DE CAMAROTE

Por Hércules Dias

Coluna

13/07/19 11:44 | Atualizado em: 13/07/19 11:44

DE CAMAROTE

Siqueira Campos no senado. Gomes no estado. Tempo Novo se deslumbra!


[A coluna DE CAMAROTE e o PORTAL STYLO, já tinham previsto, a alguns meses atrás, a posse de Siqueira Campos, ex-governador e fundador do Tocantins, no Senado da República, marcada para a próxina terça-feira, 16. Um novo tempo da politica tocantinense começa a ser escrito. Siqueira assume a vaga de Eduardo Gomes, que, aliás, está fazendo um excelente trabalho - dia desses, inclusive, Gomes foi citado pela imprensa, como sucessor do ministro Onix Lorenzoni. Eduardo deverá assumir uma secretaria no governo estadual.

O grupo se fortalece gigantescamente, crescimento esse que engloba o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, filho do velho guerreiro!
Voltando ao outro Eduardo, o Gomes, ele poderá ser um grande nome para disputar a prefeitura de Palmas. Isso não me surpreenderia!
Nada acontece por acaso na política. Essa movimentação toda nos bastidores não é à toa, tem o seu porquê. Quem viver, verá!




27/06/19 08:29 | Atualizado em: 27/06/19 09:43

PALMAS

"Recapeamento" do centro da cidade gera críticas de moradores da periferia

Gastar a sola do sapato, sujar os pés nas ruas empoeiradas dos bairros da periferia, ou se preocupar apenas em "maquiar" o centro da cidade?


A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, tem sofrido severas críticas nas últimas semanas, desde que começou o "recapeamento" das ruas do centro.
Uns argumentam que ela ganhou o cargo "de bandeja", pois não passou por processo político nenhum (como vice-prefeita, automaticamente foi elevada à chefe do executivo palmense, sem ter disputado um voto). Neste assunto vou discordar das afirmações dos críticos da prefeita, pois na condição de postulante à vice-prefeitura, ela, logicamente, teve seus votos! . Seus desafetos pontuam alguns equivocos cometidos na sua administração.


Então vejamos:

1) "Teria trazido de Brasília os titulares das principais funções na prefeitura, numa demostração clara que não confia na competência dos tocantinenses";
2) O poder teria subido à cabeça" se tornando uma mulher inacessível, antes tida como uma pessoa que irradiava simpatia.
3) Está maquiando o centro da cidade, esquecendo os bairros mais carentes e distantes, com ruas escuras e totalmente na poeira, gerando insegurança; muitas reclamações também nos Postos de Saúde da capital.

As eleições estão se aproximando, faltando um pouco mais de um ano. E todos nós sabemos que o tempo urge. Novos nomes estão surgindo, engrossando a numerosa lista de candidatos à prefeitura de Palmas e qualquer tropeço de um desses pretendentes será fatal. Administração pública é coisa séria, não pode ser tratada como brinquedo de amigos e compadres. Chegou a hora de quem almeja o cargo de administrador da nossa belissima e amada capital, respeitar e pensar no bem estar de todos, que, de uma maneira ou de outra, são os responsáveis pelo desenvolvomento da cidade: o eleitor Quem viver, verá! (Hércules Dias)


24/06/19 08:32 | Atualizado em: 24/06/19 08:32

DE CAMAROTE

MDB pode lançar Dulce Miranda nas eleições à prefeitura de Palmas


Estive com Marcelo Miranda no lançamento coletivo de obras literárias de escritores da terra, no último sábado em Porto Nacional. A presença do ex-governador do Tocantins, foi uma das concorridas. Aplaudido efusivamente quando anunciado pelo mestre-de-cerimônia. Marcelo atendeu a todos, com muuta cordialidade, ratificando sua inegável popularidade.

No ensejo, eu como repórter político, aproveitei para bater um papo com o presidente estadual do MDB.
"Marcelo, quem o partido vai lançar nas eleições para prefeito de Palmas?"
"HD, o partido está trabalhando o nome do deputado Valdemar Júnior", respondeu prontamente.
Eu insisti: "a candidata não seria Dulce Miranda"?
Marcelo respondeu apenas com um sorriso. Quem viver, verá! 



21/06/19 08:12 | Atualizado em: 21/06/19 09:34

CAMAROTE

Pode ser, se não tiver nada contra


Ontem, numa roda de boteco, ouvi atentamente um comentárilo de um dos "analistas politicos" do país, sobre a vida política do ex-prefeito da capital, Raul Filho, que antes de comandar Palmas, administrou o município de Araguaçu, antigo norte de Goiás, hoje sul do estado do Tocantins.

Foi eleito deputado estadual, compondo a primeira legislatura da Assembléia Legislativa do novo estado do Tocantins. Foi relator da Constituição do estado e exerceu o cargo de primeiro vice-presidente da casa.Se elegeu por mais dois mandatos. Mas nem tudo foi flores na sua trajetória politica.

Raul Filho teria se envolvido numa negociação com o grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira . Também foi condenado por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) a um ano de reclusão por crime ambiental. Mas se as pendências judiciais forem resolvidas, não resta dúvida que Raul Filho, é um candidato forte à prefeitura de Palmas.


20/06/19 09:56 | Atualizado em: 20/06/19 09:56

CAMAROTE

Muita conversa, pouco entendimento e o povo esquecido


Se eu não tivesse passado por quase todas as situações no jornalismo, ao longo dos meus cinquenta anos de profissão, estaria plerplexo diante de recentes acontecimentos politicos que estão contaminando o país! Este "show circense" envolvendo as postagens no site Intercept, colocando em evidência o ministro Sérgio Moro e a cúpula do "LavaJato", onde o senador Jorge Kajuru se desgastou, ou foi desgastado por adeptos do "governismo" nas redes sociais. Muita conversa, pouco resultado.

Aqui no Tocantins, dois senadores têm posições diferentes em relação ao Estatuto do Armamento, ou seja, à lei do armamento. Eduardo Gomes é a favor e Kátia Abreu, contra! Opinião pessoal deles. Eu por exemplo, sou totalmente contra armar a populução. Jamais usaria arma, por vários motivos. Um deles, é que eu não saberia pelo menos manusear um revólver e, nem tão pouco, uma arma branca. Quem viver, verá!


12/06/19 14:01 | Atualizado em: 12/06/19 15:44

DE CAMAROTE

Desencontro do MDB? Cinthia sai lucrando


Em nota assinada pelos presidentes metropolitano e estadual do MDB do Tocantins, Valdemar Junior e Marcelo Miranda o partido nega que tenha sido procurado por qualquer representante da administração de Cinthia Ribeiro, "para tratar de alianças e composicões politicas para as eleiçôes municipais de 2020". A nota afirma ainda que
"o MDB não tem interesse de indicar ou de participar da atual gestão municipal.

Um possivel ingresso de algum membro do partido em cargos na prefeitura será considerado uma escolha pessoal de Cinthia Ribeiro" O partido reafirma que terá candidatura própria em Palmas em 2020.

O senador Eduardo Gomes, do próprio MDB,, não teria gostado da emissão da nota à imprensa, classificando-a de "precipitada".
Desencontro ou não entre a cúpula emedebista, a verdade é que o nome da prefeita Cinthia Ribeiro, permanece em evidência, o que é excelente para suas pretensões para 2020. Quem viver, verá.


10/06/19 09:56 | Atualizado em: 10/06/19 09:22

DE CAMAROTE

Como estariam as conversações nos bastidores da sucessão municipal?


O tempo, principalmente, no mundo moderno (existem estudos que comprovam esta afirmação) passa num estalar de dedos. Quando a gente pensa que não, já estaremos no final do ano, nas férias, e as eleições chegaram! Por isso, a pergunta seria: hoje quem estaria preparado para ser o prefeito de Palmas? 2019 nem bem começou e as primeiras previsões surgiam nas manifestações defendendo essa ou aquela candidatura: Cinthia Ribeiro, Wanderley Barbosa, e Eduardo Siqueira foram os primeiros a serem lembrados pelo eleitor palmense.

O ex-senador Ataíde Oliveira e o ex-prefeito Raul Filho, também engrossaram a fileira dos pretensos prefeituriáveis. Nas rodas de bate-papo dos "analistas" políticos da cidade, ouvi dizer que, Carlos Amastha, está empenhado em lançar um candidato, pertencente ao seu grupo ou não, como é o caso de Ataíde Oliveira, com o qual já teve conversas "ao pé do ouvido". Outra opção seria a idéia do nome da ex-primeira dama Glô Amastha. Outra que também poderá entrar no páreo, é a deputada federal, Dulce Miranda, esposa do ex-governador Marcelo Miranda, do MDB. O partido não confirma uma possível candidatura de Dulce, à prefeitura de Palmas, pois a preferência seria pelo nome do deputado Waldemar Júnior. Quem viver, verá?


04/06/19 10:26 | Atualizado em: 04/06/19 10:26

DE CAMAROTE

Carlesse e Jairo Mariano consideraram positivo reunião com prefeitos


O governador Mauro Carlesse, recebeu, no Palácio Araguaia, representantes da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), nesta segunda-feira, 3. Com uma platéia de 92 prefeitos do Estado, a equipe do governo ouviu os chefes dos executivos municipais para melhor atender as peculariedades de cada lugar, como transporte escolar, repasse do (ICMS), parcerias do Estado com segurança pública, recuperação de rodovias, emendas parlamentares e outras reivindicações. Tanto o governador Mauro Carlesse, quanto o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, presidente da AMT, analisaram como possitiva a reunião que serviu para estreitar o relacionamento entre governo e municípios.

O secretário da Administração, Edson Cabral, falou das ações tomadas no sentido de adequar os gastos. Da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, disse que a pasta está empenhada em regulamentar o transporte escolar em todo o estado.

O secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique, por sua vez, disse das medidas adotadas para cortar despesas com o quadro de pessoal, no sentido de aumentar a capacidade de investimento. Sobre o rateio do (IPVA) aos municípios. “Podemos discutir a viabilidade." Quem viver, verá




30/05/19 15:33 | Atualizado em: 30/05/19 15:33

DE CAMAROTE

O peso do prestígio e a implacável cobrança!


O ambiente positivo que o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, se gaba en possuir junto ao DEM, a nivel nacional, não é de hoje. Carlesse é amigo pessoal de ACM Neto e Ronaldo Caiado, prefeito de Salvador, e governador de Goiás, dois, dos três maiores líderes do Democratas. Ele deverá ser o vice-presidente do partido e, provavelmente,
terâ um grande peso na campanha municipal do próximo ano.
Esse prestígio "além fronteiras" que o chefe do executivo tocantinense possui, é alvo, até certo ponto, de preocupação, pois aumenta a responsabilidade, e consequentemente, a cobrança, de uma gestão moderna, transparente, popular e, sobretudo, democrática! 



22/05/19 11:54 | Atualizado em: 22/05/19 11:54

DE CAMAROTE

Trabalhador brasileiro pode ter dois imóveis com o FGTS


O senador Irajá Abreu apresentou projeto de lei que autoriza os trabalhafores com carteira assinada usarem o FGTS para a compra de um segundo imóvel, mes que já tenha utilizado o dinheiro do Fundo para aquisição de sua promeira moradia. A iniciativa de Irajá, segundo ele mesmo, tem o intuito de reaquecer o mercado habitacional, um dos maiores responsáveis pela geração de empregos no país. A proposta já tramita na Comissão de Assuntos Sociais.


15/05/19 14:02 | Atualizado em: 15/05/19 14:51

DE CAMAROTE

Maioria dos depuados querem arguir ministro


Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele preste esclarecimentos ao plenário nesta quarta (15) sobre bloqueios no orçamento do setor.

Por se tratar dem convocação, Weintraub é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada", conforme prevê a Constituição Federal.
Dos oito deputados federais do Tocantins, cinco votaram a favor da convocaçào, Osires Damaso, Tiago Dimas, Vicentinho Junior, Célio Mora e Eli Borges ; dois ausentes, Professora Dorinha e Dulce Miranda e um contra, Carlos Gaguim.


09/05/19 18:41 | Atualizado em: 09/05/19 18:41

DE CAMAROTE

Miranda visita Agrotins e é cumprimentado efusivamente


Entre as várias personalidades que visitaram a Agrotins, na manhã desta quarta-feira, 9, como políticos e jornalistas, está o ex-governador Marcelo Miranda. Bem sucedido em seu passeio pela feira, Miranda , foi cercado por inúmeras pessoas, que paravam para cumprimentá-lo.


05/05/19 17:32 | Atualizado em: 05/05/19 17:32

DE CAMAROTE

Ataídes Oliveira entra no páreo e acirra a disputa


Para quem achava que as eleições municipais em Palmas, em outubro do próximo do ano, não iria mexer com o eleitorado, se enganou. Serão empolgantes! E analisando o movimento no meio politico palmense, acredito que será um grande pleito. Uma acirrada disputa está se desenhando, entre a atual prefeita Cinthia Ribeiro, o vice-governador Wanderley Barbosa e, agora, entrando na "briga", o ex-senador Ataídes Oliveira, que, aliás, acaba de ser reeleito presidente do PSDB tocantinense.
Cinthia Ribeiro, sai na frente, mesmo porque possui o mandato nas mãos e, consequentemente, com amplas possibilidades de deslanchar, mostrando serviços na prefeitura, com ações sociais, que possam resultar em beneficio eleitoral.
Wanderley Barbosa depende do sucesso da administração de Mauro Carlesse. Acredito que a entrada de Ataídes Oliveira, no páreo para disputar a prefeitura de Palmas, vai sacudir a política da capital.
Ataídes é um dos políticos de maior credibilidade do nosso Estado. Foi um grande senador, com atuação de destaque no Congresso Nacional, sempre colocando os interesses do povo tocantinense, como prioridade de seu mandato. Nas últimas eleições Ataídes liderou as pesquisas, praticamente a campanha inteira. Eu mesmo não entendi a sua derrota nas urnas. Mas esse insucesso dele no pleito passado não influenciará nas eleições para prefeito. Quem viver, verá!



28/04/19 09:03 | Atualizado em: 29/04/19 07:53

DE CAMAROTE

Os malucos e cachaceiros


Reforma da Previdência, bate boca com Maia e o embrólio com Lula, foram a tônica da vida do presidente Bolsonaro nestes dois últimos dias. Então vejamos: O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia fez diversas críticas aos Bolsonaros Kids. Ele afirmou que o filho, vereador Carlos, é um "radical" e que o outro, o deputado federal Eduardo, é "deslumbrado". Em contrapartida, o patriarca Jair, atacou, "sem querer atacar" o presidente da Câmara, chamando-o de "desinformado" "precipado". Mas depois de uma visita relâmpago e silenciosa de Rodrigo Maia ao presidente Bolsonaro, tudo ficou resolvido. 
Malucos x Cachaceiros

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, criticou o governo de Jair Bolsonaro, classificando- o de "um bando de malucos". O presidente como era de se esperar deu o troco imediatamente: "malucos, mas não cachaceiros". Depois dessa, falar o quê?
Quem viver, verá!

 

27/04/19 11:37 | Atualizado em: 27/04/19 11:02

  DE CAMAROTE

Cinthia sai um pouquinho na frente. E o Irajá?


Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país,  que terminaria em 2020, até 2022, apresentada pelo deputado federal paranaense Rogério Peninha  e  protocolada na Câmara dos Deputados, parece que não teve a repercussão esperada no meio politico brasilreiro e pelo jeito não será aprovada. Intetesses diversos contribuirão com o insucesso desta propositura. Assim sendo, as atenções do Brasil se voltam para a sucessão municipal. Aqui em Palmas, e essa é a minha opinião, a prefeita Cinthia Ribeiro, já está um pouco à frente dos outros propensos concorrentes. Cinthia está mais perto do povo, para conversar com as pessoas e sentir os seus anseios, suas expectativas em relação a cidade. No próximo mês de maio, Palmas completa 30 anos de fundação e uma grande festa está sendo preparada para homenagear a capital caçula.
Outros possíveis pré-candidatos a prefeito de Palmas, como Eduardo Siqueira, que foi enfático à DE CAMAROTE, que não pretende disputar a prefeitura; Wanderley Barbosa, não se manifestou.
O senador Irajá seria outro nome de peso para disputar as eleições de outubro do próximo ano. Jovem, competente e sem desgastes.
Quem viver, verá!

 

24/04/19 08:21 | Atualizado em: 24/04/19 10:37

DE CAMAROTE

Deputado não sabia da filiação de Carlesse


Ontem eu postei na coluna DE CAMAROTE que o governador Mauro Carlesse está deixando o PHS, para se filiar ao DEM. Falei ainda que a troca de partido por Mauro Carlesse e sua trupe, antecipa a criação de grupo forte, comandado pelo deputado Eduardo Siqueira, que se prepara para altos voôs.
Em contato com a coluna DE CAMAROTE o deputado estadual disse que está licenciado da Assembleia e "sequer sabia da filiação do governador". Ele atribuiu a ida de Mauro Carlesse para o DEM à deputada federal Dorinha, do mesmo partido Eduardo Siqueira falou sobre “voos mais altos”. "O mais alto voo que pretendo, é exercer esse mandato de deputado estadual, honrando até o fim, depois exercer o mandato de bom pai, de bom filho e de um cidadão tocantinense apaixonado, que pretende continuar vivendo aqui" ressalta ele.