Pessoas de bem do município de Porto Nacional, não apoiariam em hipótese alguma  o "Ativismo Judicial," que é considerado como "um fenômeno jurídico,  e que costuma ser designado como uma postura proativa do Poder Judiciário na interferência de maneira regular e significativa nas opções políticas dos demais poderes"

No caso em voga, parece nitidamente que outros Poderes do municiípio, querem engaladamente interferir na vontade do eleitor, que está demonstrando seu desejo de construir um futuro melhor para as camadas sociais mais carentes, para o produtor ávido de boas condições para o plantio do alimento para a mesa do trabalhador rural, para suprir os anseios do empresário em promover empregos e divisas para os portuenses. A interferência num processo eleitoral sem a necessária razão é um contracenso e uma falta de respeito aos que interessam diretamente na ascenção daquele que será o escolhido para dirigir todo esse mundo de valores inquestionáveis. Quem viver, verá! (Hércules Dias)

Entenda o caso
 "O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade e três pessoas beneficiadas pela prática de nepotismo durante sua gestão foram condenados em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
A ação do MPTO relata que foram nomeados pela administração municipal Marcélio Bezerra Maya para o cargo de secretário de Habitação e Meio Ambiente; e seu filho, João Paulo Essado Maya, como coordenador na mesma secretaria.
O terceiro caso se refere à nomeação da sobrinha do prefeito, Patrícia Pereira Andrade Alencar, para cargo de diretora na Secretaria de Saúde.
Os réus terão os direitos políticos suspensos por cinco anos, ficarão impedidos de contratar com o poder público e de receber benefícios fiscais e de crédito pelo mesmo período, bem como terão que pagar multa equivalente a quatro vezes o valor da remuneração que recebiam.
A alegação do Ministério Público, reconhecida pela Justiça, é de que as nomeações contrariaram a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente da autoridade nomeante e de servidor que já exerça cargo em comissão, cargo de confiança ou que possua função gratificada.
A Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa foi proposta pelo promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva. A sentença condenatória foi expedida pelo juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira no dia 10 de setembro. Ainda cabe recurso da decisão". 



09/10/19 20:50 | Atualizado em: 17/10/19 16:46

POLITICA

Carlesse comemora 600 milhões para obras


.Quase R$ 600 milhões para o Tocantins foram aprovados, nesta quarta-feira, 9, pelo  Tribunal de Contas da União - TCU que aprovou por unanimidade a liberação para os empréstimos, para obras no estado.Nos municípios de Gurupi e Araguaína, com a conclusão do Hospital Geral de ambos os municípios; além de rodovias, como, por exemplo, de Gurupi ao Trevo da Praia. A Caixa Econômica Federal já está autorizada a conceder os empréstimos ao Estado do Tocantins. Também obras de infraestrutura em todos os 139 municípios. de Cerca de R$ 130 milhões, serão destinados  a construção da ponte de Porto Nacional na TO-255. De Brasília,  o governador Mauro Carlesse, comemorou efusivamente mais "mais essa grande vitória do povo tocantinense". Quem viver, verá!


09/10/19 09:33 | Atualizado em: 09/10/19 15:19

DE CAMAROTE

Kátia Abreu na disputa


A possibilidade de Kátia Abreu disputar a prefeitura de Palmas, no próximo ano, começa a tomar força. A senadora não confirma a informação exclusiva da coluna DE CAMAROTE, mas a ideia da candidatura, não lhe desagrada. Kátia tem a consciência de que  enfrentar a reeleição, em  2022,  será uma tarefa muito mais difícil do que se imagina. O senado terá apenas uma vaga para ser disputada. Exatamente o lugar da própria Kátia Abreu.

Briga feia

A disputa pela única vaga no senado, terá uma disputa ferrenha aqui no Tocantins. Nomes estão aparecendo com maior frequência na rodas políticas do estado, como o  ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o próprio governador Mauro Carlesse, o ex-senador Ataídes Oliveira, Paulo Mourão, César Hallum e aí por diante.