Publicidade

DE CAMAROTE

Por Hércules Dias

Coluna

10/09/19 10:38 | Atualizado em: 10/09/19 11:11

DE CAMAROTE

Nos dias de hoje Diógenes iria se decepcionar de novo


Há 2.000 anos, o filósofo grego Diógenes saiu de casa com uma lanterna na mão. O sol brilhava naquela manhã, todos perguntavam a ele a razão de levar uma lanterna e por que fazia isso. Diógenes respondia: "Procuro um homem". Segundo ele, não havia nenhum homem nas ruas e nos lugares públicos. Diz a lenda que não encontrou nenhum, todos eram incompetentes ou corruptos.

Tenho pensado muito sobre essa História de Diógenes em relação ao Tocantins. Meus pensamentos se tornam preocupação. Sério mesmo. Os homens de bem da politica tocantinense têm que se manifestar. O estado não aguenta mais tanto escândalos, tanta troca de insultos; denúncias em alta escala confundem o eleitor. Ninguém suporta tantos vídeos e áudios, com xingatórios (sem poupar palavras de baixo calão). De um lado, pessoas sem representatividade, sem preparo para lidar com assuntos da comunidade, da qual ele se intitula guardião, sem a legitimidade outogarda pelo povo. Do outro, as lideranças tidas como donas da vontade popular.
E nunca seria por aí. Onde estão os homem de bem deste estado, que o filósofo Diógenes procurava com uma lanterna, à luz do dia?

O enfrentamento corpo a corpo, na disputa eleitoral, tomou rumos perigosos e inaceitáveis entre os nossos politicos. Tanto a oposição, quanto a situação estão navegando em águas turvas. Os anseios do povo foram deixados de lado; sem tempo, preocupados com a aproximação de novas eleições, nossos politicos viraram as costas justamente para àqueles que determinarão o fututo de cada um desses protótipos de homens públicos.

Até hoje , episódios envolvendo conhecidos politicos tocantinenses estão rendendo em angústias, intrigas e inimizades!
Brigas como aquelas que nada renderam para a comunidade, a não ser desgastes para o Tocantins, entre o deputado e o governador; e vereadores e a prefeita, em Palmas; o pior de tudo e o mais repugnante é usar a desgraça popular (muita gente sofreu na pele as consequências deste ato mesquinho e covarde) através de "queimadas provocadas", pois além de incitar o ódio, provoca prejuízo à fauna e a flora de nossa cidade; só teve um perdedor: o povo. Apesar que eu penso o contrário. Para mim quem também perdeu, foram os candidatos que pretendem disputar a próxima eleição, que encontrarão desânimos estampados em seus semblantes, desanimados com as confusões patrocinadas por àqueles que deveriam semear a concórdia entre os homens. Homens estes que Diógenes não encontrou, mesmo com uma lanterna durante o dia.  Quem viver, verá! (Hércules Dias)


04/09/19 07:06 | Atualizado em: 04/09/19 07:56

DE CAMAROTE

No tabuleiro de Carlesse está Gaguim, Barbosa, Toinho Andrade e Câmara Federal


Em politica tudo se sabe, basta ter uma imaginação fértil e noções de jogo de xadrez, para depois juntar as peças e montar histórias fantásticas de embates eleitorais. Inclusive,  fiquei sabendo,  por comentaristas do "senadinho" que Carlesse, Gaguim, Wanderley Barbosa, Antônio Andrade e companhia ltda, protagonizarão novos acontecimentos políticos do Tocantins. 

Carlos Gaguim vai enfrentar as eleições para o governo,  com o apoio de Mauro Carlesse, que por sua vez , vai tentar eleger, no ano que vem,  Wanderlei Barbosa para prefeito de Palmas, e, reeleger Antônio Andrade para a presidência da Assembleia Legislativa.

Wanderlei Barbosa se elegendo prefeito, o vice-governador fica sendo, hipoteticamente, Antônio Andrade, o primeiro na escala sucessória, assumindo o governo sempre na ausência do titular. Andrade poderá assumir, definitivamente, o mais alto cargo do estado do Tocantins, se Carlesse pleitear a disputa de qualquer função eletiva, o que o obrigará a pedir a renúncia seis meses antes.

 Mauro Carlesse, não podendo se candidatar ao governo, tentará o Senado ou Câmara Federal. Se optar pela segunda opção, ele herdará os colégios eleitorais do deputado Carlos Gaguim que disputará a sucessão estadual em 2022. Quem viver, verá! (Hércules Dias)




31/08/19 19:09 | Atualizado em: 31/08/19 19:09

DE CAMAROTE

A pedra no caminho, não é a mesma que lhe atiram


Tinha uma pedra no meio do caminho/
no meio do caminho tinha uma pedra". (Carlos Drumond de Andrade)
Os politicos tocantinenses estão em caminhos opostos e tortuosos, numa grande possibilidade de um colapso de um fracasso generalizado. Tornou-se prática comum entre políticos e imprensa, o bateu/postou/ levou. De repente, de uma hora para outra, nomes conhecidos do eleitorado tocantinense, nunca foram tão criticados e , ao mesmo tempo endeusados, como agora. O que me estranha, e me assusta até, é o momento dessas criticas e endeusamentos.
Os ataques desinfreados de todos os lados, com a participação efetiva, - ingerência até - de fake news, que alimentam a discórdia, são desastrosos para a democracia e para o futuro do nosso Tocantins.Quem viver, verá! 



30/08/19 18:33 | Atualizado em: 30/08/19 22:14

DE CAMAROTE

Não contavam com a astúcia de Toinho Andrade


Analistas politicos do "Senadinho" comentam a astúcia do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade, ao aceitar presidir o PTB estadual. Nem bem assumiu e já mostra como será sua gestão partidária anunciando a valorização da sigla, com a aglutinação de forças,
entre lideranças políticas de todo o estado, como vereadores, empresários e profissionais liberais.

 Um desses nomes seria Enoque Neto, que deixaria o PSL para seguir com o Partido Trabalhista Brasileiro, de Antônio Andrade. Outros nomes de importância estarão anunciando apoio politico ao deputado, quando assinarão suas filiações ao novo PTB. Quem viver, verá! (Hércules Dias) 


28/08/19 07:39 | Atualizado em: 28/08/19 08:26

A OPINIÃO DE HÉRCULES DIAS

O Morro dos Ventos Uivantes


Bateu, levou. Levou, bateu. E assim por diante. A história tem que ser contada com a verdade dos fatos, para não confundir a opinião pública.

Round 1

O deputado Vicentinho Júnior teria criticado o staf de Mauro Carlesse, dizendo que o Tocantins "é hoje um estado de corrupção”.

Round 2

O governador imediatamente tomou as dores de seus auxiliares.
"Quando ele xinga o Tocantins é como se ele xingasse a própria mãe e se quiser me processar que me processe. Eu tenho coragem de falar isso na cara dele, mas ele não tem porque é covarde. Eu tenho coragem demais para falar desse vagabundo, que nunca fez nada pelo Tocantins e agora por um oportunismo político quer aparecer”, reagiu Carlesse!

Round 3

O governador do meu Estado, Mauro Carlesse é “despreparado e desequilibrado” desabafou, em plenário, o deputado federal pelo Tocantins, Vicentinho Jr.
O parlamentar disse ainda que "nunca envergonhei o Tocantins. Nunca tive denúncias, nem investigações contra mim. Por isso não vou aceitar que esse governador venha macular minha imagem”, disparou


Um duelo?

O deputado Vicentinho baixou o nivel quando desafiou Mauro Carlesse, " se ele tiver coragem me mande uma mensagem marcando o dia, hora e o local para me chamar de "corrupto, vagabundo e covarde".
Aí ele vai sentir o peso da minha mão na sua lata”, ameaçou Vicentinho Junior. Quem viver, verá (Hércules Dias) 



23/08/19 09:13 | Atualizado em: 23/08/19 10:47

A OPINIÃO DE HÉRCULES DIAS

Governante tem que estar preparado às críticas; a oposição, melhor pontaria


"Na primeira noite eles se aproximame roubam uma flor do nosso jardim.

E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

(Esse conhecido poema faz parte do longo poema “No caminho com Maiakóvski” (1968) do brasileiro Eduardo Alves da Costa).

Quem está visível, logicamente é o mais visado. Não tem como ser diferente. Sem perrengues, sem insanidade. O homem público tem que estar preparado para as críticas e, até mesmo, para os ataques, como está acontecendo aqui no Tocantins. O alvo são os detentores do poder, como o governador Mauro Carlesse e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Seria anormal se não fosse assim. Mas esse bombardeio estaria vindo do povo, ou de interessados na derrocada dos governos estadual e municipal? O que você acha, leitor desta coluna DE CAMAROTE? A oposição brasileira sempre teve o costume ou a mania de atacar impiedosamente àqueles detentores de cargos públicos, principalmente os escolhidos pela vontade popular; ao invés de mostrar competência como oposicionista, mostrando que, se ele estivesse ali seria diferente. Mas o ataque, para muitos (não para todos, lógico)  seria o caminho mais fácil para mostrar os erros da situação. Ledo engano! O povo não suporta o denuncismo, as pessoas que só sabem criticar, sem apontar soluções! A opinião popular está exigindo que a classe política seja cada vez mais transparente, que tenha respeito com o eleitor, que não o abandone nas horas difíceis e nas horas de festas também, pois nos monentos das palmas o povo está junto, "companheiro, corregionário". Nos banquetes, o brinde está longe da periferia! Quem viver, verá! (Hércules Dias)


21/08/19 07:26 | Atualizado em: 21/08/19 08:06

DE CAMAROTE

Momentos de turbulências trazem o mau caráter, o bochevista e o denuncismo


A politica tocantinnense mais uma vez, passa por momentos de turbulências. Talvez os piores da história. Infelizmente estão lavando roupa em água suja. Estão se vangloriando mais pelo aspecto ruim, desatroso da coisa, do que o perigo de convivermos num estado sem identidade. Tem político bochevista se esbaldando com o episódio do vazamento de um áudio capcioso, mal conduzido, preconceituoso e debochado. Atingindo pessoas que não têm nada a ver com a bandalheira e cretinice de derrotados pela vida. Usar esses áudios para fazer politica é uma falta de bom senso, um desrespeito ao povo tocantinense. Estão valorizando um crime, sem punir o criminoso. Esse um é caso que deverá ser apurado pelos órgãos competentes, e que os culpados sejam punidos exemplarmente. Essa onda de denuncismo ( publicação nos meios de comunicação de pretensos fatos ou ocorrências não apurados com o rigor da ética jornalística e que, ao provocarem escândalo e sensacionalismo, geralmente visam a atingir a reputação de um indivíduo, de um grupo ou mesmo dos poderes) é muito perigosa, pois passamos a viver um estado em que o cidadão não tem direito a exercer sua própria cidadania. Quem viver, verá! (Hércules Dias)






19/08/19 13:42 | Atualizado em: 19/08/19 13:42

DE CAMAROTE

Cinthia reage com trabalho e anuncia benefícios para Palmas


A prefeita Cinthia Ribeiro, está convidando a imprensa para a assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal; lançamento da programação oficial da 13° edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu e a assinatura do Termo de Ajustamento e Conduta (Tac) entre prefeitura e a empresa Pão da Hora.

Exemplos de heroínas

O entrevero envolvendo a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e alguns vereadores, num episódio, para muitos, desgastante para ela, tornou-se um incentivo enorme na sua trajetória politica. Para a surpresa daqueles que ignoravam sua força de superação, Cinthia, encorporou, mulheres poderosas da história e da ficção, como as guerreiras Joana D'arc e She Ha. Com esse posicionamento forte e decidido, a prefeita entra no páreo, entre outros nomes de peso da politica palmense, rumo à reeleição! Quem viver, verá! (Hércules Dias)


19/08/19 09:53 | Atualizado em: 19/08/19 10:10

DE CAMAROTE

Governo deverá falar sobre resultados concretos da vinda de Alcolumbre ao TO


Não foi em vão. Este sábado, 17, foi um dia importante para a politica do Tocantins, devido à realização do Futebol Solidário, organizado pelo senador Irajá Abreu. O intuito era arrecadar donativos para a população carente do estado. 

Davi Alcombre, presidente do Senado, esteve em Palmas, para o jogo. De futebol e de intetesses politicos. Segundo informações, ele teve uma reunião de "portas fechadas" com o governador Mauro Carlesse e outros senadores. Inclusive, em relação aos pedidos de Carlesse ao presidente Alcolumbre, durante a reunião, ele foi enfático em relação ao apoio às reivindicações do Tocantins. 

Uma dessas reivindicações solicitadas, foi o apoio para viabilizar o procedimento da contratação de dois empréstimos com a Caixa Econômica Federal, sendo um no valor de R$ 453,4 milhões, destinado a infraestrutura urbana, recuperação de trechos rodoviários e a conclusão do hospital na cidade de Gurupi, e outro, de R$ 130 milhões, para a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional. 

"As obras vão repercutir positivamente na população tocantinense em virtude do aumento da oferta de emprego, a prestação mais eficiente dos serviços de saúde e o desenvolvimento local" explica Carlesse.  

Por essa e outras novidades positivas para o estado do Tocantins, com a vinda de mais de dez senadores, inclusive, entre eles, o presidente Alcolumbre, que motivará a satisfação do governador Mauro Carlesse, em anunciar aos cidadãos tocantinenses, através da imprensa, as boas novas de sua administração. (Hércules Dias)


18/08/19 22:42 | Atualizado em: 19/08/19 08:36

DE CAMAROTE

Palmas movimentada! Futebol, desfile de politicos, e solidariedade


Este sábado, 17, foi um dia bastante movimentado na capital do Tocantins. A cidade parecia uma final de Copa do Mundo; gente de todos os lugares do estado e da região norte e centro-oeste veio até Palmas para aplaudir os jogadores, formados por artistas, ex-atletas e polícos daqui e de fora, no Futebol Solidário, organizado pelo senador Irajá Abreu. O intuito era arrecadar donativos para a população carente do estado. Os ingressos para o jogo, que aconteceu no Estádio Nilton Santos, em Palmas, foram trocados por alimentos não perecíveis.

Além de um cenário parecido com uma final de Copa do Mundo, a movientação politica também foi tão intensa, que nos remeteu às lembranças das manifestações das Diretas Já! Davi Alcombre, presidente do Senado, esteve em Palmas, para o jogo. De futebol e de intetesses politicos. Segundo informações, ele teve uma reunião de "portas fechadas" com o governador Mauro Carlesse. Alcolumbre foi enfático em relação ao apoio às reivindicações do Tocantins.
Aconteceu também uma "coletiva" no estande do Sebrae, com os participantes do Futebol Solidário.

O Villa Mix, o Futebol Solidário e a Corrida Feminina de Kart foram realizadas, no mesmo lugar praticamente. Um bem próximo ao outro, às vezes confundindo àqueles que se dirigiam ao evento.

Ia me esquecendo. Houve realmente o futebol, mas ninguém se preocupou com o placar. Quem viver, verá! (Hércules Dias) 


16/08/19 23:12 | Atualizado em: 17/08/19 12:07

DE CAMAROTE

Cinthia Ribeiro: "Não sou óbvia, sou eu"!


Esta sexta-feira foi bastante movimentada em Palmas, inclusive politicamente falando. Alguns fatos marcantes foram destaques do dia.
O velho e bom Siqueira Campos, em seu discurso, durante a sessão da Sub Comissão do Idoso no Senado, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Tocantins, pediu ao governador Mauro Carlesse que ajude Cinthia Ribeiro, a melhor prefeita do Brasil, a cuidar dos jardins de Palmas. "Quando cheguei de Brasília e vi a nossa cidade com os jardins todos secos, fiquei muito triste" assegurou Siqueira.

À tarde foi a vez da prefeita Cinthia Ribeiro protagonizar a história do dia. Ela convidou e recebeu em seu gabinete, representantes de veículos de comunicação de Palmas, inclusive este escriba. Conversou sobre vários assuntos, amistosamente, como antigos amigos. Cinthia foi tranquila e firme ao mesmo tempo. Em determinado momento ela chegou a abrir seu coração, ao comentar sua ascensão ao cargo de chefe do executivo palmense. "Não sou óbvia. Sou eu". disparou! Quem viver, verá! (Hércules Dias)



16/08/19 08:11 | Atualizado em: 16/08/19 08:11

DE CAMAROTE

Homem de confiança do governo, Divino Alan assume mais uma incumbência


O coringa Divino Alan Siqueira, chefe de gabinete de Mauro Carlesse, o homem de mil e uma utilidades, assume mais uma função no governo estadual. Vai responder também pela Secretaria Geral da Governadoria.

Divino Alan é acumula experiências bem sucedidas em funções públicas no Tocantins, além de deter a irrestrita confiança do governador, de quem é amigo pessoal há muito tempo. Carlesse e Divino Alan desde a época do Sindicato Rural de Gurupi, onde atuavam juntos.

A Secretaria Geral da Governadoria, que era ocupada pelo senador Eduardo Gomes enquanto esteve licenciado do Senado, para dar lugar a Siqueira Campos. é a pasta responsável pela parte administrativa do Palácio Araguaia, incluindo o gabinete do gvernador e vice, manutenção da Praça dos Girassóis e das sedes do Governo no Hangar (aeroporto de Palmas), Parque Estadual do Cantão (PEC) e Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Quem viver, verá!. (Hercules Dias)


13/08/19 10:24 | Atualizado em: 13/08/19 10:24

DE CAMAROTE

Andrino assume vaga de Vicente Jr. na Câmara Federal


O vereador de Palmas, Tiago Andrino, irá provar o gosto de se sentar no Congresso Nacional, pois poderá assumir uma vaga na Câmara Federal. Suplente de deputado, Andrino ocupará a cadeira por quatro meses, tempo que vai durar a licença de Vicentinho Jr.
A ida do vereador palmense para Brasília, faz parte de um acordo de parceria política de oposição ao governo de Mauro Carlesse, firmada entre Vicente e Carlos Amastha. Aliás, uma parceria amplamente divulgada pela imprensa tocantinense.

Neste contexto, DE CAMAROTE adiantou que o deputado federal Vicentinho Jr. deverá disputar a prefeitura de Porto Nacional e Tiago Andrino será o candidato do ex-prefeito Carlos Amastha â sucessão de Cinthia Ribeiro. Quem viver, verá! (Hércules Dias)


12/08/19 14:10 | Atualizado em: 12/08/19 14:04

DE CAMAROTE

Candidato de Carlesse à prefeitura de Palmas já preocupa oposição


A eleição de 2020 em Palmas, necessariamente passa por Carlos Amastha. Todo mundo sabe disso! O ex-mandatário, como não pode ser candidato a prefeito, vai disputar à Câmara Municipal, assunto inclusive, levantado por mim aqui no Camarote. Assim sendo ele vai tentar transferir votos para o seu candidato ao cargo de gestor público palmense, além de puxar mais uns outros dois candidatos. Imagine-se que Amastha será o vereador mais votado, disparadamente, em toda história da Capital. O vereador Tiago Andrino é o nome de Carlos Amastha para disputar a prefeitura de Palmas!

Amastha e Vicentinho Jr

Dia desses, a imprensa de Palmas noticiou, até com certeza insistência, a união do deputado Vicentinho Jr com Carlos Amastha. A união dos dois teria o objetivo de fortalecer a oposição contra o governo de Mauro Carlesse, que avança com toda força rumo à vitória de Wanderley Barbosa à prefeitura de Palmas. Estrategista que é, Amastha convocou Vicente Jr. para "melar" as investidas da turma do Carlesse, que ficaria com o governo e a prefeita da capital. Quem viver, verá! (Hércules Dias)


07/08/19 08:21 | Atualizado em: 07/08/19 08:21

DE CAMAROTE

Opções para o eleitor analisar o melhor nome para Gurupi


A politica brasileira a cada dia toma conta dos assuntos nas rodas de amigos, nas redes sociais, nas escolas, nas igrejas e nos botecos. Política envolve todas as camadas sociais do país. No Tocantins não é diferente. E nem em Gurupi, no sul do estado. Inclusive, a sucessão municipal é o bate papo preferido dos frequentadores do "congressinho". A coluna DE CAMAROTE, por exemplo, entrou na conversa para dar uns pitacos sobre o assunto.

Primeiramente, sugerimos alguns nomes para o eleitor analisar com tranquilidade, aquele que irá ocupar o cargo de prefeito de uma das principais cidades tocantinenses, faltando um pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais. Entre eles , a ex-deputada estadual e deputada federal, Josi Nunes; o atual secretârio da Saúde do governo de Laurez Moreira,Gutierres; empresário Adailton Fonseca, presidente da ACIG; o empresário Osvaldo Stival, a secretária estadual da Educação, Adriana Aguiar e o recém empossado deputado estadual, Gleydson Nato. Pelo visto será um páreo duro entre os concorrentes ao cargo máximo na administração do municipio de Gurupi. Quem viver, verá! (Hercules Dias)


05/08/19 14:02 | Atualizado em: 05/08/19 14:26

DE CAMAROTE

Olynto Neto e Mauro Carlesse, personagens desta manhã



Estive hoje com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, pela manhã autoridades do Estado, entre elas, a senadora Kátia Abreu, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; deputados estaduais, secretários, servidores públicos, a prefeita de Brejinho do Nazaré e a imprensa. O secretário de Agricultura, Cesar Hallun, foi o primeiro a usar a palavra, aproveitou para elogiar a importância do benefício concedido pelo governo aos piscicultores tocantinenses. "O incentivo do ICMS da pesca aos pequenos produtores é de suma importância para a alavancar a pesca no Tocantins" ressaltou Hallun.

O secretário adiantou ainda que a licença para os pequenos produtores de Luis Eduardo e Brejinho, passou de 1.000 para 10.000 metros cúbicos, registrando um aumento significativo.

Gostei da fala do deputado Olynto Neto, autor da lei de incentivo à pesca como sustento de muitos ribeirinhos. Ele defende entre outras coisas a criação de um centro de melhoramento de peixe, facilitando sobremaneira a vida de quem vive da pesca . No finalzinho do evento, o governado disse que estava liberando dez milhões de reais para o fomento à pesca do pequeno produtor. Aplaudi a notícia! Quem viver, verá. (Hércules Dias) 


Foto: Ademir dos Anjos