De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

30/11/18 11:34 | Atualizado em: 30/11/18 11:34

ESTADO

Mudança na logomarca da Prefeitura de Miracema causa questionamentos nas redes sociais: Administração 2018/2020?


Um detalhe da logomarca da Prefeitura de Miracema tem causado polêmica nas redes sociais. É que ao invés de Administração 2017/2020, a arte foi mudada para 2018/2020.

Os moradores questionaram o novo prazo, já que o mandato é de 4 anos e o atual prefeito, Saulo Milhomem, foi eleito vice, em 2016, na chapa encabeçada por Moisés da Sercon, morto em agosto deste ano. “Administração 2018 a 2020? Que dia foi a eleição que eu não tô sabendo?”, questionou a internauta pelas redes sociais.

O Portal Stylo procurou a prefeitura de Miracema, mas não obteve resposta.




 

29/11/18 10:11 | Atualizado em: 29/11/18 10:11

ESTADO

Quinta-feira: último dia para registro das chapas para disputa da ATM e eleições devem ser polarizadas



Esta quinta-feira, 29, é o último dia para registro das chapas dos interessados em disputar a eleição da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Segundo a resolução número 1, de 13 de novembro de 2018, os interessados têm até as 14 horas para protocolarem a documentação.



As eleições para o Biênio 2019/2020 acontecem no dia 14 de dezembro. Dois candidatos devem disputar a entidade. O atual presidente Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso, contrariando acordo feito anteriormente, deve buscar a reeleição com o apoio do senador Vicentinho Alves (PR) e do deputado federal Carlos Gaguim.

Na disputa também está o prefeito de Wanderlândia e atual vice-presidente da ATM, Eduardo Madruga, que já percorreu todo o estado em busca de adesão e que esperava contar com o apoio de Jairo Mariano, que nas eleições passadas prometeu apoiá-lo para o cargo.



No início do processo, o prefeito de Peixe, José Augusto, sinalizou que entraria na disputa, mas tudo indica que ele não conseguirá efetivar a sua candidatura. Com isso, a disputa ficará polarizada entre Eduardo Madruga e Jairo Mariano.
  

12/11/18 09:02 | Atualizado em: 12/11/18 09:02

POLÍTICA

Mesmo em semana de feriado, articulações pela mesa diretora da Assembleia continuam e Claúdia Lelis se destaca nas negociações






O feriado da próxima quinta-feira, 15, não acalmou as negociações em relação a eleição da próxima mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Quem anda se destacando no cenário é a ex-vice-governadora Cláudia Lélis, deputada estadual eleita pelo PV. Mesmo sendo novata, a futura parlamentar está participando ativamente do processo de articulação e seu pensamento em relação a próxima mesa diretora é visto com bons olhos por outros deputados, inclusive os mais experientes. Cláudia defende paridade entre homens e mulheres.

Luana Ribeiro (PSDB), Vilmar de Oliveira (SD) e Toinho Andrade (PHS) estão na disputa. Luana trabalha na tentativa de criar um bloco feminino que lhe dê força, já que a partir do ano que vem a Assembleia terá cinco mulheres.

Vilmar de Oliveira está de olho nos votos do MDB. Os deputados do partido decidiram que devem votar em bloco. Na próxima legislatura, além de Nilton Franco, Valdemar Júnior, Elenil da Penha e Jorge Frederico, a sigla também contará com ex-prefeito de Sítio Novo Jair Farias.

Toinho Andrade tem trabalhado forte nas articulações, nos bastidores há quem acredite que ele deve sair vencedor na disputa pois conta com apoios importantes, entre eles está o do governador Mauro Carlesse, seu colega de partido.

A eleição para a mesa diretora acontece em fevereiro do ano que vem, durante a primeira sessão legislativa do ano. Ventila-se que os cargos devem ser compartilhados por veteranos e novatos, mas a presidência ficará com um parlamentar mais experiente.

08/11/18 09:09 | Atualizado em: 08/11/18 09:09

POLÍTICA

Pregando unidade, Carlesse recebe Kátia, Irajá e Laurez


O Governador Mauro Carlesse (PHS) tem trabalhado em busca de uma unidade política no estado.



Na noite da última quarta-feira, 07, uma semana após se reunir com os 24 deputados e os 6 novos eleitos, Carlesse se encontrou com a senadora Kátia Abreu e com o deputado federal e senador eleito Irajá Abreu.

O encontro foi de cortesia, mas Carlesse teria ratificado a necessidade de união da bancada tocantinense em prol do desenvolvimento do Tocantins.

Laurez



Antes de receber Kátia e Irajá, o governador se encontrou com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, ferrenho adversário em sua cidade Natal.

A reunião marcou um novo momento político e, principalmente, possíveis parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura local para atender demandas reprimidas ao longo dos anos no município. Na oportunidade, Laurez convidou Mauro Carlesse a participar da programação de aniversário dos 60 anos de emancipação política do município, que será realizada no período de 9 a 14 de novembro.

O governador explicou que, com o fim das eleições, é hora de colocar fim também às diferenças partidárias e trabalhar em benefício do povo do Estado. “Acabou as eleições e com elas também as diferenças entre partidos e eu falo para os nossos secretários que os 139 municípios devem receber a mesma atenção e Gurupi é a minha cidade e não pode ficar de fora dos grandes projetos. Vamos receber todos os prefeitos que venham procurar melhorias para suas localidades, é isso que eu quero”, ressaltou, lembrando o caráter municipalista de sua gestão.

O prefeito gurupiense fez uma avaliação positiva da audiência. “O governador foi sensível às nossas proposituras. Temos que trabalhar em parceria e somar forças para resolver os problemas que temos. O que a população quer é infraestrutura, saúde, educação e que as coisas melhorem para todos”, pontuou o prefeito, destacando que o governador já confirmou presença nas comemorações de aniversário da cidade.

 

31/10/18 09:24 | Atualizado em: 31/10/18 09:24

POLÍTICA

Carlesse se reúne com deputados hoje; pagamento de emendas deve estar na pauta






Acontece nesta quarta-feira, 31, a partir do meio dia, um almoço entre o Governador Mauro Carlesse (PHS) e os deputados estaduais .

Esse é o primeiro encontro entre o gestor reeleito e os parlamentares. Além dos 24 deputados, também participam do evento os oito novos eleitos, são eles: Léo Barbosa, Jair Farias, Issam Saado, Fabion Gomes, Professor Júnior Geo, Vanda Monteiro, Ivory de Lira e Claudia Lelis.

Carlesse quer tentar alinhar o discurso com os deputados e aproximar o Palácio Araguaia da Assembleia. O pagamento das emendas parlamentares também estará na pauta e será um dos assuntos abordados pelos integrantes da AL.


23/10/18 10:12 | Atualizado em: 23/10/18 10:12

POLÍTICA

Seis nomes aparecem na disputa pela presidência da Assembleia


Seis deputados estão de olho na cadeira principal da mesa diretora da Assembleia Legislativa.
Além de Luana Ribeiro (PSDB), candidata natural a reeleição, Ricardo Ayres (PSB), Vilmar de Oliveira (SD), Nilton Franco (MDB), Toinho Andrade (PHS) e Eduardo do Dertins (PPS) já demonstraram interesse pelo posto.
A nova Mesa Diretora será eleita na primeira sessão legislativa do ano, em 1º de fevereiro de 2019, mas as articulações já começam a se fortalecer.



17/10/18 08:39 | Atualizado em: 17/10/18 08:39

ESTADO

João Neto volta ao comando da Secom


A edição do Diário Oficial (DOE) publicada na noite desta terça-feira, 16, trouxe a nomeação do marqueteiro João Francisco Aguiar, conhecido como João Neto, para o comando da Secretaria de Comunicação do Governo.
Ele retorna ao cargo após se afastar, ainda durante as eleições suplementares, para comandar a campanha de Mauro Carlesse.
Quem estava respondendo pela pasta era a Superintendente de Publicidade, Inácia Parente. A nomeação é referente ao dia 8 de outubro.


 

12/10/18 09:34 | Atualizado em: 12/10/18 09:34

CIDADE

Amastha usa Twitter para procurar motorista que teve o carro danificado por ele em acidente


O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) usou o Twitter para pedir ajuda na identificação do motorista de um veículo em que ele bateu na tarde de ontem.

No seu microblog, o ex-gestor disse que bateu em outro carro e deixou um bilhete com o telefone de contato. “Precisando de ajuda. Bati perto das 14:00, no carro de um rapaz passei para ele meu ZAP e ainda não entrou em contato. Pode ter anotado algum número errado. Se alguém souber peçam para entrar em contato pelo Twitter ou Facebook”.



28/09/18 10:58 | Atualizado em: 28/09/18 10:58

POLÍTICA

Presidenciável Álvaro Dias estará em Palmas nesta sexta


O senador Álvaro Dias, candidato a presidência da República pelo PODEMOS, estará em Palmas nesta sexta-feira, 28, para participar de um comício de Carlos Amastha, candidato ao governo do Tocantins pelo PSB.

O evento acontece a partir das 19 horas na Avenida LO-27, entre as quadras 1106 Sul e 1206 sul. O presidenciável chega à Capital por volta das 16 horas. Estão sendo aguardados os candidatos a deputado estadual e federal da coligação.

O encontro foi promovido por Adir Gentil, atual coordenador de campanha de Carlos Amastha, e que vinha presidindo o Podemos Tocantins nos últimos meses. A sigla passa por período de definições sobre sua gestão após a destituição de Adir do cargo. Quem assumiu a presidência do partido foi o filho de Gaguim, André Felipe.




21/09/18 09:16 | Atualizado em: 21/09/18 09:16

POLÍTICA

César Halum registra Carta Compromisso em cartório e a entregará à população tocantinense


Como símbolo de compromisso com o Tocantins, o candidato a senador César Halum (PRB), pela coligação “Governo de Atitude” registrou em cartório uma carta elencando algumas áreas que atuará no Senado Federal. A partir desta sexta-feira, 21, o documento, intitulado “Não Faço Propaganda, Faço Compromisso” será entregue à população. Em 2010, quando disputou à reeleição para Câmara Federal, ele também fez uma carta compromisso e cumpriu todas as propostas.



O documento atual, também firma a luta e o comprometimento do candidato com o desenvolvimento econômico e social do Tocantins.



Dentre os compromissos está a luta pela auditoria da dívida pública, destinar 20% do total de emendas individuais para a segurança pública, lutar pela regularização fundiária urbana e rural, implantar o projeto de correção do solo com a distribuição de calcário para pequenos produtores, dispor de 50% das emendas impositivas para investimento na saúde pública do Tocantins para a manutenção, custeio, compra de medicamentos e realização de cirurgias efetivas. Além disso, disponibilizar 15% das emendas para medidas de combate à seca e falta de água no Sudeste do Tocantins dentre outras.



“No Senado Federal, não serei apenas mais um. Minha atuação na política tocantinense preparou-me para ser Senador. Debaterei todos os temas nacionais como pacto federativo, repartição dos impostos entre União, Estado e municípios, reforma tributária, mais recursos para esporte, combate às drogas e outros”, afirmou Halum.



A carta foi registrada sob o número 126466AAB796342URI9 no 2° Cartório de Palmas, no último dia 17 de setembro, e está disponível aos tocantinenses para acompanhar e cobrar o trabalho de César Halum no Senado Federal.

 

20/09/18 08:00 | Atualizado em: 20/09/18 08:00

POLÍTICA

Andrino e Adir selam compromisso em prol de candidatura a federal


“Estamos ainda mais confiantes na vitória”, afirmou o candidato a deputado federal Tiago Andrino (PSB), depois que o amigo e aliado político Adir Gentil (Podemos), desistiu da sua candidatura a deputado federal para se dedicar integralmente à coordenação política da campanha de Carlos Amastha ao Governo do Tocantins.

Em reunião nesta quarta, 19, Adir e seus aliados e lideranças, declararam apoio à candidatura de Andrino, fortalecendo a campanha do peesebista nesta reta final das eleições.

“É acima de tudo uma vitória do Tocantins. Mas do ponto de vista eleitoral, é uma vitória dupla – do Amastha e minha. O Amastha ganha a dedicação integral do Adir, que é um estrategista nato e vai cuidar do governador em todas as cidades do Tocantins, e eu fico muito feliz com o apoio dele e de seus líderes. Isso nos fortalece nessa reta final, e dá mais confiança na vitória”, avaliou.

Durante o encontro, Andrino reafirmou o seu compromisso com a luta pelo fim dos privilégios de poder e em busca da justiça social. Ao todo, com o respaldo de Adir Gentil, líderes de mais de 40 cidades participaram da reunião e declararam apoio à candidatura de Tiago Andrino a deputado federal.

19/09/18 11:52 | Atualizado em: 19/09/18 11:52

ESTADO

Eleitores de Fortaleza do Tabocão terão que participar de plebiscito para mudança do nome da cidade


Os eleitores domiciliados em Fortaleza do Tabocão terão que escolher se aceitam a mudança do nome da cidade.

O plebiscito acontece no dia 07 de outubro e além da votação normal para a escolha de deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República, os moradores da cidade irão às urnas para responder a seguinte pergunta: “Você é a favor da alteração no nome da cidade de Fortaleza do Tabocão para Tabocão?”.

Todos os 2.720 eleitores aptos deverão comparecer às urnas para fazer a escolha, no horário normal de votação, das 8 às 17 horas. O voto será obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos. O TRE tem até o dia 12 de outubro para proclamar o resultado definitivo da consulta plebiscitária.





13/09/18 10:46 | Atualizado em: 13/09/18 10:46

POLÍTICA

Manuela D’Ávida pede voto para Paulo Mourão


O apoio à candidatura de Paulo Mourão ao senado não para de crescer. Nesta quinta-feira, 13, a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), mandou um recado para a população do estado e pediu o apoio dos e das tocantinenses à candidatura de Mourão, que tem por primeira suplente a professora Germana Pires.

“Uma mulher e um homem construindo juntos uma vaga no Senado em defesa da educação pública de qualidade”, afirma Manu ao lembrar que no Tocantins construiu-se uma candidatura forte em defesa da evolução inclusiva de todos os tocantinenses.

Mourão defende que somente por meio do investimento em educação de qualidade é possível alcançar o desenvolvimento sustentável e inclusivo da população do Tocantins e acredita que com Haddad e Manu no comando do País, os projetos iniciados por Lula.

“Tivemos um momento de felicidade quando a esperança venceu o medo e elegemos Lula, mas quando o Brasil foi tomando o rumo do desenvolvimento inclusivo a passos largos, a elite brasileira se incomodou e iniciou o processo do golpe. Agora podemos romper com o atraso e retomar a felicidade do povo tocantinense”, afirma Mourão.

veja o video clicando aqui

29/08/18 09:13 | Atualizado em: 29/08/18 09:13

POLÍTICA

Apoiadores de Bolsonaro realizam feijoada


Os Apoiadores de Bolsonaro no Tocantins (ABTO) e os Apoiadores de Bolsonaro em Gurupi (ABG) realizaram uma feijoada na cidade da região Sul do Estado. O evento contou com o candidato do PSL ao Senado Federal, Farley Meyer e cerca de 400 pessoas defensoras das propostas do presidenciável.
Além de Farley, que é agente da Polícia Federal, o PSL tem no Tocantins César Simoni como candidato ao Governo do Estado e Antônio Jorge na disputa por uma das vagas ao senado.



27/08/18 09:34 | Atualizado em: 27/08/18 09:45

POLÍTICA

Candidatos se reúnem com jornalistas





O candidato ao senado, Paulo Mourão (PT) e a candidata a reeleição, Deputada Solange Duailibe, se reúnem hoje, às 19 horas, com integrantes da classe de jornalistas para escutar as demandas do setor. O evento acontece no Hotel Rio Sono.

Essa é a segunda vez este ano que candidatos reúnem esses profissionais. Durante a campanha nas eleições suplementares, a senadora Kátia Abreu (PDT), então candidata ao Governo, ouviu as demandas da categoria.


22/08/18 11:03 | Atualizado em: 22/08/18 11:03

POLÍTICA

RenovaBR prepara lideranças para serem políticos e Tocantins conta com dois nomes; conheça


Um grupo, criado e mantido com financiamento privado, tem se destacado no País. Trata-se do RenovaBR, uma organização criada pela sociedade para preparar líderes comprometidos a mudar os rumos da política no País.

Ao todo, são 133 pessoas escolhidas após seleção e preparados por especialistas para se tornarem políticos. O RenovaBR selecionou pessoas de diversos partidos, com diferentes ideias, mas que têm em comum a crença de que política é lugar de honestidade, diálogo e dedicação.

No Tocantins dois nomes foram eleitos para fazer parte do grupo. O ex-secretário da Administração Geferson Barros é o primeiro. Geferson é do PV e foi capacitado pelo RenovaBR em temas como campanha, comunicação, autoconhecimento, economia, ciência política e desafios do país. O ex-gestor, que é jornalista, é candidato a deputado federal.


O segundo nome é de Lázaro Cruz (PSB), mais conhecido como Lazinho, candidato a deputado estadual, teve sua base política construída no movimento estudantil. Foi membro da União Nacional dos Estudantes e agora compõe esse novo grupo que busca a realização de mudanças políticas na nação.



Saiba mais sobre o RenovaBR clicando aqui