De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

21/09/18 09:16 | Atualizado em: 21/09/18 09:16

POLÍTICA

César Halum registra Carta Compromisso em cartório e a entregará à população tocantinense


Como símbolo de compromisso com o Tocantins, o candidato a senador César Halum (PRB), pela coligação “Governo de Atitude” registrou em cartório uma carta elencando algumas áreas que atuará no Senado Federal. A partir desta sexta-feira, 21, o documento, intitulado “Não Faço Propaganda, Faço Compromisso” será entregue à população. Em 2010, quando disputou à reeleição para Câmara Federal, ele também fez uma carta compromisso e cumpriu todas as propostas.



O documento atual, também firma a luta e o comprometimento do candidato com o desenvolvimento econômico e social do Tocantins.



Dentre os compromissos está a luta pela auditoria da dívida pública, destinar 20% do total de emendas individuais para a segurança pública, lutar pela regularização fundiária urbana e rural, implantar o projeto de correção do solo com a distribuição de calcário para pequenos produtores, dispor de 50% das emendas impositivas para investimento na saúde pública do Tocantins para a manutenção, custeio, compra de medicamentos e realização de cirurgias efetivas. Além disso, disponibilizar 15% das emendas para medidas de combate à seca e falta de água no Sudeste do Tocantins dentre outras.



“No Senado Federal, não serei apenas mais um. Minha atuação na política tocantinense preparou-me para ser Senador. Debaterei todos os temas nacionais como pacto federativo, repartição dos impostos entre União, Estado e municípios, reforma tributária, mais recursos para esporte, combate às drogas e outros”, afirmou Halum.



A carta foi registrada sob o número 126466AAB796342URI9 no 2° Cartório de Palmas, no último dia 17 de setembro, e está disponível aos tocantinenses para acompanhar e cobrar o trabalho de César Halum no Senado Federal.

 

20/09/18 08:00 | Atualizado em: 20/09/18 08:00

POLÍTICA

Andrino e Adir selam compromisso em prol de candidatura a federal


“Estamos ainda mais confiantes na vitória”, afirmou o candidato a deputado federal Tiago Andrino (PSB), depois que o amigo e aliado político Adir Gentil (Podemos), desistiu da sua candidatura a deputado federal para se dedicar integralmente à coordenação política da campanha de Carlos Amastha ao Governo do Tocantins.

Em reunião nesta quarta, 19, Adir e seus aliados e lideranças, declararam apoio à candidatura de Andrino, fortalecendo a campanha do peesebista nesta reta final das eleições.

“É acima de tudo uma vitória do Tocantins. Mas do ponto de vista eleitoral, é uma vitória dupla – do Amastha e minha. O Amastha ganha a dedicação integral do Adir, que é um estrategista nato e vai cuidar do governador em todas as cidades do Tocantins, e eu fico muito feliz com o apoio dele e de seus líderes. Isso nos fortalece nessa reta final, e dá mais confiança na vitória”, avaliou.

Durante o encontro, Andrino reafirmou o seu compromisso com a luta pelo fim dos privilégios de poder e em busca da justiça social. Ao todo, com o respaldo de Adir Gentil, líderes de mais de 40 cidades participaram da reunião e declararam apoio à candidatura de Tiago Andrino a deputado federal.

19/09/18 11:52 | Atualizado em: 19/09/18 11:52

ESTADO

Eleitores de Fortaleza do Tabocão terão que participar de plebiscito para mudança do nome da cidade


Os eleitores domiciliados em Fortaleza do Tabocão terão que escolher se aceitam a mudança do nome da cidade.

O plebiscito acontece no dia 07 de outubro e além da votação normal para a escolha de deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República, os moradores da cidade irão às urnas para responder a seguinte pergunta: “Você é a favor da alteração no nome da cidade de Fortaleza do Tabocão para Tabocão?”.

Todos os 2.720 eleitores aptos deverão comparecer às urnas para fazer a escolha, no horário normal de votação, das 8 às 17 horas. O voto será obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos. O TRE tem até o dia 12 de outubro para proclamar o resultado definitivo da consulta plebiscitária.





13/09/18 10:46 | Atualizado em: 13/09/18 10:46

POLÍTICA

Manuela D’Ávida pede voto para Paulo Mourão


O apoio à candidatura de Paulo Mourão ao senado não para de crescer. Nesta quinta-feira, 13, a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), mandou um recado para a população do estado e pediu o apoio dos e das tocantinenses à candidatura de Mourão, que tem por primeira suplente a professora Germana Pires.

“Uma mulher e um homem construindo juntos uma vaga no Senado em defesa da educação pública de qualidade”, afirma Manu ao lembrar que no Tocantins construiu-se uma candidatura forte em defesa da evolução inclusiva de todos os tocantinenses.

Mourão defende que somente por meio do investimento em educação de qualidade é possível alcançar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da população do Tocantins e acredita que com Haddad e Manu no comando do País, os projetos iniciados por Lula.

“Tivemos um momento de felicidade quando a esperança venceu o medo e elegemos Lula, mas quando o Brasil foi tomando o rumo do desenvolvimento inclusivo a passos largos, a elite brasileira se incomodou e iniciou o processo do golpe. Agora podemos romper com o atraso e retomar a felicidade do povo tocantinense”, afirma Mourão.

veja o video clicando aqui

29/08/18 09:13 | Atualizado em: 29/08/18 09:13

POLÍTICA

Apoiadores de Bolsonaro realizam feijoada


Os Apoiadores de Bolsonaro no Tocantins (ABTO) e os Apoiadores de Bolsonaro em Gurupi (ABG) realizaram uma feijoada na cidade da região Sul do Estado. O evento contou com o candidato do PSL ao Senado Federal, Farley Meyer e cerca de 400 pessoas defensoras das propostas do presidenciável.
Além de Farley, que é agente da Polícia Federal, o PSL tem no Tocantins César Simoni como candidato ao Governo do Estado e Antônio Jorge na disputa por uma das vagas ao senado.



27/08/18 09:34 | Atualizado em: 27/08/18 09:45

POLÍTICA

Candidatos se reúnem com jornalistas





O candidato ao senado, Paulo Mourão (PT) e a candidata a reeleição, Deputada Solange Duailibe, se reúnem hoje, às 19 horas, com integrantes da classe de jornalistas para escutar as demandas do setor. O evento acontece no Hotel Rio Sono.

Essa é a segunda vez este ano que candidatos reúnem esses profissionais. Durante a campanha nas eleições suplementares, a senadora Kátia Abreu (PDT), então candidata ao Governo, ouviu as demandas da categoria.


22/08/18 11:03 | Atualizado em: 22/08/18 11:03

POLÍTICA

RenovaBR prepara lideranças para serem políticos e Tocantins conta com dois nomes; conheça


Um grupo, criado e mantido com financiamento privado, tem se destacado no País. Trata-se do RenovaBR, uma organização criada pela sociedade para preparar líderes comprometidos a mudar os rumos da política no País.

Ao todo, são 133 pessoas escolhidas após seleção e preparados por especialistas para se tornarem políticos. O RenovaBR selecionou pessoas de diversos partidos, com diferentes ideias, mas que têm em comum a crença de que política é lugar de honestidade, diálogo e dedicação.

No Tocantins dois nomes foram eleitos para fazer parte do grupo. O ex-secretário da Administração Geferson Barros é o primeiro. Geferson é do PV e foi capacitado pelo RenovaBR em temas como campanha, comunicação, autoconhecimento, economia, ciência política e desafios do país. O ex-gestor, que é jornalista, é candidato a deputado federal.


O segundo nome é de Lázaro Cruz (PSB), mais conhecido como Lazinho, candidato a deputado estadual, teve sua base política construída no movimento estudantil. Foi membro da União Nacional dos Estudantes e agora compõe esse novo grupo que busca a realização de mudanças políticas na nação.



Saiba mais sobre o RenovaBR clicando aqui

15/08/18 09:02 | Atualizado em: 15/08/18 09:59

POLÍTICA

Carlesse participa hoje de festejos em duas cidades do Tocantins


O governador Mauro Carlesse, candidato a reeleição pelo PHS, participará hoje dos festejos religiosos em homenagem ao Senhor do Bonfim.

Nesta manhã ele participa da tradicional missa no povoado do Bonfim, em Natividade, e a noite ele estará em Fortaleza do Tabocão onde participará das atividades no município.

Carlesse já participou dos festejos em Natividade, mas essa é a primeira vez que irá a programação de Fortaleza do Tabocão.



14/08/18 10:55 | Atualizado em: 14/08/18 10:55

POLÍTICA

Confirmado: Desembargador aposentado do Tocantins é candidato a Deputado em Goiás



O desembargador aposentado pelo Tocantins, Liberato Costa Póvoa, conseguiu a aprovação em convenção de sua candidatura para o cargo de deputado estadual no estado de Goiás.
Póvoa disputará as eleições de 7 de outubro pelo PSL, mesmo partido do presidenciável Jair Bolsonaro. O número do candidato é o 17900.
Atuação no Tocantins
Liberato Póvoa já esteve à frente da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). Ele começou sua carreira em Dianópolis, sua cidade Natal, onde foi juiz de direito.
Póvoa também é um dos fundadores e ex-membro da Academia Tocantinense de Letras. Atualmente ele mora em Goiânia.




10/08/18 09:05 | Atualizado em: 10/08/18 09:37

PALMAS

Secretário da Saúde de Palmas deve deixar o cargo, Eugênio Pacceli foi convidado para o posto

O gestor é muito querido entre os servidores e assumiu a pasta após a saída de Nésio Fernandes


O secretário da saúde de Palmas, Whisllay Maciel Bastos, deve deixar a pasta nos próximos dias. 

O gestor já informou a prefeita Cinthia Ribeiro de sua decisão. Bastos, que é enfermeiro, deverá se dedicar aos estudos. Fontes ligadas ao Portal Stylo informaram que ele irá fazer o curso de Medicina. A exoneração ainda não foi publicada, mas o gestor já estaria aguardando o seu substituto.

O gestor é muito querido entre os servidores e assumiu a pasta após a saída de Nésio Fernandes, em abril. Antes, ele ocupava o cargo de Secretário Executivo.

Informações de bastidores dão conta que a prefeita Cinthia Ribeiro convidou o administrador Eugênio Pacceli, que já foi secretário de Saúde do Estado do Tocantins na segunda gestão de Marcelo Miranda. Pacceli ainda não deu a resposta a gestora.



 

07/08/18 12:07 | Atualizado em: 07/08/18 12:07

ESTADO

Amastha se reúne com aliados e apoiadores acreditam em revisão de decisão


Aliados confirmaram que após uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 07, o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), pode rever a decisão de desistir da candidatura ao Governo do Tocantins. O anúncio definitivo deve ser feito aos membros de seu grupo nesta tarde e, posteriormente, confirmada em coletiva de imprensa.

A reunião, que durou toda a manhã, reuniu diversos aliados, entre eles os senadores Vicentinho Alves e Ataídes Oliveira.

A chapa do ex-prefeito foi registrada na Justiça Eleitoral conforme a definição de domingo. O advogado de Amastha, Leandro Manzano explicou que caso ele persista com a decisão, deve-se seguir um processo e solicitar a substituição, que pode ser feita até 20 dias antes da eleição.

Mas, pessoas ligadas ao ex-prefeito acreditam que, um dia após anunciar sua decisão, Amastha voltará atrás.

O Portal Stylo aguarda informações em relação ao encontro de Carlos Amastha com a imprensa.

06/08/18 10:35 | Atualizado em: 06/08/18 11:18

POLÍTICA

Amastha decide por chapão e desagrada partidos pequenos





O grupo de Amastha bateu o martelo e decidiu pela formação de um chapão proporcional incluindo todos os partidos aliados. A meta é tentar eleger pelo menos 10 deputados estaduais.

A informação desagradou os partidos pequenos, com menor quantidade de votos, o PCdoB, o PSC e o PTB não concordaram com o formato. O PCdoB tem o médico Nésio Fernandes como candidato e o PTB tem o ex-deputado José Geraldo.

Como o chapão inviabiliza as candidaturas do PCdoB, a sigla optou por abandonar Amastha e declarou apoio a candidatura de Márlon Reis. O objetivo é conseguir melhores condições de disputa. Existe a expectativa de que  partido indique um nome para ocupar a suplência de Paulo Mourão na chapa.


03/08/18 15:20 | Atualizado em: 03/08/18 15:20

POLÍTICA

Rede começa a ter debandada após anúncios de alianças






A empresária Cleide Brandão (REDE) confirmou ao Portal Stylo que desistiu de sua candidatura ao cargo de deputada estadual após as novas composições feitas pelo partido.

A empresária destacou que com as alianças o Rede perdeu o seu discurso encabeçado pelo ex-juiz Marlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa.

Cleide Brandão era um dos principais nomes da sigla na disputa para o parlamento estadual. Além dela, a ex-prefeita Nilmar Ruiz também desistiu de disputar uma das vagas ao senado alegando incoerência partidária.

A convenção do Rede está marcada para acontece na noite desta sexta-feira, 03, no auditório do Hotel Victória, em Palmas. A expectativa é de que seja anunciada a composição da chapa que deverá ter Marlon Reis para governador e Irajá Abreu (PSD) e Paulo Mourão (PT) para o Senado.


02/08/18 12:36 | Atualizado em: 02/08/18 12:36

POLÍTICA

Partido de Márlon Reis entra na reta final de negociações e define convenção para esta sexta





O Rede Solidariedade, partido que tem como pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-juiz Márlon reis, anunciou que deve realizar sua convenção nesta sexta-feira, 03.

O evento, que irá formalizar a candidatura do ex-magistrado, acontece no auditório do Hotel Victoria a partir das 19 horas.

A composição da chapa de Márlon Reis ainda não foi definida. O Rede ainda negocia alianças e tudo indica que o PV, o PSD e o PT terão espaço na majoritária encabeçada pelo ex-juiz. Até a manhã desta quinta-feira, 02, apenas o PRTB havia oficializado, após convenção, o apoio à candidatura do REDE.

01/08/18 22:25 | Atualizado em: 01/08/18 22:25

POLÍTICA

Carlesse garante que vagas para o senado são de Siqueira e Halum e que nomes serão oficializados na convenção





O governador Mauro Carlesse (PHS), pré-candidato a reeleição, negou que esteja sofrendo pressão por parte de políticos da cidade de Araguaína que querem que uma das vagas para o senado em sua chapa seja destinada ao ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD). “Essa informação fiquei sabendo pela imprensa, eu não estou sendo pressionado, mesmo porque a decisão não é minha”, disse.

Carlesse explicou que irá cumprir os acordos feitos antes das eleições suplementares e que a sua chapa já está formada e será oficializada no próximo sábado, 04, durante a convenção de seu partido. “Nós vamos manter os acordos e continuar com quem esteve conosco desde o início, hoje na chapa estão o Siqueira Campos e o César Halum, só haverá mudanças caso um deles desista”, destacou.

Conforme o governador, suas conversas com Gomes foram poucas e, mesmo assim, a decisão em relação às vagas para o senado não dependem dele. “Vamos cumprir os acordos, se ele quiser uma das vagas ele tem que ir atrás, são vagas que estão destinadas ao Halum e ao Siqueira Campos, se um deles desistir, aí sim temos condições favoráveis, ele é meu amigo, gosto dele, mas nesse momento as vagas estão ocupadas”, ressaltou o gestor.

O governador também comentou as críticas feitas à candidatura de Siqueira Campos, que para alguns, não teria mais condições de ocupar um cargo eletivo. “Eu não vejo dificuldade, é a vontade dele e ele é líder nas pesquisas, além disso, está preparado para ajudar o estado”, finalizou.


01/08/18 11:49 | Atualizado em: 01/08/18 11:49

POLÍTICA

Folha traz Kátia como opção para vice na chapa de Ciro; senadora não se manifesta




A senadora Kátia Abreu (PDT) não se manifestou sobre a informação publicada pelo jornalista Gustavo Uribe, do Folha de São Paulo, de que ela seria a opção do partido para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçado por Ciro Gomes, caso o PSB não indique um nome.

Ciro Gomes havia estabelecido que o vice fosse uma pessoa do sul ou do sudeste, mas a dificuldade de compor a chapa presidencial pode resultar na indicação de Kátia. A informação não foi confirmada nem desmentida pela tocantinense.

No Tocantins a informação virou assunto entre os políticos que não acreditam na indicação da senadora. “Kátia é uma ótima articuladora, mas saiu de uma eleição suplementar muito desgastada, não acredito que ela seja opção para a chapa presidencial”, disse um aliado ao Portal Stylo.

Kátia era vista como um dos principais nomes na disputa pelo Palácio Araguaia, mas após o seu resultado nas eleições suplementares, a senadora desistiu da disputa em outubro e deve se concentrar para eleger o seu filho, o deputado federal Irajá Abreu, que pleiteia uma vaga na disputa para o Senado.

As conversas estão avançadas e tudo indica que o parlamentar irá fazer parte da chapa majoritária de Márlon Reis (REDE).

A decisão ainda não foi anunciada, mas a convenção dos partidos ligados a senadora (PDT, PPS e Patriota) está marcada para acontecer neste domingo, 05, a partir das 14 horas no auditório do Hotel Rio do Sono.
 

Veja a reportagem da Folha clicando aqui